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Uso das metodologias ativas e o papel do professor

Elisabete Gonçalves Rabelo[1]

 

DOI: 10.5281/zenodo.14015445

 

 

RESUMO

Esse artigo aborda o tema sobre o uso das metodologias ativas em sala de aula e o papel do professor. O objetivo principal é identificar o papel do docente diante das metodologias ativas educacionais, dando ênfase a metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas, baseada em projetos e jogos pedagógicos educacionais. Para alcançar esse objetivo usamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, os autores pesquisados contribuíram de forma significativa para a fundamentação desse artigo, contextualizando e descrevendo as principais características de cada metodologia ativa e qual o papel do docente no uso dessas estratégias educacionais. Através das pesquisas realizadas podemos concluir que o docente necessita estar capacitado e disposto a usar diferentes estratégias para engajar seus alunos. Outro ponto importante a ser ressaltado é que esse processo de aprendizagem pode encontrar algumas barreiras, como docentes que ainda tem receio de inovar e alunos não proativos, porém essas barreiras devem ser rompidas para assim conseguir alcançar a aprendizagem significativa.

 

Palavras-chave: Docente. Metodologias ativas. Alunos. Aprendizagem significativa.

 

 

ABSTRACT

This article addresses the topic of using active methodologies in the classroom and the role of the teacher. The main objective is to identify the role of the teacher in relation to active educational methodologies, emphasizing the active problem-based learning methodology, based on projects and educational pedagogical games. To achieve this objective we used the bibliographic research methodology, the authors researched contributed significantly to the foundation of this article, contextualizing and describing the main characteristics of each active methodology and the role of the teacher in the use of these educational strategies. Through the research carried out, we can conclude that teachers need to be capable and willing to use different strategies to engage their students. Another important point to be highlighted is that this learning process may encounter some barriers, such as teachers who are still afraid to innovate and non-proactive students, but these barriers must be broken in order to achieve meaningful learning.

 

Keywords: Teacher. Active methodologies. Students. Meaningful learning.

 

 

Introdução

 

A educação está passando por diversas transformações, hoje com o uso das tecnologias os alunos têm a informação na palma das mãos e direcionar todas essas informações e saber como usá-las em sala de aula, tem sido um papel desafiador para os docentes. As metodologias ativas são estratégias de suma importância na educação, ela além de ajudar o docente a engajar os alunos, ela orienta como as tecnologias podem ser usadas na aprendizagem.

Este artigo utilizou a metodologia de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina e selecionado de acordo com as discussões sobre o contexto do papel do docente no uso das metodologias ativas, os autores pesquisados contribuíram de forma significativa para compreender o conceito de metodologia ativa e suas diferentes formas de estratégias, dessa forma, abordamos nesse artigo o uso da aprendizagem em problemas, em projetos e o uso dos jogos educacionais, enfatizando o papel do docente e seus desafios.

Através da pesquisa bibliográfica podemos conceituar as metodologias ativas como estratégias que auxiliam na construção de aulas inovadoras, onde o docente não tem mais o papel de transmissor de conhecimento, mas sim um agente orientador/facilitador/organizador que conduz seus alunos a pesquisa, a reflexão, a diálogos, ao senso crítico e a resolução de problemas. O processo de transformação na educação também encontra barreiras, porém a capacitação e o preparo do docente serão capazes de rompê-las, alcançando assim uma aprendizagem significativa.

 

 

Conceito de metodologias ativas e o papel do docente

 

Atualmente a educação seja ela presencial ou on-line, exige do docente estratégicas diferenciadas para engajar mais os alunos acerca dos conteúdos a serem estudados, essas estratégias são chamadas de metodologias ativas, que podem assumir papel de suma importância em sala de aula, auxiliando o docente e os alunos na construção das aprendizagens.

Mas o que de fato significa metodologias ativas, segundo Bacich e Moran (2018, p. 27), "as metodologias ativas constituem alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e de aprendizagem no aprendiz, envolvendo-o na aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas”, dessa forma o aprendizado ocorre de forma mais participativa, por parte dos alunos, tornando-os críticos e reflexivos diante dos problemas.

Nessa perspectiva, as metodologias necessitam:

 

[...] acompanhar os objetivos pretendidos. Se queremos que os alunos sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades de mostrar sua iniciativa. (Moran, 2015, p.17)

 

Existem diferentes tipos de metodologias ativas, enfatizaremos a aprendizagem baseada em problemas, em projetos e jogos pedagógicos, pois ambas exigem do docente assim como as demais metodologias preparo e capacitação.

 

 

Metodologia ativa: Aprendizagem baseada em problemas (ABP)

 

Na aprendizagem baseada em problemas (ABP) o docente faz a exposição de um problema real e a investigação fica a cargo dos estudantes, sendo necessário a pesquisa de possíveis soluções para resolver o problema, essa metodologia incentiva os alunos a pesquisar, refletir, dialogar e a chegar a um consenso. (Herarth, 2020).

Freire caracteriza a aprendizagem baseada em problemas como:

 

[...] situações problemas, codificadas, guardando em si elementos que serão descodificados pelos grupos, com a colaboração do coordenador. O debate em torno delas irá, como o que se faz com as que nos dão o conceito antropológico de cultura, levando os grupos a se conscientizarem para que concomitantemente se alfabetizem. São situações locais que abrem perspectivas, porém, para a análise de problemas nacionais e regionais. (Freire, 1978, p.113-114).

 

O docente neste caso assume o papel de orientador, acompanhando o processo e analisando os resultados, como toda metodologia ela pode apresentar algumas desvantagens ao docente, como dificuldade de iniciar o processo de aprendizagem, uma vez que ele possa estar vinculado a práticas tradicionais, ou deparar-se com estudantes que não são proativos, encontrando assim dificuldades para alcançar a aprendizagem significativa.

 

 

Metodologia ativa: Aprendizagem baseada em projetos (ABProj)

 

Na metodologia baseada em projetos (ABProj.) o processo ocorre por meio de um problema central, o estudante é desafiado a pesquisar e a refletir sobre o problema sugerido pelo docente, a fim de encontrar meios para solucioná-lo, as situações a serem estudadas são em grande parte conectadas com situações reais, assim envolvendo mais os estudantes.

Os resultados obtidos no final do processo podem ser divulgados a comunidade escolar, seja por meio de tabelas, gráficos, murais de fotos, cartazes entre outros. O docente nessa metodologia assume o papel de facilitador, sendo responsável por apresentar o problema e aos alunos a de buscar o conhecimento. (Veraszto & Simon, 2018).

Assim como toda metodologia ativa, o processo necessita de planejamento (com diferentes estratégias de pesquisa), tempo (cronograma), finalização e avaliação, neste processo o aluno poderá chegar a aprendizagem significativa, se tornando sujeito crítico e ativo diante de suas pesquisas.

 

 

Metodologia ativa: Aprendizagem através do uso de Jogos Pedagógicos

 

Nessa metodologia usa-se os games como práticas inovadoras, auxiliando no aprendizado, para essa prática a escola necessita ter um laboratório de informática, onde os alunos possam ter acesso aos jogos propostos. Para desenvolver essa metodologia é necessário que o docente busque capacitação em mídias digitais e tecnologias educativas, uma vez que o currículo escolar propõe o uso de jogos na educação.

Munhoz (2019) acredita que para a construção da aprendizagem significativa é necessário que os temas estejam ligados ao campo dos alunos, dessa forma envolver os jogos nos conteúdos propostos faz com que o aluno amplie habilidades de persistência, colaboração, resolução de problemas e principalmente se desafie.

Os jogos também podem ser usados como ferramenta avaliativa, pois diante dos resultados apresentados, o educador consegue observar como está o processo de aprendizagem de seu aluno, lembrando que sua função principal é reforçar conteúdos, transformando o aprendizado mais prazeroso, lúdico e divertido.

Nesta metodologia o docente assume o papel de organizador, uma vez que ele necessita testar os jogos antes dos alunos, saber se os temas dos jogos condizem com os conteúdos já estudados, estimular os alunos a participarem, orientar sobre as regras e a pontuação (como forma de competição), engajando assim mais os alunos.

 

 

O docente e seu papel na Educação

 

Existem diferentes tipos de metodologias ativas como vimos acima, se analisamos o papel do docente em cada uma delas seja na metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas, projetos ou jogos pedagógicos, ele é um agente orientador/facilitador/organizador que conduz seus alunos a pesquisa, a reflexão, a diálogos, ao senso crítico e a resolução de problemas. Todo processo tem seus obstáculos, e com a educação não é diferente.

Os docentes ainda podem ter receios quanto a inovar, pois ainda apresentam alguns reflexos da educação tradicional ao qual eles foram educados. Os alunos que nasceram em uma era digital, onde a informação está na palma das mãos com o uso de mídias digitais como celulares, tablets entre outros, podem não serem proativos durante as aulas.

Diante dos obstáculos o docente precisa ir em busca de capacitação, desafiar-se a usar diferentes estratégias que dinamize suas aulas, incentivando seus alunos a participarem, mostrando que eles são importantes e que fazem parte do processo, não é uma tarefa fácil, porém com as ações certas a aprendizagem significativa está garantida.

 

Considerações Finais

 

O docente que antes visto como o disseminador de conhecimento na antiga educação tradicional, hoje dá lugar ao docente orientador, que indica determinados problemas e deixa os estudantes pensarem, pesquisarem, discutirem e chegarem a resolução seja em grupos ou de forma individual. As metodologias ativas auxiliam aos alunos a pensarem “fora da caixa”, colocando-os no centro da aprendizagem, onde todo o conhecimento é valido.

Apesar das diferentes mudanças no âmbito educacional, principalmente com o uso das tecnologias, muitas vezes os usos dessas estratégias metodológicas podem encontrar algumas barreiras pelo caminho, como professores que ainda se sentem inseguros a inovar e alunos não proativos, porém o docente tem buscado preparo e capacitação, para que seus alunos alcancem de fato a aprendizagem significativa e que consigam levar adiante todo o conhecimento adquirido.

 

 

Referências

 

Bacich, Lilian; & Moran, José. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.

 

Freire, Paulo. (1978). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e terra.

 

Herarth, Helbe Heliamara. (2020). Aprendizagem Baseada em Problemas. [livro eletrônico] Curitiba: Contentus.

 

Moran, José. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Disponível em https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf . Acessado em 19 de setembro de 2024.

 

Munhoz, Antonio Siemsen. (2019). Aprendizagem Ativa via Tecnologias. [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes.

 

Veraszto, Estéfano Vizconde; & Simon, Fernanda Oliveira. (2018). Metodologias ativas. São Paulo: Ufscar.

 

 

[1] Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luís. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

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