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A integração das tecnologias na prática pedagógica: contrariedades e oportunidades

Erison Ricardo Marchi

Daiany Nayara Pereira Rezende

Jane Cristina Araujo Januario

Thaís Cristina Guerra Silva

Juceli Senn

 

DOI: 10.5281/zenodo.14009444

 

 

Resumo

O presente artigo explora o impacto das tecnologias digitais na pedagogia contemporânea, analisando tanto os desafios quanto as oportunidades que surgem com a sua integração no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de uma revisão da literatura e de estudos de caso, abordamos a transformação das práticas educativas, o papel dos educadores e as implicações para o futuro da educação.

 

Palavras-chave: Tecnologias educacionais. Pedagogia. Ensino-aprendizagem. Inovação. Desafios.

 

 

Introdução

 

A revolução digital tem promovido mudanças profundas em diferentes setores da sociedade, incluindo a educação. O uso das tecnologias na pedagogia não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para a formação de indivíduos críticos, criativos e capacitados para enfrentar os desafios do século XXI. O objetivo deste artigo é discutir como as tecnologias podem ser integradas de forma eficaz no ambiente escolar, considerando tanto os benefícios que oferecem quanto as barreiras que ainda precisam ser superadas.

 

 

Metodologia

 

Para a elaboração deste artigo, foi realizada uma revisão da literatura atual sobre o tema, buscando artigos, relatórios e estudos de caso que abordassem a utilização de tecnologias na educação. Também foram considerados depoimentos de educadores e estudantes sobre suas experiências com ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

O papel das tecnologias na pedagogia

 

As tecnologias educacionais, que incluem desde o uso de lousas digitais até o uso de plataformas de ensino online, têm se mostrado eficazes em diversas áreas da educação. Entre os principais benefícios, destacam-se em personalização do Aprendizado, ferramentas tecnológicas permitem que os educadores adaptem o conteúdo às necessidades específicas de cada aluno, promovendo um ensino mais individualizado. O acesso a recursos diversificados, a internet disponibiliza uma vasta gama de materiais didáticos que podem complementar o conhecimento dos alunos e tornar as aulas mais dinâmicas, sem contar que as plataformas online possibilitam a troca de ideias e experiências entre alunos de diferentes localidades, promovendo um ambiente colaborativo e enriquecedor. Desenvolvimento de Competências Digitais, a utilização de tecnologias no ensino prepara os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado.

 

 

Desafios da Integração Tecnológica

 

Apesar dos muitos benefícios, a integração das tecnologias na pedagogia enfrenta diversos desafios, como a falta de infraestrutura, em muitas instituições, a falta de equipamentos e o acesso limitado à internet dificultam a implementação de ferramentas tecnológicas.  Falta de conhecimento muitos professores ainda se sentem inseguros ao utilizar tecnologias, necessitando de formação continuada que aborde não apenas o uso técnico, mas também as metodologias pedagógicas que alavancam o uso dessas ferramentas apresentando resistência à mudança de paradigmas educacionais podendo ser um processo lento e desafiador, e muitos educadores e instituições ainda se apegam a métodos tradicionais, e por fim a Segurança e Ética Digital a exposição a ambientes digitais levanta questões sobre a privacidade e a segurança de dados, além da necessidade de formar os alunos em cidadania digital.

 

 

Considerações Finais

 

A integração das tecnologias na pedagogia é um caminho indispensável para a educação contemporânea, que deve ser trilhado com cautela e consciência. É fundamental que políticas públicas e estratégias institucionais apoiem essa transição, oferecendo infraestrutura adequada e capacitação para educadores. Ao enfrentarmos os desafios e aproveitarmos as oportunidades das tecnologias, podemos construir um sistema educacional mais inclusivo, dinâmico e alinhado às demandas do futuro.

 

 

Referências

 

MORAN, José Mario. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2011.

 

LEFF, Paulo H. e LESKE, Tânia. A educação em tempos de transformação digital: Desafios e práticas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.

 

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes e práticas. São Paulo: Atlas, 2014.

 

HOUAISS, Antônio. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001

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