Utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação e suas contribuições a partir do surgimento da WEB
Claudete Terezinha Barros Pereira
Ivete Aparecida Barros Santos
Jayne Rosa Rodrigues
Daniela Rosa Rodrigues
Karine Rosa Rodrigues
RESUMO
O referido estudo se propõe a discutir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com o intuito de conhecer autores e obras que dissertam sobre o assunto, ressaltando as contribuições das ferramentas tecnológicas na educação a partir do surgimento da Web 2.0. Dada a necessidade de atender às necessidades educacionais primando por uma educação de qualidade, considera-se estabelecer cada vez mais o uso das TIC no âmbito educacional. Propõem-se essas ações educativas dependentemente de etapa, nível ou modalidade de ensino, nas instituições públicas e privadas, nas esferas municipal, estadual e federal.
Palavras chave: Educação, Tecnologia, Web 2.0
SUMMARY
This study aims to discuss the use of Information and Communication Technologies (ICT) with the aim of getting to know authors and works that speak on the subject, highlighting the contributions of technological tools in education since the emergence of Web 2.0. Given the need to meet educational needs by focusing on quality education, it is considered to increasingly establish the use of ICT in the educational sphere. These educational actions are proposed regardless of stage, level or type of teaching, in public and private institutions, at the municipal, state and federal levels.
KEYWORDS: Education, Technology, Web 2.0
Introdução
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos, considerando sua importância para a vida social, percebe-se cada vez mais a necessidade da inserção das mesmas nas atividades educacionais.
Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir acerca da Web 2.0 e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), discussões estas que estarão pautadas principalmente na leitura do artigo O que é Web 2.0? e do livro Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Discursos, Práticas, Análises e Desafios, que reúne textos de diversos autores.
Elaborada em dupla, essa pesquisa concretiza a partir de leituras, pesquisas e percepções individuais e coletivas. Justifica-se diante da percepção de que os professores necessitam melhorar suas competências em utilizar as TIC, pois a eles é conferido o processo de decisão e condução do aprendizado. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem. Ou seja, um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, mas, na efetivação da comunicação e construção colaborativa do conhecimento. Neste contexto é imprescindível o uso de recursos tecnológicos no processo do ensino-aprendizagem em todas as etapas e modalidades de ensino.
Resultados e discussões
O artigo O que é Web 2.0? discorre, primeiramente, sobre a grande dificuldade de se definir Web 2.0, contudo sem dar uma definição direta, é feita uma explanação sobre o referido termo. O texto em questão foi publicado em junho de 2007 e traz uma infinidade de possibilidades obtidas através destes avanços tecnológicos.
O Texto também prevê um grande crescimento na utilização dos softwares web, o que hoje é claramente constatado, através de aplicativos que utilizamos, sendo o smartphone um grande aliado para o uso de infinitos aplicativos disponíveis na rede, pela facilidade de acesso à maioria da população. Outro ponto muito importante a ser considerado é a possibilidade de gerenciamento de arquivos, o que faz com que o usuário não se limite ao armazenamento de arquivos em máquinas, o que já causou transtornos a muitas pessoas em relação à perda de documentos.
Os serviços disponíveis na web, diferentemente dos produtos, estão em constante manutenção e observação, o que possibilita as mudanças e melhoramentos através do comportamento do usuário, o que sugere que “A Web 2.0 não é forma, é conteúdo.” Ou seja, há sempre um acompanhamento do desenvolvimento natural do mundo, agregando a este processo mais poder de participação e colaboração aos seus usuários.
O livro Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Discursos, Práticas, Análises e Desafios, traz, como dito anteriormente, uma seleção de estudos relacionados ao uso das tecnologias como processo de ensino aprendizagem. Um desses estudos aborda a necessidade de melhorias na qualidade da educação e cita o uso das TIC como aliado para obtenção de melhores resultados no contexto educacional. Nesse mesmo trabalho destaca-se que o ProInfo aponta a tecnologia como a atividade mais adequada, desconsiderando a eficácia de outras possibilidades existentes para o desenvolvimento de atividades que são realizadas na escola. Observação que causa polêmica por desconsiderar outros métodos educacionais até então utilizados, também pelo fato desta tecnologia não ter alcançado 100% das escolas públicas brasileiras. Neste sentido, é possível ressaltar que para essa melhoria acontecer o governo propõe entrelaçar a aprendizagem com a diversificação de “espaços do conhecimento, processos e metodologias”, uma vez que a sala de aula e o laboratório de informática podem ser considerados espaços de obtenção de informações e produção de conhecimento, dentre outros espaços existentes dentro ou fora da escola.
Em outro estudo os autores consideram que projetos como “Escola com Celular” que objetivam associar a realidade dos alunos com conteúdos curriculares são bem vindos no que se refere ao estímulo a aprendizagem, levam a comunidade escolar a praticar a inclusão digital e suas premissas
Devemos estar atentos, pois o grande fascínio de crianças e jovens pelas tecnologias e a grande propagação delas nas escolas não garantem o seu bom uso. Para isso, é necessária a criação de um ambiente de aprendizagem onde os alunos e professores interajam de forma crítica e cooperativa. [...] o computador é uma grande ferramenta frente ao processo de ensino-aprendizagem. (BRUGNERA e WIELEWSKI, 2014, p. 92)
O que reforça a ideia de que o professor é uma figura indispensável na função de mediador de conhecimentos, precisando intervir sempre com metodologias que associem os conteúdos curriculares como serviços ofertados na web, os quais estão à disposição da maioria dos alunos.
A rápida expansão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vem se refletindo na educação e exigindo dos professores a aquisição de novos saberes docentes (TARDIF, 2011; TARDIF e RAYMOND, 2000). Essa é uma realidade presenciada nas escolas, uma vez que muitos profissionais ainda não estejam preparados a estas inovações, devido as suas limitações com relação ao manuseio dos recursos tecnológicos existentes nas unidades escolares.
Sendo o professor um profissional, cujos saberes precisam ser variados, e cuja função é ensinar crianças, jovens e adultos, numa cultura globalizada, atuando nas mais diversas situações, aplicando diferentes teorias, metodologias e valendo-se das mais diversas habilidades de comunicação oral e escrita.
Nos parece importante que a Universidade sendo responsável pela formação desses profissionais promova situações de aprendizagem em que estes futuros docentes construam saberes e experiências inerentes à docência, incluindo neste processo o uso crítico e reflexivo das TIC. Esse processo formativo não pode ser pautado apenas na dimensão instrumental, mas em uma proposta de formação contextualizada, avaliando o potencial e os limites dos recursos, de modo a agregar valor às suas práticas (DIAS, 2014, p. 60).
Além disso, para aqueles profissionais que não tiveram esse foco em sua formação inicial, as Formações Continuadas podem ser uma alternativa para mantê-los atualizados.
Indubitavelmente, há o reconhecimento de que a informática pode contribuir de forma significativa no desenvolvimento da educação, mas que ela por si só, não é capaz de gerar as transformações significativas para o desenvolvimento do setor educacional, e neste contexto, o professor tem um papel fundamental
Considerações finais
Considerando o acima exposto, e fazendo um paralelo entre o artigo e o livro supracitados, observamos que há urgência em utilizar as inovações tecnológicas no âmbito educacional, pois as mesmas influenciam diretamente no cenário econômico, político, social e educacional.
Dessa forma, faz-se necessário cada vez mais incentivar o uso dos recursos tecnológicos em busca de métodos que venham efetivamente, dar subsídios para uma educação de qualidade.
Referências
Educação e tecnologias digitais da informação e comunicação: Discursos, práticas, análises e desafios / Albina Pereira de Pinho Silva, Leandra InesSeganfredo Santos e Sandra Luzia WrobelStraub (organizadoras)Cáceres-MT: UNEMAT Editora, 2014.188 p.ISBN: 978-85-7911-139-6Vários autores.
ARAUJO, Lucas Wan-Meyl de; MENEZES,Gabriel da Silva;DUTRA,Francisco Costa; FONTES,Bernardo Botelho.O que é Web 2.0 - Universidade Federal Fluminense, 2007. 16 p.