A utilização dos jogos no processo educacional
Danieli Ribeiro da Rosa
Resultados obtidos com a prática
O trabalho foi realizado na instituição da área pública da minha cidade escola C.E.I Sonho Meu, na rua Sinop da cidade de Itanhangá – MT.
Buscou-se apresentar as crianças de forma bastante prática, a importância dos jogos lúdicos em sala de aula.
Nos últimos anos do ensino fundamental e médio, entre quatorze e dezoito anos, os interesses destes alunos já mudaram bastante, mas a ludicidade ainda é importante fator de construção de conhecimento. O aluno necessita de mediação e instrumentos. Tudo o que vem sendo construído por este indivíduo passa por um processo quantitativo e qualificativo. Assim, podemos buscar na infância alguma brincadeira, ou uma queda, para explicar o ou quem sabe ainda, relacionar a matéria de química com a cozinha de casa, a comida favorita... Continua sendo de extrema importância que a atividade lúdica seja significativa.
As crianças surpreenderam-se com os jogos
Neste contexto, se já fomos capazes de entender o quanto o lúdico é importante em nossas vidas, porque continuamos resistindo, nos tornando tão sérios, fechados, não permitindo que a brincadeira torne tudo tão mais fácil, acessível e significativo, o que um aluno espera do mestre atual e do professor do futuro: “Gostaria de ter em minha sala de aula, professores que ensinassem todos os conteúdos da forma como a educação deve ser, mas que jamais esquecessem que sou um ser em formação e que brincar faz parte da minha vida”.
Os pontos positivos alcançados é que os alunos conseguiram se aproximar um dos outros com mais facilidade, provou que trabalhar em grupo não é ruim e sim um ganho a mais na sua aprendizagem.