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A importância de um ambiente escolar e-lerning

Daniella Wilges de Oliveira Barrozo

Dirce da Silva

Eriel Angela Gil dos Reis Castanha

 

DOI: 10.5281/zenodo.13885842

 

 

RESUMO

O trabalho sobre gestor educacional e o ambiente e-learning, é muito relevante diante das possibilidades de trabalhar com metodologias ativas que cada vez mais é utilizado nas instituições educacionais. Esse artigo foi realizado o por meio de pesquisa bibliográfica de autores como. Bates (2009), Valente (2020) e Silva (2009), e outros autores que aborda os desafios enfrentados pelo gestor na utilização do e-learning. Esse assunto é muito relevante ter o conhecimento para poder desenvolver um ambiente educacional de qualidade e garantias de que os alunos estão aprendendo e se desenvolvendo. A introdução destaca a importância do papel do gestor educacional na qualidade do ensino online e a relevância da avaliação para garantir o sucesso do ambiente virtual de aprendizagem. Conclui-se que o gestor educacional desempenha um papel fundamental na qualidade do ensino, sendo essencial para o sucesso do processo educacional online.

 

Palavras chave: Gestor educacional. Ambiente e-learning. Ambiente virtual de aprendizagem.

 

 

Introdução

 

O papel do gestor educacional é fundamental para o sucesso de instituições de ensino, principalmente em um cenário cada vez mais digital e tecnológico. Com a crescente utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, como o e-learning, o gestor educacional desempenha um papel crucial na implementação e gestão dessas plataformas.

Este trabalho tem como objetivo explorar o papel do gestor educacional no contexto do ambiente e-learning, analisando suas responsabilidades, desafios e oportunidades. Será discutido como o gestor educacional pode promover a eficácia do ensino online, garantindo a qualidade da experiência de aprendizagem dos alunos e apoiando os professores no uso das tecnologias educacionais.

Além disso, será abordado como o gestor educacional pode atuar na avaliação e melhoria contínua do ambiente e-learning, buscando sempre inovações e melhores práticas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Ao compreender a importância do papel do gestor educacional nesse contexto, será possível refletir sobre as estratégias necessárias para garantir o sucesso da educação online.

 

 

Gestor educacional e seus desafios e conquista diante do e-learning

 

O gestor educacional enfrenta diversos desafios ao implementar o e-learning em sua instituição de ensino. Um dos principais desafios é a resistência por parte dos professores e alunos, que muitas vezes estão acostumados com métodos tradicionais de ensino e podem ter dificuldade em se adaptar a uma plataforma online. Além disso, o gestor precisa garantir que a infraestrutura tecnológica da instituição esteja adequada para suportar o e-learning, o que pode demandar investimentos significativos em equipamentos e treinamento de pessoal.

Silva (2021)” destaca que muitas instituições enfrentam dificuldades na implementação do E-learning devido à falta de acesso a equipamentos e à conectividade de qualidade”.

Outro desafio é garantir a qualidade do ensino oferecido através do e-learning. O gestor educacional precisa assegurar que os conteúdos disponibilizados na plataforma online sejam relevantes, atualizados e estejam alinhados com os objetivos pedagógicos da instituição. Além disso, é fundamental acompanhar o desempenho dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem, identificando possíveis dificuldades e oferecendo suporte personalizado quando necessário.

Segundo: Bates (2019) “argumenta que as tecnologias digitais permitem adaptar o conteúdo e o ritmo de aprendizagem às necessidades individuais dos alunos, o que pode aumentar o engajamento e melhorar os resultados de aprendizagem”.

Apesar dos desafios, o e-learning oferece diversos pontos positivos para o gestor educacional. Uma das principais vantagens é a flexibilidade que essa modalidade de ensino proporciona, permitindo que os alunos acessem o conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade e ritmo de aprendizagem. Isso pode contribuir para a democratização do ensino, possibilitando o acesso à educação para um número maior de pessoas, independentemente de sua localização geográfica.

Valente (2020) “destaca que garantir a acessibilidade e a equidade no acesso às tecnologias educacionais é crucial para que todos os alunos possam se beneficiar das oportunidades oferecidas pelo E-learning”.

Além disso, o e-learning permite uma maior personalização do ensino, já que os alunos podem avançar no conteúdo de acordo com seu próprio ritmo e interesse. O gestor educacional pode utilizar ferramentas de análise de dados para acompanhar o progresso dos alunos e identificar áreas de melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

Apesar dos desafios enfrentados pelo gestor educacional ao implementar o e-learning em sua instituição, essa modalidade de ensino oferece inúmeras vantagens que podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida, bem como para a inclusão digital e democratização do acesso ao conhecimento.

Um trabalho com ação participativa em que todos os integrantes têm um alvo comum é indubitavelmente satisfatório e positivo, enquanto um trabalho com discussões polarizadas, com ideias fragmentadas, não possibilitará resultados eficazes ou, nem mesmo, haverá nesse trabalho objetivos traçados visando o bem-estar social e, em se tratando do aluno, a formação de um cidadão crítico e preparado para a sociedade Silva. (2009, p.25).

O gestor educacional desempenha um papel fundamental na avaliação e melhoria contínua do ambiente e-learning. Para isso, ele pode adotar diversas estratégias, como a coleta de feedback dos alunos por meio de pesquisas de satisfação, análise de dados de desempenho para avaliar o sucesso do ambiente, realização de auditorias periódicas para identificar possíveis falhas, promoção da formação contínua dos professores para utilizarem as ferramentas disponíveis de forma eficaz, manutenção da atualização do ambiente com as últimas tecnologias educacionais, estabelecimento de metas claras de melhoria e incentivo à participação dos alunos por meio de atividades colaborativas. De acordo com Colling (2012):

o gestor influência no trabalho do professor, visto que é o agente  facilitador naquele espaço, garantindo para que haja uma estrutura escolar harmônica e organizada, com o objetivo de desenvolver a autonomia para a construção de um planejamento flexível, contribuindo para que se estabeleçam as oportunidades de acesso à formação continuada, em prol de obter resultados positivos, reflexivos e inovadores, que resulte numa aprendizagem consistente e sólida tendo como objetivo a formação integral do educando.(Colling.2012.sp.

Ao adotar essas práticas, o gestor educacional garante a qualidade do ambiente e-learning, promovendo uma experiência de aprendizagem mais eficaz para os alunos. Dessa forma, ele contribui para o desenvolvimento e sucesso dos estudantes, proporcionando um ambiente virtual que estimula a participação, interação e engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Considerações Finais

 

Em conclusão, o trabalho de gestor educacional no ambiente e-learning desempenha um papel fundamental na promoção da qualidade do ensino online. Através do planejamento estratégico, coordenação de equipes, acompanhamento do desempenho dos alunos e implementação de tecnologias educacionais inovadoras, o gestor educacional contribui para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

 Além disso, sua atuação é essencial para garantir a integração entre professores, alunos e recursos digitais, promovendo uma experiência educacional enriquecedora e motivadora. Assim, é evidente que o papel do gestor educacional no ambiente e-learning é crucial para o sucesso e a evolução da educação a distância.

 

 

Referências

 

Silva, A. (2021). Desafios e oportunidades na implementação do E-learning no Brasil. *Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância*, 20(1), 35-52. https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.617. Acessado em 08de maio de 2024.

 

Bates, A. W. (2019). *Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning*. BCcampus Open

 

Textbook. https://opentextbc.ca/teachinginadigitalage/. Acessado em: 08 se maio de 2024.

 

Valente, J. A. (2020). Inclusão digital e desafios na implementação de tecnologias educacionais. *Revista de Tecnologia Educacional*, 15(2), 145-162. https://doi.org/10.1590/RTE1521451622020. Acessado em: 16 de maio de 2024.

 

Silva, EP. (2009). A importância do gestor educacional na instituição escolar. Revista Conteúdo Capivari, 1(2), 67-83.

 

Colling, J, Trindade, L, Ziegle, MM& Nicolodi, S.(2012). O gestor como facilitador nos processos de ensino e aprendizagem.  Centro Universitário Franciscano–UNIFRA.

 

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