A importância da leitura nos anos iniciais
Sara Miranda Porato
Lina Cristiane Cavalheiro Trombeta
RESUMO
Para a formação do leitor e para que possa enfrentar barreias é necessárias e fundamentais conhecer a importância da leitura nos anos iniciais, isso é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças para refletir e criar situações sobre o que lhe é proposto, para isso o professor tem um papel importantíssimo na aprendizagem lúdica, levando em conta que é um método de aprendizagem que pode trazer inúmeras melhorias para as crianças tanto no individual quanto social. Estão aqui alguns dos principais aspectos que destacam a relevância da leitura nessa fase: Desenvolvimento Cognitivo: A leitura expande o vocabulário e aprimora a compreensão, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de interpretar informações. Desenvolvimento Emocional: Ajuda as crianças a entenderem e expressar suas emoções, além de cultivar empatia ao se identificarem com personagens e situações. Desenvolvimento Social: Fomenta a interação social através de discussões sobre livros e promove a compreensão de diferentes culturas e perspectivas. Desenvolvimento Linguístico: Melhora a fluência e a estrutura da linguagem, beneficiando tanto a leitura quanto a escrita. Motivação para Aprender: Desperta curiosidade e interesse pelo aprendizado, estabelecendo um hábito de leitura que pode durar a vida inteira.
Palavra chave: Criança. Leitura. Aprendizado.
ABSTRACT
For the development of the individual and for them to be able to overcome barriers, it is necessary and fundamental to know the importance of reading in the early years. This is essential for the cognitive, emotional and social development of children to reflect and create situations about what is proposed to them. For this, the teacher has a very important role in playful learning, taking into account that it is a learning method that can bring countless improvements to children both individually and socially. Here are some of the main aspects that highlight the relevance of reading at this stage: Cognitive Development: Reading expands vocabulary and improves understanding, stimulating critical thinking and the ability to interpret information. Emotional Development: Helps children understand and express their emotions, in addition to cultivating empathy by identifying with characters and situations. Social Development: Encourages social interaction through discussions about books and promotes the understanding of different cultures and perspectives. Linguistic Development: Improves fluency and language structure, benefiting both reading and writing. Motivation to Learn: Awakens curiosity and interest in learning, establishing a reading habit that can last a lifetime.
Keywords: Children. Reading. Learning.
Introdução
O presente artigo ressalta a importância da leitura na aprendizagem das crianças através do lúdico e atividade interdisciplinar que irá proporcionar uma aprendizagem divertida, prazerosa e criativa. A leitura é uma das habilidades fundamentais que moldam o desenvolvimento das crianças nos anos iniciais da educação. Esses primeiros anos escolares são um período crítico em que se estabelece a base para a aprendizagem futura e para a aquisição de habilidades essenciais para a vida. Nos primeiros anos de escolarização, a leitura contribui significativamente para a expansão do vocabulário e para o aprimoramento da compreensão textual. Ao interagir com diferentes tipos de textos, as crianças são expostas a novas palavras e conceitos, o que ajuda a melhorar suas habilidades linguísticas e de comunicação
Além dos benefícios cognitivos, a leitura tem um impacto profundo no desenvolvimento emocional das crianças. Os livros frequentemente abordam uma ampla gama de sentimentos e situações, permitindo que os jovens leitores explorem e compreendam suas próprias emoções, bem como as dos outros. Essa capacidade de empatia e autorreflexão é crucial para o desenvolvimento emocional saudável e para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais positivos.
Sobre a Leitura do Mundo e da Palavra: Freire enfatiza que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Isso significa que, para crianças pequenas, a leitura não deve se restringir a decodificar palavras, mas deve envolver uma compreensão mais ampla do contexto e do significado do que é lido.
Portanto, a importância da leitura nas séries iniciais vai além da simples habilidade de decifrar palavras; ela é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças. Investir em práticas de leitura desde cedo estabelece uma base sólida para o sucesso da aprendizagem preparando as crianças para uma vida de aprendizado contínuo e enriquecedor.
A leitura no contexto escolar
No contexto escolar a leitura é um aspecto fundamental do processo educativo, pois está intimamente ligada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais dos alunos. A abordagem da leitura em ambientes escolares envolve práticas e metodologias que visam promover a fluência, a compreensão e o prazer pela leitura desde os primeiros anos de escolarização.
A leitura é essencial para o desenvolvimento cognitivo, pois ajuda a expandir o vocabulário, melhora a compreensão e fortalece habilidades de pensamento crítico. No contexto escolar, a leitura está diretamente ligada ao desempenho acadêmico dos alunos, afetando sua capacidade de aprender e interagir com o conteúdo.
Krashen explora como a promoção da leitura prazerosa e o acesso a uma ampla gama de materiais de leitura são essenciais para o desenvolvimento de leitores competentes e entusiásticos.
Para Cagliari (1999), a atividade mais importante que serve de âncora para as demais desenvolvidas na escola é a leitura, pelo fato da ligação da mesma com tudo que é ensinado no espaço escolar. Cagliari (1999) fala muito da leitura pelo prazer de ler. Segundo ele, a criança que se interessa pela leitura consegue resolver uma série de dificuldades enfrentadas em sala de aula.
Precisamos considerar que a função da escola não é apenas de ensinar ler a palavra, a frase, o texto, mas proporcionar à criança um contato diário com a leitura, levando a fazer o uso dessa leitura em suas práticas sociais.
Considerações finais
A leitura nos anos iniciais desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e é um dos principais pilares para o sucesso dos leitores ao longo da vida. Este período crítico estabelece as bases para habilidades essenciais que influenciam não apenas o desempenho escolar, mas também o crescimento emocional e social das crianças. A leitura promove a interação social e a comunicação, seja através de discussões sobre livros com colegas, pais ou professores. Além disso, a exposição a diversas culturas e perspectivas através da leitura ajuda as crianças a desenvolverem uma compreensão mais ampla e respeitosa do mundo. Portanto, investir na da leitura desde os primeiros anos é fundamental para garantir que as crianças tenham uma base sólida para seu desenvolvimento integral. Não só educadores, mais pais e responsáveis também desempenham um papel crucial em fomentar um ambiente de leitura que seja envolvente e enriquecedor, ajudando assim a preparar as crianças para uma vida de aprendizado contínuo e realização pessoal.
Referências
GUILFOYLE, K. E. & HARKINS, D. A. (2020). A importância da leitura nos anos iniciais: Um estudo sobre os impactos no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Editora Educação e Desenvolvimento.
FREIRE, Paulo (1977) A mensagem de Paulo Freire Teoria e prática da libertação, Porto: Nova Crítica
Freire, P. (2001). A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. Cortez Editora.
Krashen, S. (2004).