Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade em crianças na fase escolar
Luciene Alves de Jesus de Medeiros1
Irenilda Aparecida de Lara 2
Regiane Bentes do Nascimento Guimarães3
Viléia Schuster Ribeiro4
DOI: 10.5281/zenodo.13693393
RESUMO
O transtorno de déficit de Atenção e hiperatividade é conhecido como(TDAH) e é possível perceber os sintomas ainda na infância por volta dos três anos de idade, já na fase escolar mais precisamente entre maternal I , maternal 2 e pré -escola, os sintomas se caracterizam por desatenção constante, movimentos hiperativos , nervosismo, ansiedade , dificuldade de concentração entre outros como veremos a seguir no decorrer deste artigo , o transtorno de déficit de atenção não tem uma cura , mas tem tratamento adequado que pode trazer melhoras na vida dessa criança. O tratamento por medicação, prescrita por um neuropediatra, ou psiquiatra, sessões de psicoterapia e terapias ocupacionais, é necessário que a família esteja em constante atenção e ajude a criança tanto no tratamento como na vida escolar.
Palavras-chave: Desatenção. Hiperatividade. Psicoterapias.
Keywords
Attention deficit hyperactivity disorder is known as (ADHD) and it is possible to notice the symptoms in childhood around the age of three, already in the school phase more precisely between kindergarten I, kindergarten 2 and preschool, the symptoms are characterized by constant inattention, hyperactive movements, nervousness, anxiety, difficulty concentrating among others as we will see below in the course of this article, Attention deficit disorder does not have a cure, but it has adequate treatment that can bring improvements in the life of this child. Treatment by medication, prescribed by a neuropediatrician, or psychiatrist, psychotherapy sessions and occupational therapies, it is necessary for the family to be in constant attention and help the child both in treatment and in school life.
Keywords: Desatentation. Hyperactivity. Psychotherapies.
Introdução
O transtorno de déficit de atenção é um transtorno neurobiólogo e neurofisiológico e na atualidade tem sido a maior preocupação ,tanto de professores como da família de crianças que apresentam os sintomas ainda na educação infantil, ainda no maternal um, maternal dois e pré- escola, nesta fase é muito importante que os pais estejam atentos e não ignorem o tratamento que pode ser feito por, medicação prescrita por psiquiatra ou neuropediatra, terapias comportamental, psicoterapias, regulação e cronograma de atividades em casa ou escola, a criança precisa está sendo assistida em todo o tempo.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma preocupação, mas não se trata de doença ou algo delimitador para que as crianças desenvolvam atividades propostas com sucesso, tanto escolar, como social e profissionalmente ao longo do seu desenvolvimento.
Entretanto para que a criança tenha sucesso escolar, intelectual e social é necessário que a escola desenvolva atividades prazerosas que a criança tenha interesse em realizá- lá como por exemplo, a inserção de jogos, brincadeiras que envolvam atenção concentração, habilidade motora e sensorial, as brincadeiras com blocos, jogos lógicos, dança, massinhas podem ser grandes aliadas neste processo de melhoria na atenção e hiperatividade.
No entanto para que acriança em fase escolar tenha sucesso a longo prazo faz se necessário a apresentação de um diagnostico certo feito por profissionais especialistas, que tenha um acompanhamento constante com uma equipe multidisciplinar também especializada no assunto, trabalhando em conjunto com o pedagogo e o psicopedagogo, para que a criança tenha boa qualidade de vida tanto escola.
Portanto para que todos esses passos surjam o efeito esperado, a família deve estar atenta e engajada no processo juntamente com a escola.
Desenvolvimento
De acordo com Barkley (2000): “O TDAH é uma deficiência de autocontrole que alguns profissionais denominam de funções executivas críticas de planejamento, organização e condução de comportamentos humanos complexos por longos períodos de tempo. Isto é, numa criança com TDAH, a porção “executiva” do cérebro, que supostamente deve estar organizada e controlando o comportamento, auxiliando a criança a planejar o futuro e a seguir planos, faz um trabalho muito pobre.” (Barkley, p.157).
Salientando Barkley (2000) “O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, constitui-se um transtorno de desenvolvimento do autocontrole, que consiste em problemas com os períodos de atenção, controle do impulso e o nível de atividade.” (p.35)
As crianças com transtorno de déficit de atenção, tem dificuldades em controlar –se agem pelo calor do momento, tendo grande dificuldade de manter se calmo e ter instabilidade emocional, demonstra grande desatenção para desenvolver atividades escolares.
De acordo com Bueno (2017) sem atenção não há memória, logo, sem memória não há aprendizagem, pois, diversas funções cognitivas dependem da atenção, em especial, a memória (COUTINHO, MATTOS, ABREU, 2018).
A hiperatividade se caracteriza de diversas formas, a criança inicia uma atividade e não termina, fala sem pensar e constantemente, interfere nas conversas de outra pessoa está sempre em busca de atenção é tido pelos adultos como, mal-educada e sem limites.
Para Goldstein (2004), apud Oliveira (2007):
... desatenção, agitação, excesso de atividade, emotividade, impulsividade e baixo limiar de frustração afetam a integração da criança com todo o seu mundo. Criança hiperativa apresenta as dificuldades mais comuns da infância, porém de forma mais exagerada. E, na infância, a disfunção causa maiores danos como, por exemplo: atraso nas atividades, perda dos materiais, inquietação, dentre outros. (OLIVEIRA, 2007).
A criança que apresenta déficit de atenção e hiperatividade não deve nem pode ser excluída de suas atividades rotineiras na escola, nem dentro de casa junto com sua família e a escola deve adotar medidas para que a criança não perca o interesse pelas atividades oferecendo atividades diferenciadas de forma lúdica e divertida
[...] Uma vez diagnosticado o TDAH, esse aluno deve ser considerado como uma criança com necessidades educacionais especiais, pois para que tenha garantidas as mesmas oportunidades de aprender que os demais colegas de sala de aula, serão necessárias algumas adaptações visando diminuir a ocorrência dos comportamentos indesejáveis que possam prejudicar seu progresso pedagógico [...] (REIS, 2011 p.8)
Dentro do contexto escolar a criança aprende, a ser sociável, desenvolve habilidades motoras, senso de responsabilidade em cumprir tarefas, ser comunicável, ser empático e construir afetividade, seja com outras crianças ou com adultos que convive no dia a dia, é então de extrema importância que pais e professores caminhem juntos para que essa criança consiga superar as dificuldades trazidas pelo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. É necessário que haja mudanças na forma de ensinar do professor é importante que faça algumas mudanças na sala de aula estruturando de forma que o aluno se sente próximo a professora, longe de janelas ou tributos que lhe tirem a atenção, também é necessário que um psicopedagogo esteja pronto para acompanhar essa criança.
Segundo Leite e Ferreira (2010):
A Psicopedagogia tem papel fundamental para auxiliar as crianças com distúrbio de comportamento através da ludicidade, escrita de livros e ilustração, leitura e dramatizações. Tendo-se em mente que a formação de educadores é um processo e não um fim, portanto não há limites para a leitura, a pesquisa e a reflexão. (LEITE; FERREIRA, 2010).
Diante da necessidade é de extrema importância que o aluno seja acompanhado por um psiquiatra ou neuropediatra que são especializados, somente eles podem detectar os sintomas a partir da consulta e do acompanhamento para ter o diagnóstico do transtorno. CONITEC (2020) O diagnóstico deve ser realizado por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional de saúde capacitado. O profissional deve ser devidamente qualificado, com treinamento e experiência.
A confirmação do diagnóstico, tanto em crianças como em adultos, pode ser baseada em 18 sintomas indicativos de desatenção excessiva, hiperatividade e impulsividade (CONITEC,2020, p.07).
Em caso de diagnóstico positivo para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade os responsáveis não devem deixar de fazer o tratamento prescrito a essa criança, o diagnóstico é extremamente necessário para que o tratamento tenha o efeito esperado, trazendo assim, uma melhora na qualidade de vida e aprendizagem na vida da criança.
Direitos da criança portadora do transtorno do déficit de atenção (TDAH)
De acordo com a (Lei nº 14.254 de 30 de novembro de 2021) A norma estabelece que as escolas da rede pública e privada devem garantir acompanhamento específico, direcionado à dificuldade e da forma mais precoce possível, aos estudantes com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem que apresentam instabilidade na atenção ou alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita. As necessidades do aluno serão atendidas pelos profissionais da rede de ensino em parceria com profissionais da rede de saúde. Caso haja necessidade de intervenção terapêutica, esta deverá ser realizada em serviço de saúde, com metas de acompanhamento por equipe multidisciplinar.
Importância do acompanhamento multidisciplinar
O acompanhamento multidisciplinar é composto por psicólogo que faz avaliações que podem ser psicométricas, ou comportamentais obtendo o máximo de aproveito na investigação do comportamento da criança. A abordagem é feita para que o psicólogo tenha um quadro completo do funcionamento da criança.
O papel do neuropsicopedagogo no contexto clínico e em atuação de equipe multidisciplinar, não é emitir laudos, tampouco fechar diagnósticos, mas sim realizar uma boa avaliação, através de uso de instrumentos devidamente validados para população brasileira, emitir um relatório com indicadores de possível ou não transtorno.
Já o psicólogo age de forma interdisciplinar no acompanhamento, ele fornece ferramentas e estratégias importantes e diferenciadas para que a criança tenha sucesso na vida escolar, juntamente com o pedagogo e a equipe multidisciplinar.
Nas atribuições do professor (BRIOSO; SARRIÀ, 1995, p. 167) comenta que:
Não se deve esquecer que toda ação educacional opera com a finalidade de contribuir para a mudança do comportamento do aluno, sendo realizada de forma planejada ou não controlada, a resposta do educador, sua reação, têm efeitos sobre o comportamento da criança. (BRIOSO; SARRIÀ, 1993, p. 166).
A Terapia Ocupacional no contexto escolar, junto com outros profissionais, auxilia no desempenho da criança, atuando na clínica por meio de prática intersetorial e na construção do cuidado, garantindo o seu desenvolvimento, conforme alega Fernandes et al. (2019).
5. Orientações aos pais de crianças portadoras do TDAH
Em primeiro lugar e de máxima importância que os pais criem seus filhos com valores morais, éticos e culturais que façam diferença na vida deles, estar sempre atentos a aplicação de regras e conversas, ter atenção de que forma conversar, explicar sempre com calma o que se quer que a criança faça, delimitar regras de convivência, ensinar a criança a ter responsabilidades desde pequena, estabelecer combinados que realmente funcione.
A criança com transtorno de déficit de atenção pode ter resistência em obedecer a ordens e ter atenção, portanto se for o caso escreva as regras, converse e explique quantas vezes forem necessárias para que ela compreenda, não quebre as regras como por exemplo, se a criança não fizer a tarefa deixar ver desenhos, ensine que primeiro faz as obrigações, depois as diversões.
No entanto é de suma importância que os pais estejam engajados e atentos a toda e qualquer conduta dos filhos, que estejam sempre abertos a diálogos, participação em jogos familiares de quebra-cabeças, leituras de pequenas histórias, jogos de raciocínio lógico, estas atitudes podem fazer muita diferença na vida escolar, social e cultural dos filhos.
“Diga-me e eu esquecerei, ensine-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei. ”Benjamin Franklin-
.Metodologia
O método da pesquisa baseou- se em pesquisas bibliográficas acerca do tema TDAH em crianças em fase escolar, discorrendo sobre sintomas, diagnóstico tratamentos com intervenção multidisciplinar e orientações às famílias com filhos acometidos pelo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e citações dos autores Barkley, p.157), Bueno (2017), (COUTINHO, MATTOS, ABREU, 2018), Goldstein (2004), (OLIVEIRA, 2007), (REIS, 2011 p.8), (LEITE; FERREIRA, 2010), CONITEC (2020), (CONITEC,2020, p.07), (BRIOSO; SARRIÀ, 1995, p. 167), (BRIOSO; SARRIÀ, 1993, p. 166), Fernandes et al. (2019).
Considerações finais
No decorrer da escrita e das pesquisas com o tema o transtorno do déficit de atenção em crianças em fase escolar foi possível perceber, afirmar e concluir que o transtorno está cada vez mais presente na vida das famílias e no chão da escola.
O diagnóstico deve ser feito por médicos especialistas psiquiatra ou neuropediatra e a partir do diagnóstico iniciar o tratamento.
O tratamento é feito por medicamentos via oral prescrito somente pelo médico especialista, e o acompanhamento multidisciplinar deve ser feito por uma equipe formada por psicólogo que usará ferramentas e estratégias diferenciadas , fonoaudiólogo trabalha com a organização do discurso e aperfeiçoamento da habilidade auditiva se for necessário, psicopedagogo que desempenha um papel fundamental na aprendizagem diferenciada e funcional para a criança , terapeuta ocupacional ajuda a criança a desenvolver habilidades de organização obedecendo assim uma rotina diária sem dificuldades e procrastinação , e o pedagogo que nas suas atribuições tem o domínio curricular e didático para seu aluno , e acompanha a criança em sua fase escolar.
Entretantanto não é possível que se tenha sucesso nos acompanhamentos sem a presença e ajuda da família.
Em tempos de tecnologia avançada, toda criança tem um grau de transtorno seja ele TDAH ou não, e cabe a nós a sociedade, encontrar meios viáveis e de fácil acesso para que essas crianças tenham qualidade na vida escolar e social, como protagonistas da própria história sendo respeitadas, acolhidas, amparadas e atendidas pelos meios de tratamentos que lhe são de direito, cada uma com suas características.
Referências
BARKLEY, Russel A. (2000). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Ed. Artmed ______ (1998). Distúrbio de déficit de atenção hiperatividade: Um manual para tratamento e diagnóstico. 2ª edição. New York Acesso em 03/08/2024 as 10:02
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BRIOSO, Angeles; SARRIÀ, Encarnación. Distúrbios de comportamento. In: COLL, César; PALACIOS, Jesús; MARCHESI, Álvaro (organizadores). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. >DISPONÍVEL em: https://tcc4-8.pdf (fslf.edu.br) Acesso em 09/08/2024 as 18:40
BUENO, D. Neurociência para educadores: Todo lo que los educadores siempre han querido saber sobre el cérebro, 1 ed.- Barcelona: Editorial Octaedro, S.L., 2017. >Disponível em: Importância da avaliação neuropsicopedagógica clínica (nucleodoconhecimento.com.br) Acesso em: 09 de agost.2024 as 16:36
Disponivel :em https://tcc4-8.pdf (fslf.edu.br) Acesso em 03/08/2024
Fernandes, D. S. A. et al. (2019). A intersetorialidade no campo da saúde mental infantojuvenil; proposta de atuação da Terapia Ocupacional no contexto escolar. Revista Cadernos Brasileiros Terapia Ocupacional, 27 (2), 454-461.>Disponivelem:https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/28464/Ritalina%C2%AE%20e%20TDA Ritalina® e TDAH possibilidades de intervenção da terapia ocupacional no uso abusivo do medicamento.pdf (ufsm.br) Acesso em 10 de agost.2024
GOLDSTEIN, Sam; GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 10. ed. São Paulo: Papirus, 1994.
LEITE, Neiva Terezinha Chaves; FERREIRA, Josiane Peres. Hiperatividade x indisciplina: contribuições para o cotidiano escolar. s/l: Profala, s/d. >Disponível em: Acesso em: 30 set. 2010
Ministério da Saúde (Brasil). Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). Metilfenidato e lisdexanfetamina para indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: relatório de recomendação. 2020;128.
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REIS, G. V. Alunos Diagnosticados com TDAH: reflexões sobre a prática pedagógica utilizada no processo educacional. Parnaíba. 2011. Disponível em: < http://www.uems.br/portal/biblioteca/ repositório/2011-12-15_13-12-05.pdf>. Acesso em: 09 de agost.2024
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