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Presépio de Natal: um louvor ao Menino Jesus

Roselene de Jesus Motta da Silva
Rosivane Santana Faria Silva
Thelma Pires Geronimo Motta
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva

 

DOI: 10.5281/zenodo.13652592

 

 

Objetivo geral

 

Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através do resgate da cultura de presépios e da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.

 

 

Objetivo específico.

 

 

 

Justificativa

O Natal é uma data muito importante do nosso calendário, que infelizmente foi se tornando pouco a pouco apenas um dia comercial, com estímulo a compra de roupas, calçados e presentes. Com isto, o verdadeiro sentido foi sendo, pouco a pouco, perdido, deixado de lado e era aí, exatamente que residia a beleza da festa, o espírito natalino.

Natal é o nascimento de Jesus Cristo, e ele nasceu numa humilde manjedoura, apesar de ser o filho de Deus. É preciso resgatar, portanto, as origens reais desta data, conversando com os pequenos sobre perdão, amor ao próximo, fraternidade e humildade, dentre outros valores que vem sendo esquecidos.

Dar e receber presentes, festejar é muito bom, porém, sem esquecer o real sentido da festa. A partir deste Projeto é possível proporcionar ao aluno uma série de atividades que resgatem o real significado do Natal e facilitem a construção de conhecimentos das tradições da festa de forma participativa, descontraída, buscando integrar diversas áreas e permitindo a livre criação, a interação e o diálogo, respeitando, porém, as diferenças individuais.

 

 

Metodologia

 

Esse projeto foi idealizado pelas professoras do Pré II- A e B matutino, da EMEI Pequeno Sábio, no ano de 2021, mais precisamente no mês de novembro e dezembro, de forma fazer resgatar a cultura do Natal na escola. Trata-se do Projeto que esse ano contempla o Presépio Natalino, com atividades voltadas aos alunos da educação infantil e suas famílias.

O primeiro passo é apresentar o projeto à diretoria da escola que autoriza que as atividades sejam realizadas com as crianças como; participar da montagem do projeto/presépio. Os próprios professores, de posse do projeto, fazem um momento de partilha com os alunos acerca da origem, história e significados de cada parte do presépio. Em seguida, convidamos as famílias a visitar o presépio na escola. vai até a escola. Depois de pronto, os alunos realizam uma exposição.

Além disso, cada professor poderá desenvolver com sua turma diversas atividades a partir do Tema proposto Natal, levando sempre em consideração que é preciso respeitar as diferenças e o pensamento de cada um, proporcionando momentos em que se possa ler e assistir vídeos a respeito, conversar, trocar ideias sobre o tema e desenvolver atividades diversas que sejam prazerosas e criativas. Uma caixa de correio pode ficar disponível para os cartões, bilhetes e cartinhas não somente para o Papai Noel, mas para que troquem entre si mensagens diversas.

Assim em meados mês de novembro e, ao longo do mês de dezembro, já será possível contemplar o visual do projeto. as crianças serão convidadas a visitar o projeto com as suas professoras, uma vez por semana as idealizadoras do projeto apresentarão cada parte do mesmo para as crianças, incentivado e demonstrando a verdadeira importância do Natal.

 

 

Atividades desenvolvidas

 

 

 

Recursos/materiais

 

 

 

Culminância

 

Será feita através da festa de encerramento das atividades escolares, com a chegada de Papai Noel, onde as crianças apresentarão números musicais e outras apresentações culturais.

 

 

Avaliação

 

A avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho das atividades desenvolvidas no projeto, no relacionamento com os colegas e com as professoras e colaboradores.

 

 

Custo

 

O projeto será a base de sucatas e doações, portanto, não terá custo.

 

CRONOGRAMA

Atividades

Novembro

Dezembro

Montagem do presépio

x

 

Apreciação/visita ao presépio

x

x

Término do projeto

 

x

Fonte: Proponentes do projeto/Ano 2021.

 

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LEI 9.394/1996.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

 

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: editora 34, 2011.

 

REDIN, Euclides. Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.

 

RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, Conhecimento de Mundo, Ministério da educação e do Desporto, Secretaria de educação Fundamental – Volume III, Brasil, Brasília – DF, MEC/SEF, 1998.

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