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Cantar, brincar e aprender com a Dona Aranha

Roselene de Jesus Motta da Silva
Rosivane Santana Faria Silva
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Thelma Pires Geronimo Motta

 

DOI: 10.5281/zenodo.13646581

 

 

Introdução

 

Como afirma Vygotsky (1995:183), “O domínio da linguagem escrita significa para a criança dominar um sistema de signos simbólicos extremamente complexo”. Para o autor, o desafio maior desse processo é ensinar à criança a linguagem escrita e não as letras. No entanto quando se fala de educação infantil o que se pretende é que a criança primeiro domine a linguagem, visto que a escrita nessa fase é muito complexa para elas. O mundo letrado se torna mais significativo na educação infantil quando vem acompanhado do lúdico, de forma que a criança possa vivenciar a escrita sem ser forçada a isso e sim de forma divertida através dos jogos e brincadeiras. Assim sendo, esse projeto foi criado com base no lúdico sem excluir a importância da escrita. respeitando o tempo da criança e incentivando a sua autonomia diante do mundo letrado. Os resultados permitiram concluir que as brincadeiras realizadas pelas crianças e a motivação atividades lúdicas propostas pela professora são responsáveis pelo aprendizado e desenvolvimento.

 

 

Justificativa

 

Segundo a BNCC(2018) o brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam. Nesse sentido, esse projeto vê o brincar como sendo a manifestação lúdica que é capaz de desenvolver as funções motoras da criança e desenvolver seu gosto pela leitura, escrita, manifestações culturais como as cantigas. passadas de geração pós geração. Para Vygotsky (1984),o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento da imaginação, da criatividade, e do pensamento da criança. Além disso, quando a criança assume um papel na brincadeira, ela opera com significado de sua ação e submete seu comportamento a determinadas regras. traz consigo, deixando a criança aprender as regras dos jogos e brincadeiras de forma natural, sem imposições, respeitando o tempo de cada criança.

 

 

Objetivo geral

 

Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. saberes e conhecimentos: musicalização.

 

 

Objetivos específicos

 

 

 

Metodologia

 

 

Recursos

 

Tesoura, cola, bexiga, sopa de letrinha, pratos descartáveis, barbante, cadernos, lápis, papel A4, EVA picado, cartolina, lápis de cor, borracha, giz de cera,TV, vídeo,som, bambamlês, bolinhas coloridas, massa de modelar,tinta guache, pincel, etc.

 

 

Avaliação

 

A avaliação será diagnóstica, onde colhe-se dados acerca do nível de conhecimento dos alunos, considerando o repertório prévio que adquiriram, com base nos(05)cinco campos de experiência da BNCC: o eu, o outro e o nós, as crianças devem interagir entre si e com adultos para criar perceções sobre si mesmas e sobre os outros; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. tornando possível avaliar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. e assim, conhecer o contexto da turma; observar as necessidades da criança ao processo de ensino-aprendizagem e poder refletir a partir dessas observações norteadoras que; ajudaram a construir e elaborar objetivos e metas a serem alcançados.

 

 

Referências

 

BRASIL,Ministério da Educação.BNCC:Base Nacional Comum Curricular,2018.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

 

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Brasília: MEC/SEB, 2018...

 

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

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