Imprimir

 

 

 

Projeto de leitura e escrita na Educação Infantil: O Meu coração é um zoológico

Thelma Pires Geronimo Motta
Izabel Cristina de Souza Saturnino da Silva
Roselene de Jesus Motta da Silva
Rosivane Santana Faria Silva

 

DOI: 10.5281/zenodo.13651557 

 

Introdução

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente­ escolar. Nesse sentido, o projeto em questão busca trabalhar atividades de forma lúdica, tornado o processo de ensino aprendizagem, muito mais gratificante e divertido para as crianças, já que é na primeira infância que a criança inicia a aprendizagem de conceitos como o respeito, amor, solidariedade, amizade, encantamento, autonomia, entre outros da mesma importância.

 

 

Justificativa

 

O tema desse projeto foi baseado no Livro de literatura infantil O Meu Coração é um Zoológico de Michael Hall, que cresceu em Ann Arbor, Michigan, e mora com sua família em Minneapolis, Minnesota. Ele é o criador de vários livros ilustrados aclamados para crianças, Os animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias, desenhos animados e por todos os lugares da vida por onde andam, exercem grande fascínio que leva a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Pretende-se também envolver nesse projeto os animais do Pantanal, principalmente por ser nessa região do centro oeste onde está localiza nossa escola, cidade de Cáceres-MT. Além disso, o tema leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, sejam domésticos ou não, pois são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da natureza. Além de desenvolver a sensibilidade, amor e respeito aos animais.

 

 

Objetivo geral

 

Reconhecer e importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos. Explorar os sons, habitat e experiências com animais. 

 

 

Objetivos específicos

 

 

 

Metodologia

 

A metodologia será baseada nos 5 Campos de Experiência definidos pela nova BNCC para o desenvolvimento das crianças serão explorados. Pode-se observar que os cinco campos de experiências se integram e que nas atividades sugeridas abaixo são garantidos os seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

 

 

Culminância

Apresentação no pátio da escola da Contação de história dramatizada A Galinha Ruiva, pelas professoras e algumas crianças vestidas de animais. Finalizando com uma dança dos bichos apresentada pelas professoras.

 

 

Referências

 

BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel; tradução Cristina Maria de Oliveira. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

 

BRASIL,Ministério da Educação.BNCC:Base Nacional Comum Curricular,2017.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

Acessos: 370