Imprimir

 

 

PROJETO DE PINTURA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTES: EM SALA DE AULA

 

Título: Projeto de Pintura no Processo de Criação em sala de aula

PROFª. Noraneuza Rodrigues Lima

Turma: Artes/ 6° /9° anos

INICIO: 08/08/2023

TÉRMINO: 11/12/2023

PUBLICO ALVO: Alunos

LOCA: Escola Estadual Professora Maria de Fatima Gimenez Lopes

 

 

INTRODUÇÃO

 

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Arte faz parte da vida dos alunos como leitura do mundo e expressão pessoal (plástica, sonora, dramática e verbal dessa leitura). A arte é objeto de conhecimento, através da obra de arte podemos conhecer a leitura do mundo de outra pessoa, com outra história de vida, outra experiência, sentimentos, vivendo em outro lugar ou época. Temos um artista em pauta: um pintor, um músico, um escultor para conhecermos sua vida e sua obra. Os alunos apreciam e analisam uma obra de arte com um olhar crítico e observador.

 

 

METODOLOGIA

 

Esse projeto pretende por meio de a pesquisa bibliográfica contemplar de forma sucinta, o tema abordado, considerando que esta abordagem proporciona resultados significativos na área educacional, para no sentido de oportunizar ao pesquisador uma visão mais ampla no cotidiano escolar, além de produzir conhecimentos e contribuir para a transformação da realidade de cada estudante no processo de criação criativo .

 

 

 

OBJETIVOS GERAIS:

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Conteúdo :

 

 

 

Cronograma:

 

 

 

 

 

Recursos utilizados:

 

 

 

Culminância do Projeto:

 

No final do Projeto os alunos podem, inclusive, organizar todas as atividades desenvolvida e apresentar para os alunos.Todos os trabalho para demonstração criando para toda a escola .

 

 

Avaliação:

 

A avaliação tem como objetivo verificar se o projeto atingiu seus objetivos gerais e específicos. Ou seja, o instrumento de avaliação determina quais mudanças sociais foram geradas no público alvo.

 

 

ANEXOS

 

Atividades desenvolvidas pela as turmas do ano ao ano

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. Introdução ao fazer e suas regras. S.P.: Brasiliense, 1982.

 

BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

 

BIASOLI, Carmem Lúcia Abadie. A Formação do professor em arte: do ensaio…à encenação. Campinas, SP: Papirus, 1999.

 

BOGDAN, Robert e BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

 

FILHO, José Camilo dos S. e GAMBOA, Sílvio S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez,1995.

 

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

Acessos: 5581