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A importância da participação da família no desenvolvimento escolar do aluno

Herica Tolotti Machado Pereira

Sandra Vieira de Souza Moço

Jocelaine Carvalho Rodrigues

 

DOI: 10.5281/zenodo.14230091

 

 

RESUMO

Neste artigo procurou-se apontar a importância da família para o processo da aprendizagem escolar, principalmente a sua influência no desenvolvimento das crianças, podendo contribuir para o sucesso ou o fracasso ao longo de sua vida escolar. Entendemos que a criança em desenvolvimento irá sofrer fortes influências da família, pois é nela que se encontra o referencial de valores, crenças, comportamentos e costumes. Podendo influenciar de maneira positiva ou negativa neste processo da aprendizagem. Não só a família, mas a escola também precisa entender a importância da família e buscar meios de inseri-la no cotidiano escolar de seus filhos. Sendo assim, neste trabalho iremos abordar, através de uma pesquisa bibliográfica, a relação entre família e escola, a influência da família no desenvolvimento da criança, e como ela pode contribuir tanto para o sucesso ou como para o fracasso escolar. Ao final deste trabalho, a conclusão promove a análise e reflexão, de todos que de alguma maneira estão envolvidos com o processo da aprendizagem escolar, e na busca de uma educação de qualidade.

 

Palavras-chave: Família. Escola. Educação. Sucesso.

 

 

ABSTRACT

In this article, we tried to point out the importance of the family for the school learning process, mainly its influence on the children's development, which may contribute to the success or failure throughout their school life. We understand that the developing child will suffer strong influences from the family, because it is there that the reference of values, beliefs, behaviors and customs is found. Being able to influence positively or negatively in this learning process. Not only the family, but the school also needs to understand the importance of the family and look for ways to insert it into their children's school routine. Therefore, in this work we will address, through a bibliographic search, the relationship between family and school, the influence of the family on the child's development, and how it can contribute to both school success and failure. At the end of this work, the conclusion promotes the analysis and reflection, of everyone who is somehow involved with the school learning process, and in the search for quality education.

 

Keywords: Family. School. Education. Success.

 

 

Introdução

A família exerce forte influência no desenvolvimento da criança até a fase adulta. Sendo colocado sobre ela o peso de estruturar ou desestruturar todo o processo de aprendizagem de um indivíduo, pois, é na família que se encontra todo referencial de valores, comportamentos, crenças e costumes.

É na familia que a criança inicia seus primeiros passos na aprendizagem, que mais tarde se estende à escola. É possível perceber as mudanças ocorridas na família ao longo do tempo, devido a diversas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais.

 Essas mudanças causaram reflexos que hoje podemos perceber na escola, que muitas vezes se encontra perdida, sem conseguir exercer o papel de educar para a cidadania e preparar para o mercado de trabalho. Quando tenta assumir o papel da família, e os pais atribuindo à escola o total dever de ensinar e educar, sem ao menos buscar participar da vida escolar de seus filhos.

A família é o alicerce para que a criança construa uma boa estrutura social, pois é dentro do espaço familiar que a ela determina os primeiros relacionamentos, que depois abrangerá a escola e por fim a sociedade.

Por isso, a participação da família na vida da criança é de suma importância, é a família que servirá de modelo de relacionamentos para que, mais tarde, ela se relacione com outras pessoas.

Não cabe, portanto, à escola a tarefa básica de educar, mas sim à família, é ela que deve proporcionar as noções de limites e respeito, para que a criança possa desenvolver os valores morais e comportamentais básicos. A noção do certo/errado e a internalização destes códigos de valores desenvolverá o autocontrole para que a criança possa ter um bom convívio em sociedade.

Com a participação dos pais no processo de ensino aprendizagem, a criança fica mais confiante, uma vez que percebe que todos se interessam por ela, e também porque passam a conhecer quais são as dificuldades e quais os conhecimentos que ela tem. A integração da escola com a família e de toda a comunidade, por meio de diálogos, é fundamental, uma vez que a escola é compreendida como um elemento de mediação entre o aluno e a família.

Os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos, tanto escolar quanto familiar, é dever da família conduzir a criança para uma vida que aspire melhorias, para que isso de fato possa acontecer é necessário a participação da família em todas as etapas da vida da criança, quando a criança percebe a presença e o interesse dos pais por aquilo que elas fazem se sente mais seguras e responsáveis apresentando como resposta um bom desempenho escolar.

Por isso, pretende-se mostrar com esse trabalho a necessidade de família e escola caminharem juntas para um bom desempenho dos alunos, bem como a ifluência da família no processo de ensino aprendizagem das crianças, e que a parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação e também abordaremos sobre as contribuições da família para o sucesso ou fracasso da vida escolar.

No primeiro tópico, será abordado a relação de família e escola e o quanto é essencial o envolvimento da família na vida escolar do aluno.

O segundo tópico será apresentado a influência da família no processo de ensino aprendizagem, onde realizou-se um estudo de como se dá ou não a articulação entre família/escola, já que para a formação integral do sujeito, para que este possa ter uma educação de qualidade à família também deve contribuir.

No terceiro tópico abordamos as contribuições da família para o sucesso ou fracasso da vida escolar dos alunos.

No quarto tópico será apresentada a conclusão de todas as pesquisas desenvolvidas onde apresenta-se como foco principal a importância da participação da família no desenvolvimento escolar do aluno.

 

 

Família e escola

 

 A família e a escola são instituições sociais indissociáveis no processo de desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Não se pode negar que a educação escolar atualmente vai muito além da transmissão de conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade. Na prática escolar apenas essa função social da escola já não dá conta, isoladamente, da educação integral e formação humana.

A influência da educação familiar e de outras instituições sociais é forte e determinante nos comportamentos individuais e coletivos dos alunos e tem afetado significativamente o desenvolvimento pedagógico dentro e fora da sala de aula.

Considerando que o ser humano aprende o tempo todo através das relações sociais, a função social da família é essencial, pois é ela que transmite às suas crianças e adolescentes, os conhecimentos informais e valores baseados nos princípios éticos, estéticos, morais, culturais, sociais e religiosos.

Podemos Observar, através da prática escolar, as grandes mudanças que vêm ocorrendo em meio as famílias brasileiras. Já não existe um único modelo tradicional de família. Ela vem se modificando com grande rapidez e essa mudança é sentida no contexto das relações sociais, principalmente na escola.

Quando se fala em educação de crianças, podemos apontar duas instituições de extrema importância nesse processo: família e escola, com um objetivo único de conduzir a criança corretamente para que se torne um adulto responsável com futuro próspero. Pois na LDB (2004, p.27) afirma que:

Art.2º. A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Nessa perspectiva a família tem papel de extrema relevância na aprendizagem da criança, pois esta fortemente ligada ao papel da escola, pois hoje, a aproximação da instituição de ensino com a família nos instiga a repensar a especificidade de ambas no desenvolvimento das crianças.

O envolvimento da família na escola se torna casa vez mais essencial a partir do momento que se configura como um processo capaz de aperfeiçoar a relação ensino-aprendizagem, pois torna os docentes mais próximos da realidade individual de cada aluno.

Portanto, o que percebemos, hoje é uma mudança em nossa educação. As funções da família e da escola têm sido confundidas e assim responsabilidades, que deveria ser da família, acabam sendo levadas a escola.

Neste contexto BASTOS (2011, p. 1), expõe que:

 

O que vemos hoje, por conta da correria atual, é que os pais estão delegando a outros essa tarefa tão importante que é EDUCAR, sendo esta tarefa de responsabilidade exclusiva dos pais e não de babás, tias, avós, sendo estas pessoas muito importantes, como apoio desse processo educativo quando seguem a mesma linha de educação.

 

Quando a criança começa a frequentar a escola não se pode com isso, deixar que as obrigações educacionais familiares sejam delegadas somente para os professores. A educação necessita de uma dupla troca educacional entre família e escola trabalhando juntas, sendo assim faz-se necessário o acompanhamento dos familiares no âmbito escolar.

Conforme DESSEN e POLONIA (2007, p. 22):

 

Na instituição escolar, os conteúdos curriculares certificam o ensino e aprendizagem do conhecimento onde há uma maior preocupação por parte da escola. Na família, as preocupações principais já são outras, entre elas o processo de socialização da criança, como também a proteção, as condições básicas e também o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo de seus componentes.

 

Embora o trabalho educacional com a criança seja diferenciado um pouco entre a escola e a família, os mesmos não deixam de ter o mesmo nível de importância.

Tanto a escola quanto a família são encarregadas de transmitir o conhecimento para a criança, mas a diferença acontece de acordo com o ambiente em que essa criança está inserida. No ambiente escolar essa transmissão ocorre de uma maneira diferenciada da que ocorre no ambiente familiar, sendo a escola e a família essenciais para o desenvolvimento da criança.

 

 

Influência da família no processo de ensino-aprendizagem

 

Sabemos que toda instituição de ensino tem por objetivo a aprendizagem do aluno, pois é nele que as práticas escolares acontecem de forma positiva ou negativa.

Assim sendo, a família também desenvolve um importante papel, podendo ou não contribuir para a aprendizagem de seus filhos. Tanto o contexto familiar como o escolar tem o papel de desenvolver a sociabilidade, a afetividade e o bem estar físico dos indivíduos.

Por isso é interessante realizar um estudo de como se dá ou não a articulação entre família/escola, já que para a formação integral do sujeito, para que este possa ter uma educação de qualidade à família também deve contribuir.

LIBÂNEO, define educação como:

 

Conjunto de ações, processos, influências, estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupo na relação ativa com o ambiente natural e social, e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais. (2000, p.22)

 

Na maioria das vezes o que acaba acontecendo é a família atribuir responsabilidades que sobrecarregam a escola e os professores, dificultando assim o processo de aprendizagem das crianças.

 As responsabilidades ao invés de ser transferidas devem ser compartilhadas, pois ambas devem ser parceiras, e a escola por mais esforços que faça nunca dará conta de substituir a família.

A organização familiar é constituída em dois tipos básicos: família nuclear e extensa. A primeira reúne pai, mãe e filhos, já à família extensa é aquela que reúne além dos pais e dos filhos outros parentes próximos. Para compreender o conceito de família.

 CHINOY define como:

 

Uma instituição formada por pais e filhos que moram ou não juntos na mesma casa, ou um grupo de pessoas ligadas pelos laços de sangue podendo incluir tios, tias e primos, como também todos os indivíduos que procedem de um progenitor comum. (2008, p.545)

 

Sendo assim, para que haja uma articulação entre a família e a escola, é preciso antes de mais saber sobre o que pensam os pais sobre seu papel no processo de escolarização dos seus filhos, e assim tentar sensibilizá-los da sua importância no processo de aprendizado, pois essa participação poderá auxiliar na prática pedagógica dos professores, e juntos família-escola serão responsáveis pela inserção do sujeito na sociedade, fazendo com que o mesmo seja autônomo e crítico em relação ao contexto em que está inserido.

 É muito importante a dinâmica de cada família, principalmente os laços afetivos, pois esses que terão fortes influências em todo o processo de desenvolvimento dessa criança.

CHRAIM diz:

 

É na base familiar que a criança começa a construir sua real identidade, que será formada a partir das experiências e da forma como aprendeu a lidar com as informações que recebe. (...)a base familiar forma a personalidade da criança por meio da carga genética, das características pessoais, das influências do meio onde vive e, principalmente, da interação entre esses fatores que norteiam   seu caráter. (2009, p.26-27).

 

A evolução da criança é gradativa em todos os aspectos, físico, emocional e intelectual, é na primeira infância, que ela vive um estágio de dependência de adultos muitas da vezes responsáveis ou não, dentro de seu ambiente familiar, e o período da inconsciência, da fantasia e do faz-de- conta, está aprendendo a conhecer o mundo ao seu redor, testando seus limites, desenvolvendo sua atenção, trabalhando sua memória e compreensão. Mas para que todo o desenvolvimento infantil tenha êxito, é de fundamental importância a participação da família, de uma maneira efetiva e comprometida.

O comprometimento dos adultos proporciona às crianças, que se apresentam nessa fase, uma educação sadia, com responsabilidade e afeto, para que sintam seguras na sua formação. (CHRAIM, 2009, p.39).

A família por ser a primeira sociedade que a criança tem contato, ela precisa ser capaz de dar segurança, afeto e encorajamento. Para que essa criança seja capaz de se desenvolver em um adulto preparado para conviver de maneira harmoniosa dentro do universo social.

Os pais serão sempre pontos de referência para a aprendizagem da criança. Por isso, é importante que a família estimule o pensamento desta criança, ajudando-a a pensar com autonomia, ouvindo seus questionamentos e permitindo que faça suas escolhas, colocando os limites necessários.

 Segundo VISCA (1991, p.68), estas aprendizagens se dividem em quatro estágios: primeiro o da protoaprendizagem, que é o da interação da criança com a mãe, onde começa as relações de dependência e vínculos; o segundo estágio é o da deuteroaprendizagem, em que o sujeito que alcançou a protoaprendizagem, adquire maior contato com o grupo familiar e uma visão dos objetos animados e inanimados. Já o terceiro estágio, que ainda ocorre antes do ingresso na escola, é chamado de aprendizagem assistemática, elaborada a partir da relação entre o sujeito e a comunidade onde está inserido. O quarto estágio é o da aprendizagem sistemática, que é o da interação do sujeito com as instituições, principalmente a escolar. Onde irá adquirir conhecimentos fundamentais para sua formação.

De acordo com SAMPAIO:

 

Antes de entrar na escola, a criança deveria receber seus primeiros estímulos em casa, tendo contato com livros compatíveis com sua idade, lego e outros brinquedos de encaixe, massa de modelar, tintas, músicas e poesias com rimas. (...) A criança deveria estar, continuamente, neste contato com objetos que pudessem ajudá-la no desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas, musicais, lógicas. (2011, p.74).

 

Com incentivos e estímulos da família a criança se desenvolve de maneira sadia e com mais possibilidades de sucesso e de um bom desenvolvimento intelectual. Ao contrário, se essa criança não é estimulada principalmente afetiva e intelectualmente ela poderá apresentar uma série de dificuldades ou atrasos no seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Segundo CHRAIM:

 

Se a aprendizagem começa na base familiar onde os pais formam o caráter, os valores, o respeito pelas leis, a hierarquia; agora, é a vida escolar que vai complementar esse crescimento, ao informar, transmitir conhecimentos, reforçar o sentido de cidadania, dando reforços às responsabilidades sociais por meio da vida acadêmica. (2009, p. 45).

 

A boa formação da criança começa na família se a base for bem alicerçada e consistente, a criança terá mais chances de manter um bom desenvolvimento intelectual, como consequência, sucesso nas diversas fases de sua vida escolar.

A ausência da participação da família no ensino aprendizagem dos alunos podem ocasionar baixo desempenho e até mesmo a repetência escolar. Muitos pais pensam que seu dever é de apenas matricular seus filhos na escola onde a mesma deve ser a unica responsável pela sua formação, pois não teem conciencia de que também são responsáveis pelo sucesso da vida escolar de seus filhos, alguns fazem a matrícula e só aparecem na escola quando seus filhos estão com problemas, baixo desempenho ou quando são chamados pela coordenação.

A escola não consegue promover uma boa educação sem a parceria dos pais. A participação dos  pais  na  vida  escolar  de  seus  filhos  é  condição  indispensável para que  a  criança  se  sinta  amada  e motivada a obter avanços em sua aprendizagem. 

Sendo assim a família e a escola precisam ser parceiras para que os alunos possam realmente ter um maior aproveitamento na aprendizagem, não basta apenas a escola se  preocupar  na  aprendizagem , os  pais  também devem se empenhar e caminhar junto a escola para que seus filhos tenham um bom desempenho.

Segundo as autoras ROCHA & MACHADO (2002, p.18), o envolvimento familiar traz também benefícios aos professores que, regra geral, sente que o seu trabalho é apreciado pelos pais e se esforçam para que o grau de satisfação dos pais seja grande.

Podemos perceber diante desse contexto, que a família é parte fundamental no processo ensino aprendizagem podendo interferir de maneira direta nas relações das crianças  com o  ambiente escolar e com o mundo que a cerca.

Nesse sentido, é de fundamental importância que o professor conheça a realidade familiar a qual o aluno está inserido, conhecer quais são os anse­ios, angustias e necessidades  vivenciadas pelos alunos, pois assim poderá compreender o por que  das dificuldades demonstradas no processo ensino aprendizagem.

 

 

As contribuições da família para o sucesso ou fracasso da vida escolar

 

Sabe-se que é no âmbito familiar que acontece o primeiro vínculo de aprendizagens significativas na vida de uma pessoa. A família consiste em uma matriz psicossocial para o desenvolvimento de seus membros.

Assim, o sucesso ou o fracasso dos inúmeros papéis que vamos exercer ao longo de nossa história, dependerá em grande parte, de nossas relações dentro do sistema familiar.

Quando a criança chega à fase escolar, onde ela começa a se envolver e participar de novas aprendizagens, a participação da família será de fundamental importância. Pois muitas das vezes, a escola sinaliza para família as dificuldades da criança no processo de aprendizagem e a família nada faz. Essa conduta acaba gerando sucessivos fracassos na sua vida escolar.

Podemos entender, que quando uma criança recebe estímulos, e seus pais acompanham de maneira efetiva todo o processo de educação, ajudando nas atividades, participando das reuniões e sempre se comunicando com os professores.

Essa criança terá um melhor desempenho escolar. Já quando essa criança tem pais ausentes ou um vínculo familiar ruim, ela também acaba apresentando uma baixa auto-estima e consequentemente alguns distúrbios de aprendizagens.

Entende-se que quando a criança tem um bom vínculo familiar, ela apresentará um bom relacionamento com seu grupo escolar. A influência da família é decisiva para o bom desempenho da vida escolar das crianças.

SAMPAIO diz:

 

Observamos, pois, que a base se dá na família. É por meio dela que o sujeito se estrutura, cria vínculos afetivos, inicia seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Não é na escola que o desenvolvimento começa como pensam, erroneamente, muitos pais, e grande parte dos problemas e conflitos entre escola e família reside aí, quando alguns pais querem atribuir somente à escola o dever de ensinar e educar, sem participar desta educação. (2011, p.76).

 

Atualmente, não é sempre que a criança é criada com a mãe e o pai vivendo no mesmo teto, muitas vezes, os responsáveis por ela são os avós, outros membros da família ou mesmo pais adotivos. Diante da complexibilidade do nosso dia-a-dia, nota-se que novas configurações familiares estão surgindo e fazem parte de nossa realidade. Devemos levar em consideração essas diferenças e estar preparados para lidar com elas, pois o mais importante é quea criança seja tratada com respeito e tenha acesso a educação e todas as oportunidades que todo ser humano têm direito.

As famílias passam por graves problemas sociais e ultimamente estão mais desestruturadas e perdidas na educação de seus filhos. Os problemas sócio-econômicos interferem muito porque geram conflitos e contribui com a evasão escolar. São atribuídos também outros fatores sociais que abalam esta estrutura familiar, que pode ser: separação dos pais, mães que precisam trabalhar para manter a família, pais alcoólatras, viciados em jogos ou drogas, violência familiar, desemprego, enfim, inúmeros motivos levam a família ter problemas e esses problemas refletirão na educação dos filhos, que muitas vezes são tirados da escola muito antes de terminar o ano de escolaridade.

Se as condições sociais dos alunos se tornam um claro fator de risco de fracasso escolar, é preciso impulsionar iniciativas que contribuam para resolver a desvantagem social em que vive. Sabemos que esta questão envolve a criação de políticas públicas e isto não é só uma questão para a família e a escola. Na tentativa de fornecer alguma ajuda a escola pode tentar elevar o nível educacional das famílias por meio de maior oferta de programas formativos como; alfabetização, maior compreensão de seu funcionamento na educação de seus filhos. Não resolveria o problema, porém garantiria o acompanhamento melhor dos pais nas atividades escolares de seus filhos.

As crianças que possuem pais extremamente ausentes, geralmente vivenciam sentimento de insegurança, carência afetiva e desvalorização, que poderá gerar obstáculos na aprendizagem escolar. E consequentemente, fracassos (repetências e distorção idade/série) ao longo da vida escolar.

 Esse fracasso é colocado diante da família, que responsabiliza a escola e aos professores por não se empenharem na tarefa de educar e transmitir todo o conhecimento necessário que sua criança precisa, se ausentando da sua responsabilidade. Muitos pais acabam sendo ocultando problemas vivenciados dentro de seus lares, que não são revelados, mas que trazem graves problemas emocionais, que poderão causar sérios prejuízos no processo da aprendizagem da criança.

De acordo com VISCA, “crianças com uma forte alteração emocional, se produz uma involução intelectual com perdas nas estruturas cognitivas, em uma ordem de sucessão inversa à de sua construção”. (1991, p.50).

 É necessário e muito importante o acompanhamento dos pais na vida escolar das crianças principalmente nas séries iniciais, os pais devem se esforçar para acompanhar e ajudar nas atividades, demonstrar atenção é um fator muito importante, assim como o diálogo e a afetividade entre os pais e a criança.

A afetividade familiar deve ser cultivada desde a primeira infância, colocando-se à disposição para ajudar nas tarefas escolares sempre que o filho precisar. Se não há envolvimento e nem diálogo, não tem como conhecer a maneira de pensar dos filhos, como eles estão aprendendo ou o que lhes incomodam.

Quando falamos no sucesso escolar de muitos alunos, logo se associa a participação eficiente da família na educação de seus filhos, dando apoio direto e compensando nas eventuais dificuldades.

Geralmente observamos que são famílias dotadas de recursos econômicos e culturais, apresentam níveis de escolaridade maior, pois podem oferecer muito mais recursos como apoio no processo da aprendizagem escolar, trazendo como consequência, a probabilidade de uma vida acadêmica de sucesso.

Por outro lado o fracasso escolar tem sido sempre associado no âmbito escolar; como o resultado de famílias que apresentam baixa renda, baixo nível de escolaridade e problemas como negligência, violência, falta de afetividade e diálogo.

Mas não podemos generalizar, existem famílias que mesmo com toda a suas dificuldades, se esforçam e tentam oferecer atenção e apoio para suas crianças. Que também poderão construir um futuro acadêmico de sucesso.

Quando falamos de sucesso ou fracasso escolar, além do fator família, há diversas implicações envolvidas, pois no processo da aprendizagem escolar, assim como a interação da família é fundamental, a escola precisa exercer a sua responsabilidade de transmitir conhecimentos necessários para uma boa formação e assumir o papel de formar cidadãos comprometidos com a vida social.

Conforme diz GOKHALE:

 

(...). A educação bem sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto... A família tem sido, é e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas. (apud LOPES e VIVALDO, 2007)

 

A família e a escola precisam trabalhar em conjunto com o mesmo objetivo: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem.

A influência da educação familiar e de outras instituições sociais é forte e determinante nos comportamentos individuais e coletivos dos alunos e tem afetado significativamente o desenvolvimento pedagógico dentro e fora da sala de aula.

Assim, com um maior envolvimento familiar na vida escolar dos alunos é possível conseguir uma significativa diminuição da evasão, da violência, e um melhor rendimento escolar. E assim buscar uma educação de qualidade, criando possibilidades para o sucesso no desenvolvimento escolar, pois, dentro de todos os fatores que envolvem o processo da aprendizagem escolar, a família será e sempre o fator de maior influência.

 

 

Conclusão

 

De acordo com as pesquisas desenvolvidas podemos concluir que a família ao longo do tempo sofreu diversas mudanças, com o surgimento de diferentes modelos resultados de transformações históricas, econômicas e sociais que ocorreram na sociedade.

A família continua sendo referencial e influência na vida dos nossos alunos. Ela é a base para o desenvolvimento de nossas crianças desde o nascimento até atingir a fase adulta, pois os primeiros estímulos e vivências iniciam-se primeiro no meio familiar e mais tarde na escola.

Percebe-se que a criança em desenvolvimento irá sofrer fortes influências da família, que pode influenciar de maneira positiva ou negativa no processo da aprendizagem, que também será refletido na escola, onde a criança adquire novos conhecimentos.

Enfim a criança que cresce num ambiente familiar com estímulos, afetividade e incentivos terão maior possibilidade de um bom desenvolvimento intelectual. Mas quando há negligência e falta de incentivo por parte da família, ela poderá apresentar dificuldades e problemas ao longo do processo da aprendizagem escolar.

Pode-se concluir que todo o processo da aprendizagem escolar, não está restrito simplesmente à escola e como ela pode interferir. Mas envolve muito mais a participação da família e como ela pode influenciar no desempenho escolar. O sucesso ou o fracasso da vida escolar dependerá em grande parte, da relação dentro do sistema familiar.

Uma família que estimula e participa efetivamente da vida escolar de seus filhos, dando auxílio sempre que possível nas tarefas, comparecendo na escola, participando de reuniões e eventos, interagindo com a escola, estará contribuindo para um melhor aprendizado de seus filhos, e criando possibilidades para uma vida escolar de sucesso.

A escola conta e necessita de uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos. As duas instituições têm papéis importantes e fundamentais na sociedade. A escola não pode viver sem as famílias e as famílias precisam das escolas para dar a formação educacional aos filhos. Por isso podemos dizer que no processo educativo é de grande importância que cada uma das instituições cumpra o papel que verdadeiramente lhe cabe e que tenham a clareza de que juntas, devem trabalhar em prol do desenvolvimento de um mesmo ser humano, que ora desempenha o papel de filho, ora de aluno.

 

 

Referências

 

BASTOS, Rita de Cássia P. Silva. Família e escola: a parceria que deu certo. Salvador: (2011, p. 1).

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Lei nº 9.394/96. (2004, p.27).

 

CHINOY, Ely. Sociedade: uma introdução à sociologia. 20. ed. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2008.

 

CHRAIM, Albertina de Mattos. Família e escola: a arte de aprender para ensinar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.

 

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto) v. 17, n. 36, p. 22, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103- 863X2007000100003>. Acesso em: 12 de outubro de 2020.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos. Para quê? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

 

LOPES, Analídia e VIVALDO, Leonardo. A influência da família no rendimento escolar do indivíduo. 2007. Disponível em: <www.partes.com.br/educação/familiaerendimento>. Acesso em: 14 de novembro de 2020.

 

POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola: relações família-escola. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v.9, n.2, p.303- 312, 2005.

 

ROCHA, S.C & MACHADO R.C. Artigo relação família escola. Belém, p.18, 2002, Disponível em: <http:\\ www.unimeo.com.br>. 20 de outubro de 2020.

 

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

 

VISCA, Jorge. Psicopedagogia: novas contribuições. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.