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AVALIAÇÃO MEDIADORA

Andréa Bezerra Ferreira¹

Dayane Ferreira de Amaral Côrtes ²

Maria José Nunes Mota Gomes³

Rebeca Sara Serra Costa Nascimento 4

Taysa Delarcos de Oliveira 5

 

 

RESUMO

A avaliação geralmente é vista como algo que visa classificar, julgar, porém a proposta da avaliação mediadora é totalmente diferente dessa visão, esta modalidade tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do aluno.

 

Palavras-chave: Avaliação; aprendizado; mediação

 

 

INTRODUÇÃO

 

A avaliação mediadora é uma forma de ensino através da qual o professor deixa de ser apenas o transmissor de conhecimento e passa a ser uma ponte entre o aluno e o saber. Os erros do educando não são reprimidos, mas são considerados como parte do processo de construção do conhecimento. O professor faz com que o aluno reflita sobre sua própria aquisição de conhecimento, passa a ser formada uma relação professor- aluno em que o professor se torna apto a ensinar e aprender ao mesmo tempo.

Avaliação mediadora consiste em uma postura profissional e exemplar do docente, pois o professor deve mediar o aprendizado do aluno, proporcionando a ele a construção do próprio conhecimento para que o mesmo seja significativo para o educando.

Nesta modalidade o professor deve levar em conta o conhecimento prévio do aluno, assim como o meio social em que ele está inserido e a comunidade em que a escola está situada, esses pressupostos são itens básicos que ajudam o professor a planejar suas aulas e adapta-las à realidade vivida pelos alunos.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Na avaliação tradicional, o professor era o centro das atenções e cabia ao aluno concordar com tudo sem questionar, o aprendizado muitas vezes só tinha significado classificatório, a criança não construía seu conhecimento, mas era moldada a construir o conhecimento dos outros, da maneira dos outros, de forma mecânica, além de que o aluno era levado sempre a memorizar conteúdos e o fazia somente para a realização da prova.

Deste modo existem três tipos de avaliação: Somatória, quando o resultado é obtido através de prova escrita ou oral que atribui uma nota de acordo com as questões acertadas pelo aluno; Diagnóstica, quando é feita uma avaliação no início de um período para que seja avaliado aquilo que o aluno já sabe sobre o tema que será abordado e a partir daí o professor pode elaborar seu plano de aula tendo como base aquilo que o aluno já sabe sobre o assunto e incluindo aquilo que o educando precisa aprender; e por último e muito importante temos a avaliação formativa que como o próprio nome já diz ela tem o intuito de “formar”, formar um cidadão crítico, sujeito de suas próprias vontades, autônomo, que saiba interpretar diferentes situações do dia a dia.

Atualmente a avaliação somatória ainda faz parte do processo de aprendizagem, mas existem outras ferramentas que incrementam o processo de avaliação para que o aluno seja visto como um todo e não somente pela nota que tira em um dia estipulado.

O professor mediador vem romper com esse sistema que reprime, ele ajuda o aluno a compreender o conteúdo de maneira significativa, o professor irá analisar o aluno em todos os aspectos e a avaliação será feita de forma qualitativa.

HOFFMANN (1996) em seu livro Avaliação mediadora, reforça a ideia de que o conhecimento só seja significativo para o aluno se ele puder construí-lo por si só:

 

O professor mediador oportuniza e favorece processos de reflexão da criança sobre suas ações: Oportunidades de pensar sobre a própria experiência, estabelecendo relações entre ideias e ações e percebendo diferentes pontos de vista para reconstruir suas experiências no plano mental, evoluindo, dessa forma, nos planos moral e intelectual (HOFFMAN, 1996, p. 20).

 

O avaliador deve manter uma postura crítica e reflexiva sobre seu trabalho docente, estar sempre atualizado e preocupar-se principalmente com o aprendizado do aluno e seu desenvolvimento.

 

Mesmo que se acompanhe e conheça todas as reações de uma criança, não se estará avaliando, no sentido pleno, se a intenção não for a de auxilia-la, de um fazer pedagógico que contribua para o seu desenvolvimento. (HOFFMANN 1996, p.17).

 

O educador deve instigar os educandos fazer com que eles agucem suas curiosidades e procurem cada vez mais fazer pesquisas para aumentar seus conhecimentos e sanar suas dúvidas, uma maneira eficaz de fazer um aluno assimilar os conteúdos é trabalha-los a partir de algo que eles gostem e que seja significativo para eles.

O aluno se sente à vontade para construir seu conhecimento, ele aprende a fazê-lo através de suas próprias vivências, nesta modalidade o aluno deixa de estudar por simples obrigação de passar de ano ao adquirir nota, ele se torna ciente de que o conhecimento é muito importante para sua vida.

 

 

Abordagem do tema e referencial teórico

 

O tema avaliação perpassa por muitas esferas da educação e fora dela, pois somos avaliados em muitas coisas do dia-a-dia, porém a maneira como a avaliação vem sido abordada na escola atualmente tem deixado muita coisa a desejar ela tem sido uma das grandes causas do fracasso escolar, muitos professores ainda avaliam notas ao invés de aprendizado.

As formas de avaliação como somativa e formativa ainda são eficazes sim, se forem aplicadas da forma correta, de forma que o educando perceba que através dela ele pode concertar seus erros e procurar se esforçar mais para não voltar a cometê-los.

Um professor bem preparado, que se preocupa com o aprendizado do aluno, deve estar sempre aberto a adaptar-se às necessidades do mesmo, a criar formas de fazer com que se aproprie do conhecimento e crie gosto por ele, fazer com que o aluno queira buscar cada vez mais uma forma de sanar suas dúvidas.

Para LUCKESI (2006) o aprendizado deve se sobrepor às notas, ou seja, mesmo que o aluno não tenha absorvido todo o conteúdo, o professor deve analisar se ele conseguiu absorver alguma parte dele.

 

 

Metodologia

 

Essa pesquisa teve como metodologia dados bibliográficos de diferentes autores que defendem a avaliação mediadora como uma forma de encaminhar o aluno para o conhecimento, através do qual se pode conquistar muitas coisas.

Um dos principais materiais usados para essa pesquisa foi o livro Avaliação mediadora – Uma prática em construção da pré-escola à universidade de Jussara Hoffmann que descreve detalhadamente cada passo para que esse tipo de avaliação seja efetivado, a autora tem uma visão crítica em relação ás avalições tradicionais e evidencia a importância da conscientização do professor de que o conteúdo que aplica na sala de aula e a forma com que ele é aplicado tem suma importância na vida dos alunos.

 

 

Resultados e discussões

 

O modo como a avaliação ocorria anteriormente era a avaliação tradicional com uma finalidade classificatória. Um aluno que não conseguia aprender o conteúdo ensinado pelo professor era taxado de burro ou incapaz de compreender, o aluno ficava reprovado ao final do ano, e assim sucessivas vezes, pois nada mudava na metodologia do professor e nem na forma do aluno ser tratado, isso acabava ocasionando na desistência do aluno, pois ele percebia que seria reprovado ou os próprios pais os tiravam da escola, pois argumentavam que a escola não estava servindo de nada para o aluno, essas crianças eram colocadas pra fazer trabalho braçal e assim ficavam por toda sua vida, eles mesmos passavam a acreditar que seriam incapazes de aprender.

Atualmente essa visão tem mudado bastante, existem várias causas para as dificuldades de aprendizagem, que vão desde a metodologia do professor até problemas psicológicos, familiares e patológicos.

O principal objetivo das instituições de ensino é a aprendizagem dos alunos, mas será que elas estão fazendo o seu papel para tal? Será que estão somente taxando o aluno de incompetente e não está revisado seu conceito? Sabe-se que existem inúmeras ferramentas para a aprendizagem, às vezes o professor está falhando em sua metodologia, ou ela não está funcionando com determinado aluno, o educador deve adaptar sua aula a fim de que todos os alunos possam compreender o conteúdo.

A avaliação formativa é uma ótima aliada da mediação, pois ela faz uma análise durante todo o processo de ensino do que os alunos estão conseguindo compreender. Permite ao professor analisar se os educandos estão tendo um bom aproveitamento do conteúdo. Um mediador bem preparado procura fazer uma recuperação paralela como os alunos que tem dificuldades de aprendizagem para que eles possam nivelar seus conhecimentos aos demais alunos e que consigam encerrar a unidade de ensino com um resultado positivo.

Para HYDT (2004) essa forma de avaliação visa orientar tanto o aluno como o professor, ela deve ser feita de forma convidativa para que não seja tomada como algo ruim, mas como um estímulo.

Ao mesmo tempo em que o professor consegue analisar a eficácia de sua ação docente para saber se precisa mudar ou não sua metodologia, o aluno consegue se auto avaliar, perceber os seus erros e acertos e entender que o principal responsável pela construção de seus conhecimentos é ele mesmo, com essa visão o educando consegue detectar suas falhar para corrigi-las.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO

 

O conceito de avaliação abordado faz parte de uma nova proposta pedagógica visando melhor qualidade do ensino, em que o fator principal é o aprendizado. Compreender o contexto de avaliação mediadora é aproximar seus principais autores Professor e aluno.  

É perceptível a sua importância nesse processo, pois tem a função de auxiliar o professor a rever sua metodologia, olhar para a realidade do aluno e suas capacidades sendo o mediador, e ao aluno se propõe o desafio de construir o seu próprio conhecimento a partir dos seus erros, sem o medo de ser reprimido ou julgado chegando ao objetivo de se ter um indivíduo com autonomia, senso crítico e reflexivo.

 

 

REFERÊNCIAS

 

HOFFMAN, Jussara. Título: Avaliação Mediadora: a ponte entre o conhecimento e a aprendizagem. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

LUZ – Giovana Gomes de Macedo - Avaliação Mediadora: a ponte entre o conhecimento e a aprendizagem – 2012 – disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2012/06/avaliacao-mediadora-ponte-entre-o.html Acesso em: 07/05/2018

Saraiva educação – Conheça os principais tipos de avaliação e dicas para aplicá-los – postado em: 07 de janeiro de 2022 – acesso em: 04/10/2022 – disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/tipos-de-avaliacao/

Rebecca Faria da Silva - Avaliação escolar como prática mediadora – postado em: 30 de maio de 2017 – acesso em: 04/10/2022 – disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/11/avaliao-escolar-como-prtica-mediadora#

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