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GESTÃO ESCOLAR EM TEMPO INTEGRAL NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PROFª CARMEN VIEIRA DIAS”

Karoline Schaedler da Silva[1]
Márcia Araújo Gomes[2]
Zilmeire Macedo de Oliveira[3]
Mailza Tavares de Matos[4]
Sandra Maria Samsel de Oliveira[5]

 

 

 

RESUMO

A gestão escolar é um modelo educacional pela instituição de ensino. Que é impulsionar e coordenar diferentes dimensões de habilidades e dos talentos também para aprimorar o ensino. Quando define gestão escolar o seu escopo de ações a escola ela tem a capacidade de concentrar a promoção de crescimento e de organização das condições básicas de um progresso sustentável. A preocupação da gestão escolar é lidar com os aspectos as rotinas educacionais, como primordial o foco de resultados na execução de da liderança.

 

PALAVRAS CHAVES: Gestão escolar, democracia e educação.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Este relatório visa a informar sobre as experiências realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil  “ Profª Carmen Vieira Dias.”

O relato destas experiências, neste relatório, busca sistematizar as aprendizagens realizadas nesta prática educativa, através da qual empreendemos dar sentido à construção teórico-metodológica, efetivada do que é uma Gestão Escolar na prática.  O CMEI “ Profª Carmen Vieira Dias,  atualmente atende uma clientela de: 263 (Duzentos e Sessenta e Três) alunos matriculados na educação infantil, crianças de 0 a 5 anos e onze meses, nos períodos matutino, vespertino e em tempo    integral.

Construída no perímetro urbano do Município de Diamantino, situada à Travessa Antônia e Paes da Costa Sales, 83- Centro Rua Fortaleza no município de Diamantino – MT, CEP 78.400.000.

A gestão escolar que tem como princípios democráticos gestores que reflete o respeito pela prática pedagógica. Tem toda uma gestão montada por trás, entre eles estão: professores, TDIs secretário, coordenadora, diretora, apoio, Zeladores de Pátio e cozinheira entre outros, para que a conduta do trabalho de certo todos os dias, o PPP no qual toda a gestão escolar deve seguir durante todo o ano letivo, onde explica a gestão em si, da instituição escolar, horário dos funcionário, troca de período, quantidade de alunos permitido na instituição, horário de funcionamento, projetos desenvolvido ou em andamento.

A gestão democrática ela é entendida como melhoria na convivência do ser humano, em relação a prática de exercício coletivo, então democracia é um estado de participação.

A gestão está correspondida ao sistema de ensino, que é o contexto que abrange a política educacional, refere aos órgãos do sistema de âmbito, a partir das escolar. (Ibid, 2006, p.25).

 

 

OBJETIVOS

 

Objetivo Geral

 

Objetivo  de incluir toda a comunidade escolar, para engajar no processo tomada de decisões. E nas implementações dos projetos e no auxilio das atividades.

 

Objetivos Específicos

 

 

 

METODOLOGIA

 

A metodologia do trabalho foi realizada em campo, com visitas programadas no espaço de trabalho da gestão escolar através de observação, de todos os funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil “Profª Carmen Vieira Dias”. Teve como material e base de estudo   os dados e funcionamento da escola pelo PPP que é o Projeto Político Pedagógico. Durante a observação foi possível perceber o quanto a comunidade do bairro está crescendo e o quanto a gestão escolar vem trabalhando em relação a comunidade, aos projetos elaborados e nos comunicados que a escola presta a população.

 

 

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

 

O Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Carmem Vieira Dias,” atualmente atende uma clientela 263 alunos da Educação infantil, de 0 a 5 anos e onze meses, nos períodos matutino e vespertino e em tempo integral. A localização do Estabelecimento no Município de Diamantino fica na zona urbana, (Bairro Centro), e atende a clientela do próprio bairro e de bairros próximos como, por exemplo, dos Bairros: Pedregal, Bairro da Ponte, Bairro Popino e Bairro progresso cuja locomoção dos mesmos se dá por meio de bicicletas, motocicleta, carro e a pé.

O Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Carmen Vieira Dias”, tem por filosofia estimular o educando a desenvolver suas potencialidades, que significa torná-lo capaz de pensar e de agir de acordo com seus próprios pensamentos e responsabilizar-se pelos seus atos, instrumentalizando-o para enfrentar os desafios da vida com alegria e sabedoria, pois a criança vem para a escola para ter oportunidade diferenciada, onde possa desenvolver as suas habilidades.

Tendo como eixo norteador às experiências, as práticas e as vivências, pois acreditamos que através desses eixos a escola possibilitará as mudanças para o amanhã, onde o educando desenvolverá as competências pessoais e sociais.

Temos clareza que qualquer escola que prima por inovações, deve incentivar novos conhecimentos num processo contínuo, onde o aprender a aprender, aprender brincando é foco primordial, pois a pré-escola é o alicerce para a vida escolar da criança.

 

 

A OBSERVAÇÃO

 

Através da observação da gestão junto com a comunidade escolar, percebe que é um ambiente harmônico. Nos dias de observações foi possível perceber  o quanto os profissionais Do Centro Municipal de Educação Infantil “ Profª Carmen Vieira Dias” preza e zela pela escola, todos os ambientes estão sempre limpos tanto o externo quanto o interno para recepção dos aluno e da comunidade, os gestores como direção, coordenação e secretário está sempre a disposição para tirar dúvidas e realizar suas tarefas diárias, durante as observações ficou claro que os Professores e os Técnicos Educacional Infantil  exerce com  responsabilidade suas funções ,  cabendo  a eles  o papel de buscar novos horizontes e fazer da  escola um espaço democrático, criando projetos educacionais, sociais e culturais. Resgatando a autoestima de todos envolvidos, colaborando com as atividades junto à família e a comunidade, valorizando o educando, criando oportunidade para o aluno desenvolver suas habilidades.

A proposta pedagógica envolve todos os funcionários da escola, dentre eles desde o apoio até a direção da escola. A proposta pedagogia é feita no começo do ano letivo onde ocorre um estudo coletivo junto com todos os funcionarios da educação da cidade e de todas as escolas de ensino fundamental e infantil. Os projetos são organizados através de uma agenda que nem sempre é possível de ser cumprida pois durante o dia a dia são possíveis surgir alguns problemas. A avaliação na Educação Infantil deve ser realizada mediante o registro do desenvolvimento da criança. Esse registro acompanha a criança nessa transição e vai oferecer subsídios importantes para a continuidade do trabalho a ser desenvolvido com ela.

 

 

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Este trabalho que teve com intuito observar e adquirir conhecimento no dia a dia  da gestão escolar que é focada em realizar seus trabalhos diariamente obtendo resultados  constantemente, A metodologia de ensino do Centro Municipal de Educação Infantil “Profª Carmen Vieira Dias” está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola adotando a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos.

Pois na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional.

Na Escola o Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.

A Proposta pedagógica da Escola é construída em cima do que rege a BNCC garantindo aos educandos todos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Tendo em vista todas as observações elencadas, concluo com muita admiração e reconhecimento pela escola na qual o estágio foi realizado, um dos maiores desafios durante uma trajetória escolar é não saber lidar com as dificuldades encontrada durante o dia a dia no seu próprio ambiente de trabalho, o estágio pode mostrar que a agenda escolar nem sempre será possível ser cumprida, que pode acontecer imprevisto no qual irá mudar toda a rotina.

A gestão escolar deve estar sempre preparada para qualquer acontecimento imprevisível e possível de acontecer na instituição escolar.

Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso ajudaram muito em relação ao estágio, Enquanto estamos na teoria, as vezes bate o desespero e pensamentos de insegurança, porém quando nos deparamos com a prática criamos forças, pois apesar dos desafios é encantador estar vivendo a experiencia na qual tem toda uma trajetória de anos para poder vivenciar esse momento foi muito além de toda a expectativa dada e depositada.

 

 

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS

 

DEWEY, John. Democracia e educação: introdução a filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anisio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

 

LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiãnia: Alternativa, 2004.

 

LUCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 2. ed. Petrópolis: Vozez, 2006. a

 

PARO, pitar Henrique. Administração escolar: uma introdução critica. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

 

TEIXEIRA, Lucia Helena G. Cultura organizacional e projeto de mudança em escolas públicas. São Paulo: Autores Associados, 2002.

 

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais – a pesquisa qualitativa  em educação – O Positivismo, a Fenomenologia, o Marxismo.São Paulo: Atlas, 1987. 

 

VEIGA I.P.A.; RESENDE, L.M.G. de. Escola: Espaço do Projeto PolíticoPedagógico.  5. ed.Campinas, SP: Papirus, 2001.

 

FREITAS,  L.C.  de. Uma PósModernidadede  Libertação – reconstruindo as  esperanças.  CampinasSP.  AutoresAssociados, 2005.  (Coleçãopolêmicas do nosso tempo). 

 

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