Análise comparativa: o real e o ideal da Gestão Escolar
Elenir Carmen Ransan Brasil
Leidamar Vieira de Freitas
Keila Paula da Silva
Taís Aparecida Berlanda Babolim
A gestão escolar ideal visa estreitar os laços entre a escola, a família e a sociedade, com o propósito de proporcionar uma educação de excelência e fomentar o exercício da cidadania. Na perspectiva da gestão democrática, a educação de qualidade constitui um direito inalienável de todos os estudantes. Nesse sentido, é imprescindível assegurar o acesso equitativo à educação, com um currículo contextualizado e relevante para a realidade de cada comunidade.
O diretor escolar, na gestão democrática, desempenha um papel crucial ao promover um ambiente educacional de qualidade, pautado nos princípios da horizontalidade e da escuta ativa. Desse modo, a liderança do diretor deve transcender o exercício de um poder centralizador, sendo pautada na capacidade de dialogar, mediar conflitos e facilitar os processos de aprendizagem. O diretor atua como um mediador imparcial e transparente entre a comunidade escolar e os demais setores da gestão educacional
A transparência afirma a dimensão política da escola. Sua existência pressupõe a construção de um espaço público vigoroso e aberto às diversidades de opiniões e concepções de mundo, contemplando a participação de todos que estão envolvidos com a escola (ARAÚJO, 2000 p.155).
Essa prática reforça o sentimento de pertencimento e garante que todos os envolvidos se sintam parte integrante do processo decisório. A gestão escolar democrática deve ser um princípio norteador para a equipe gestora, permeando todas as ações e manifestando-se por meio do trabalho coletivo, da ética profissional e da adesão ao Projeto Político Pedagógico. Nesse contexto, a elaboração do plano de ação deve ser um processo democrático, coordenado pela equipe gestora. Para tanto, é imprescindível que a construção desse plano seja fundamentada em pesquisas, estudos e no compromisso de todos os envolvidos, a fim de garantir a efetivação de uma educação democrática."
"Na prática, um dos maiores desafios da gestão escolar reside na dificuldade de estabelecer uma comunicação eficaz e de mobilizar os pais e a comunidade escolar de forma consistente. A comunicação constante e a necessidade de explicitar o significado das ações pedagógicas demandam um esforço considerável dos educadores. A transparência, nesse sentido, é fundamental para promover um diálogo aberto e participativo. No entanto, a necessidade de solucionar problemas de forma rápida e eficiente pode comprometer a transparência em algumas situações.
A participação efetiva na gestão escolar exige diálogo, responsabilidade e colaboração de todos os membros da comunidade escolar. É preciso ir além da mera presença e engajar-se ativamente no processo. A descentralização das decisões é outro aspecto crucial para a gestão democrática. Nesse modelo, o gestor atua como um orquestrador, facilitando a tomada de decisões coletivas e promovendo a autonomia da escola.
" Ninguém vive plenamente a democracia nem tampouco a ajuda a Crescer, primeiro, se é interditado no seu direito de falar, de ter voz,de fazer o seu discurso crítico; segundo, se não se engaja, de uma ou outra forma, na briga em defesa deste direito, que, no fundo, é o direito também a atuar. (FREIRE, 1993, p. 88).
A igualdade, embora fundamental, não constitui o único pilar da democracia. Para alcançar a equidade, é necessário adotar medidas diferenciadas, oferecendo mais apoio àqueles que mais precisam. A gestão democrática, nesse sentido, valoriza a diversidade e busca atender às necessidades específicas de cada indivíduo.
A flexibilidade e a negociação são elementos indispensáveis para a construção de uma gestão democrática. A avaliação contínua e participativa, incluindo a autoavaliação, é fundamental para acompanhar o progresso e promover a melhoria contínua. A escola democrática estimula a interação entre pares, o respeito à diversidade, a construção coletiva do conhecimento, o desenvolvimento moral e a conexão com o mundo.
Os estudantes são os principais beneficiários da gestão democrática, pois aprendem, no cotidiano escolar, os princípios e práticas da democracia."
A relação entre a democracia e educação se caracteriza pela dependência e influência recíproca. A democracia depende da educação para o seu fortalecimento e consolidação e a educação depende da democracia para o seu pleno desenvolvimento, pois a educação não é outra coisa senão uma relação entre pessoas livres em graus diferentes de maturação humana. SAVIANI (1994).
A escola não deve preparar o cidadão para a democracia, a democracia tem que estar sendo vivida desde o início da sua existência” PORVIR, (2020 Ao participar ativamente de um ambiente escolar pautado pela gestão democrática, o indivíduo é imerso em um contexto que fomenta seu desenvolvimento integral. Alicerçado nos princípios de participação, equidade e autonomia, esse modelo de gestão proporciona um espaço propício para o desenvolvimento de competências socioemocionais, cognitivas e cidadãs.
O estudante, ao ser sujeito ativo no processo educativo, desenvolve habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração e a comunicação eficaz. Além disso, internaliza valores como a justiça, a solidariedade e o respeito à diversidade, essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A gestão democrática, ao promover a participação de todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões, contribui para a construção de um senso de pertencimento e de responsabilidade social. Nesse contexto, o aluno aprende a valorizar o diálogo, a negociar e a construir consensos, competências fundamentais para a vida em sociedade.
Ao vivenciar uma escola democrática, o indivíduo é preparado para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, desenvolvendo a capacidade de aprender ao longo da vida, de adaptar-se a novas situações e de construir um futuro mais justo e sustentável. A democracia na gestão trata-se de um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade, com objetivo de promover a participação social para o benefício dos participantes da investigação. Trata-se, portanto, de uma atividade educativa de investigação e ação social (BRANDAO, 1984, p. 51).
A gestão democrática na educação tem sido amplamente discutida na literatura especializada, destacando-se a importância da participação de todos os membros da comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre os elementos que fundamentam a participação da comunidade escolar na gestão democrática, bem como analisar os desafios e as potencialidades desse modelo de gestão.
É fundamental que cada membro da comunidade escolar – professores, alunos, pais e funcionários – tenha clareza sobre seu papel e responsabilidades na gestão democrática. Ao compreender a importância de sua participação, os indivíduos se sentem mais motivados a engajar-se nas decisões que afetam a escola, contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais democrático e participativo.
A gestão democrática rompe com a visão tradicional de centralização do poder nas mãos do diretor, promovendo a descentralização das decisões e o compartilhamento de responsabilidades. Nesse contexto, a participação de todos os atores envolvidos é essencial para a construção de um projeto educativo coletivo.
A gestão compartilhada, na qual todos os membros da comunidade escolar participam ativamente tanto na tomada de decisões como nas atividades do dia a dia, é um dos pilares da gestão democrática. Essa prática favorece a construção de um senso de pertencimento e de corresponsabilidade, além de promover a valorização da diversidade de opiniões e perspectivas.
O papel do gestor escolar nesse processo é fundamental. O gestor democrático atua como um mediador e facilitador, promovendo o diálogo, a construção de consensos e a resolução de conflitos. Ele é responsável por criar um ambiente propício à participação e à colaboração, incentivando a autonomia e a proatividade dos membros da comunidade escolar.
A gestão democrática representa um avanço significativo na educação, promovendo a participação, a autonomia e a corresponsabilidade de todos os envolvidos. Ao compartilhar responsabilidades e decisões, a comunidade escolar fortalece os vínculos, promove a melhoria contínua do processo educativo e contribui para a formação de cidadãos mais críticos e participativos. No entanto, a implementação da gestão democrática exige um processo contínuo de formação e acompanhamento, além da superação de diversos desafios, como a resistência à mudança e a desigualdade de poder.
Referências
https://direcionalescolas.com.br/o-ideal-e-o-real/
http://pedagogiacerrolargo.blogspot.com/2011/06/gestao-escolar-ideal-e-real.html
https://tutormundi.com/blog/gestao-escolar-democratica/
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1435
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1435