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Alfabetização e letramento: compreendendo conceitos e práticas na educação

Deisy Alves de Sousa

Kettlley Stefania Melo Silva

Marcela Rosa Gonçalves Reginato

Pollyane Kessia Costa Silva

Fabiana Cristina Nobre de Oliveira

 

DOI: 10.5281/zenodo.14162607

 

 

Resumo

O artigo aborda os conceitos de alfabetização e letramento, destacando suas diferenças e complementaridades no processo educativo. Alfabetização é o aprendizado do sistema alfabético e o domínio das letras e sons, permitindo que o indivíduo leia e escreva. Já o letramento refere-se ao uso da leitura e escrita em diversos contextos sociais, promovendo a compreensão e produção de textos de maneira prática e significativa. Embora interligados, alfabetização e letramento possuem enfoques distintos: enquanto a alfabetização foca no aspecto técnico da leitura e escrita, o letramento visa o uso dessas habilidades de forma funcional no cotidiano. Assim, um aluno alfabetizado pode não estar letrado e vice-versa. No ensino, é essencial integrar práticas de alfabetização e letramento, como projetos de leitura e atividades de escrita funcional, para formar leitores e escritores capazes de interpretar e interagir com o mundo de forma crítica e significativa. Isso garante uma formação completa, atendendo tanto à base técnica quanto ao contexto social da linguagem.

 

Palavra chave: Alfabetização. letramento. educação.

 

 

Introdução

 

A alfabetização e o letramento são conceitos essenciais na formação inicial dos estudantes e têm grande impacto na vida escolar e social. Embora frequentemente tratados de forma semelhante, eles possuem nuances e particularidades que influenciam as abordagens pedagógicas. Este artigo busca explorar as diferenças entre alfabetização e letramento, bem como refletir sobre suas implicações no contexto educacional.

 

 

Conceito de Alfabetização

A alfabetização refere-se ao processo de ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, incluindo o domínio das letras e a compreensão dos sons da língua. Em termos simples, alfabetizar é ensinar a decodificação das palavras e a associação entre letras e sons, permitindo que o indivíduo leia e escreva.

Alfabetizar vai além de ensinar um código: envolve compreensão das regras ortográficas, fonéticas e gramaticais, que são essenciais para o domínio básico da escrita e leitura. Na alfabetização, o foco está, principalmente, na mecânica da leitura e escrita, sendo este um passo inicial para a construção de habilidades mais complexas.

 

 

Conceito de Letramento

 

Letramento, por outro lado, amplia a ideia de alfabetização, incorporando o uso da leitura e escrita em diferentes contextos sociais e culturais. Letrar significa ensinar o aluno a interpretar e produzir textos em diversas situações do cotidiano, promovendo o uso significativo da língua escrita em práticas sociais.

Dessa forma, o letramento envolve não apenas a habilidade de ler e escrever, mas também a competência para aplicar essa habilidade em diferentes contextos, como compreender e-mails, ler placas, interpretar gráficos, entre outros. O conceito de letramento abrange, então, a aplicação prática e funcional da linguagem, inserindo o indivíduo em uma sociedade que exige comunicação e interpretação escrita em várias formas.

 

 

Diferenças entre Alfabetização e Letramento

 

Embora interligados, alfabetização e letramento possuem enfoques diferentes. A alfabetização é um processo técnico, voltado ao aprendizado do sistema de escrita. O letramento, por sua vez, foca na inserção do indivíduo em práticas de leitura e escrita que fazem parte de sua vida social. Essa distinção é importante para o planejamento escolar, pois indica que o domínio do código escrito não necessariamente implica no desenvolvimento da competência comunicativa e interpretativa necessária para a prática social da leitura e escrita.

Um aluno pode ser alfabetizado, ou seja, pode saber ler e escrever, mas ainda não ser letrado o suficiente para entender o contexto e a função de diferentes tipos de textos. Por outro lado, o letramento sem a alfabetização plena também se torna ineficaz, pois o aluno pode compreender a função da leitura e escrita na sociedade, mas não ter o domínio necessário do código para usá-los de forma autônoma.

 

 

Práticas Educacionais na Alfabetização e no Letramento

 

Na educação, é fundamental integrar alfabetização e letramento para garantir que os alunos não apenas aprendam a ler e escrever, mas também desenvolvam habilidades para interpretar e interagir com textos em diversos contextos. As práticas pedagógicas que combinam esses aspectos promovem a construção de sentido na leitura e escrita, tornando o aprendizado mais relevante e motivador.

 

 

Abordagens para a Alfabetização:

 

Método Fônico: Enfatiza a correspondência entre letras e sons, facilitando a decodificação.

Método Global: Trabalha com palavras e textos completos, ajudando na contextualização da leitura.

Método Silábico: Foca no reconhecimento das sílabas, uma unidade intermediária entre letras e palavras.

 

 

Abordagens para o Letramento:

 

Projetos de Leitura e Escrita: Integram o uso de gêneros textuais, como notícias, receitas e cartas, com foco em sua função e contexto social.

Leitura Crítica: Incentiva a interpretação crítica e reflexiva dos textos, promovendo o entendimento do conteúdo e da intenção comunicativa.

Práticas de Escrita Funcional: Envolvem a criação de textos que o aluno pode encontrar em sua rotina, como listas, bilhetes e e-mails, ajudando-o a ver a utilidade prática da escrita.

 

 

Implicações para o Ensino

 

Para um ensino efetivo, é necessário que as escolas promovam práticas que envolvam tanto a alfabetização quanto o letramento. Integrar essas dimensões possibilita que o aluno construa uma base sólida de habilidades linguísticas e esteja preparado para utilizar a leitura e a escrita de maneira significativa e crítica em sua vida.

Além disso, é fundamental considerar o contexto sociocultural dos alunos e adequar as práticas de ensino às suas vivências, garantindo que a leitura e a escrita façam sentido para eles. O papel do professor é essencial, sendo necessário criar estratégias e atividades que tornem o processo de alfabetização e letramento dinâmico e acessível para todos.

 

 

Conclusão

 

A alfabetização e o letramento são processos interdependentes e complementares. Enquanto a alfabetização fornece as ferramentas básicas para a leitura e escrita, o letramento contextualiza esse conhecimento e permite que o indivíduo participe de práticas sociais de forma ativa e significativa. Integrar esses conceitos na prática pedagógica é essencial para formar leitores e escritores críticos, capazes de interagir e interpretar o mundo que os cerca por meio da linguagem.

Ao compreender a importância tanto da alfabetização quanto do letramento, os educadores podem transformar o processo de ensino, garantindo que seus alunos desenvolvam uma compreensão profunda e funcional da leitura e da escrita.

 

 

Referencias

 

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SOARES, Magda. *AlfAlfabetização e letramento .

 

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FRANCHI, Ligia Marta Coelho.*LeLetramento: perspectivas linguísticas e psicolinguísticas .

 

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SOARES, Magda. Carta