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A importância da família no ambiente escolar

Ediana Rodrigues de Oliveira

Elisangela Valquiria Garcia Martins

Patrícia Nattes dos Santos

Priscila Pereira dos Santos Araujo

Vanda Maria Pereira

 

DOI: 10.5281/zenodo.14109305

 

 

RESUMO

A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. A interação entre os dois é fundamental tem uma grande importância, pois incentiva o aluno a se dedicar, a se comportar, respeitar, e quanto à família no ambiente escolar traz consigo uma proximidade da escola para sua casa pois incentivo da família faz toda a diferença no processo de ensino - aprendizagem. É importante que se crie laços entre escola e família, para que juntos possam formar pessoas mais comprometidas com o bem comum e estejam preparados para viver em sociedade. Pode-se observar que hoje a educação passa por grandes transformações, e se não houver comprometimento, parceria e envolvimento das partes interessadas a educação que tanto almejamos, será de qualidade.

 

Palavras-chaves: Família. Escola. Aprendizagem. Incentivo. Interação. Comprometimento.

 

 

Introdução

 

O presente estudo teve como objetivo geral verificar a importância da participação familiar no cotidiano escolar dos educandos. Como objetivos específicos, buscou-se analisar a importância da família na educação dos filhos, verificar como a família e os professores podem contribuir na aprendizagem dos educandos, analisar o rendimento escolar dos alunos cuja família não é participativa na escola e levantar o porquê de alguns pais não acompanharem os estudos de seus filhos na escola. Pois a acompanhamento e de suma importância para a vida dos alunos. Os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos, tanto escolar quanto familiar, é dever de a família conduzir a criança para uma vida que aspire melhorias, para que isso de fato possa acontecer a participação da família em todas as etapas da vida da criança, quando a criança percebe a presença o interesse dos pais por aquilo que elas fazem se sente mais seguras e responsáveis apresentando como resposta um bom desempenho escolar.

 

 

A família no ambiente escolar

 

Ao partirmos deste tema, a primeira reflexão que nos vem à mente, provavelmente, seja a dos papéis de cada uma destas instituições: família e escola.

O intuito dessa reflexão é pensarmos na importância da parceria entre elas, independentemente de qual seja o papel de uma ou de outra.

Quando a família acompanha o desenvolvimento escolar dos seus filhos, as

habilidades sociais, comportamentais e intelectuais são incentivadas e ampliadas, pois partem de trocas de experiências que acontecem tanto na sala de aula quanto na mesa de jantar. E elas vão aparecer-nos diversos momentos em que ocorre o intercâmbio de informações, seja em uma boa e animada conversa com colegas ou em uma conversa mais séria em uma situação importante.

No momento em que os pais procuram a escola para conhecer o projeto

político-pedagógico e o trabalho da direção, da coordenação e do corpo docente, passam também a conhecer o contexto em que seus filhos estão inseridos, e isso é fundamental para ajudá-los nas lições de casa, pois a partir desse momento sentem-se mais aptos e seguros para exporem suas opiniões.

E, também, quando a escola passa a conhecer melhor esse aluno e a sua família, a possibilidade de intervenções positivas no dia a dia do estudante aumenta muito.

Todavia, é importante observar a diferença entre o simples 'cobrar' e o verdadeiro acompanhamento, como aponta a autora Amanda Ferreira: "Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir.

Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada".

"O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal [...] “Quando os pais iniciam uma parceria com a escola, o trabalho com as crianças pode ir além da sala de aula, e as aprendizagens na escola e em casa possam se complementar mutuamente" (SPODEK; SARACHO, 1998, p. 167).

A família tem a função de complementar à formação do individuo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são corresponsáveis pela formação

cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.

Se a família tem responsabilidade com a educação da criança tanto quanto a escola, é necessário que as instituições família e escola mantenham uma relação que possibilite a realização de uma educação de qualidade. A troca de ideias entre educadores e parentes trará soluções mais propicia e rápida aos problemas enfrentados pelas crianças, pois como afirma Tiba (2002, p.3) "quando a escola, o pai e a mãe falam a mesma língua e tem valores semelhantes, a criança aprende sem conflitos e não quer jogar a escola os pais e vice-versa".

 

 

A importância da família

Família e escola devem se unir por um único objetivo

 

ARTIGOS DA LDB SOBRE FAMÍLIA E ESCOLA

 

A escola tem uma percepção diferente sobre as necessidades do estudante, assim como a família tem um olhar particular graças à convivência próxima com esse mesmo estudante. A junção dessas duas visões é o que promove uma formação educacional eficiente e enriquecedora para todos que participam do processo.

O Art. 12 da LDB trata de outra importante dimensão da gestão escolar, a relação com a comunidade. Assim, cabe à escola "articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração" entre esta e a sociedade e, ao mesmo tempo, "informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica" (Incisos VI e VII).

Na LDB (2004, p.27) afirma que; Art. 2°. A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (LDB 2004, p.27).

 

 

Considerações finais

 

A meta é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, trazendo ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos e capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Portanto, o papel que a escola possui na construção dessa parceria é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria e não apenas meros expectadores. Vale ainda ressaltar que escola e É de fundamental importância que se crie laços entre escola e família, para que juntos possam formar pessoas mais comprometidas com o bem comum e estejam preparados para viver em sociedade. Para haver realmente parceria entre a família e a escola, é preciso que cada um saiba exatamente quais as suas atribuições, ou seja, o que é responsabilidade da escola e o que é responsabilidade da família.

Podemos observar que hoje a educação passa por grandes transformações, e se não houver comprometimento, parceria e envolvimento das partes interessadas a educação que tanto almejamos não será de qualidade.

Que as escolas e as famílias caminhem juntas em prol do sucesso dos jovens estudantes de nossa sociedade, verificar como a família e os professores podem contribuir na aprendizagem dos educandos, analisar o rendimento escolar dos alunos cuja família não é participativa na escola e levantar o porquê de alguns pais não acompanharem os estudos de seus filhos na escola. Pois o acompanhamento e de suma importância para a vida dos alunos. A família como primeiro núcleo da construção de um sujeito, é fundamental para sua estrutura e isto é de suma importância para a educação e transmissão e fixação de valores. Já à escola, é primordial que ela elabore projetos e crie mecanismos para que a família participe ativamente do cotidiano escolar. Somente assim serão parceiros na efetivação do processo ensino e aprendizagem.

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. (John Dewey)

 

 

Referências

 

AZEVEDO, Letícia. Vida escolar e a participação da família. São Paulo - SP. Blog Colégio Poliedro. 2016. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/vida-escolar-e-a-participação-da-família/> Acesso em: 02, nov, 2018.

 

RINALDI, Roberta. A importância da participação da família na escola. ClipEscola. 2018. Disponível em: <https://www.clipescola.com/participacao-da-família-na-escola/> Acesso em: 02, nov, 2018.

 

TONET, Silvana Padilha da Silva. FAMÍLIA E ESCOLA EM UM ÚNICO OBJETIVO. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/familia-escola-em-um-unico-objetivo.htm>. Acesso em 13, Nov, 2018.

 

WEBER, Gilvani Abatti e SILVA, Irene Ferreira de Souza da. A importância dos

pais no processo educativo dos filhos e o papel exercido pela escola na educação dos filhos. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-familia-na-escola.htm>. Acesso em 13, Nov. 2018.