Imprimir

 

 

METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM

Malvina Santos da Soledade

 

RESUMO:

O presente trabalho tem por base demostrar que os primeiros anos são essenciais na formação da criança é a base que irá afetar a vida adulta e o desenvolvimento infantil, especialmente na primeira infância o qual necessita de estímulos. São várias as informações que são captadas o tempo todo no cérebro de um bebê e irão incentivar a evolução das habilidades motoras e emocionais, do controle de comportamento, de lógica, da linguagem e da memória. Vamos descobrir que a relação com os seus primeiros cuidadores (pais, mães, avós ou outra pessoa responsável), e com outras crianças é determinante para que esse desenvolvimento aconteça. É importante a atenção às necessidades físicas, é vital a qualidade das relações afetivas, da comunicação, segurança e os bons experimentos no mundo, em espaços públicos e em casa. Veremos que determinadas atividades podem ser intencionalmente realizadas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um bebê ou criança pequena.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil. Primeira infância. Bebês. Atividades.

 

INTRODUÇÃO

 

A sensação do momento é a tecnologia e a mesma vem modificando todos os campos sociais, até mesmo o educacional. Anteriormente o método tradicional, do professor, possuidor do conhecimento em um todo, passando aos alunos o ensino, era suficiente, já hoje não é mais. 

Para seguir a  nova geração (Geração Z), para os que já nascem submersos em benefícios e desafios provenientes da tecnologia, assim a educação precisa cada vez mais se adaptar e se ajustar para acompanhar o desenvolvimento desses nativos digitais. 

E por isso, que as metodologias ativas têm aumentado seu espaço na educação. Elas vieram para fazer uma verdadeira transformação nos estudantes, passando de passivos e ouvintes para ativos e produtores de conhecimento.

Para os que não conhecem a fundo as metodologias ativas, não será problema, pois neste artigo você irá conhecer tudo sobre elas de maneira detalhada e mostrarei algumas maneiras de como aplicar em sala de aula com seus alunos.

A chegada da informatização gerou várias modificações no jeito como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais. É essencial para o funcionamento da sociedade, a educação apresentar grande evolução, principalmente com a utilização das metodologias ativas de aprendizagem.

Depois de anos de ensino paralisado, nos deparamos com investimentos nas formas de aprendizado que têm gerado vários impactos positivos, para os discentes e para os docentes.

Aqui irei explicar qual é a importância das metodologias ativas e como elas funcionam, evidenciando também suas consequências que podem ajudar na evolução de uma Instituição de Ensino.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A teoria de Vygotsky (1998) busca compreender a relação entre linguagem, desenvolvimento e aprendizagem frente ao processo histórico cultural e a interação social, percebemos assim que o aprendizado como um processo social, no qual também é um complexo processo dialético, onde o desenvolvimento não é linear.

Segundo Vygotsky a criança aprende e depois ele se desenvolve, deste modo, o desenvolvimento de um ser humano se dá pela conquista e aprendizagem de tudo aquilo que o ser humano construiu socialmente ao longo da sua vida.

No que se refere a escola, vamos abordar de forma mais enraizada, pois além de transmitir o conhecimento acumulado, o processo deve acontecer de maneira organizada para que todas as ações realizadas pela escola e seus profissionais necessitam ser pensadas, discutidas, embasadas e planejadas, pois todas as ações necessitam ter intencionalidade e finalidade.

Na Educação Infantil este processo não pode ser diferente, pois o período dos 0 aos 5 anos é que fará a maior diferença no futuro da criança, moldando o seu desenvolvimento posterior.

A seguir veremos algumas atividades para primeira infância:

 

Características Psicológicas do Desenvolvimento

 

A criança ao obter controle de seus movimentos, no que se refere ao andar sozinha ela começa a se aperfeiçoar e o grau de dificuldade desse caminhar, seja pisando em algum objeto, seja andando para trás ou mesmo um degrau, sente como a um desafio a alcançar diante desses estímulos dificultosos.

A capacidade do caminhar involuntariamente da colaboração de um adulto, ajuda à criança um novo cenário do mundo, ampliando a compreensão dos objetos a sua volta, bem como sua manipulação, uma vez que estes eram limitados pelos pais. A criança se dá conta de que há a existência de obstáculos em seu trajeto e que precisa apreender maneiras de dribla-los. O caminhar é o que dá autonomia à criança.

 

CONCLUSÃO

 

Aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o nascimento da criança, sendo os atos intelectuais decorrentes de práticas sociais, assim, o indivíduo se faz humano apropriando-se da humanidade produzida historicamente.

Vygotsky (1998) também propõe a investigação da riqueza de informações da criança e o estudo de suas outras capacidades que não tem ligação direta com o conhecimento que ela possui, mas que desempenham papel importante em seu desenvolvimento.

Percebemos o quanto é importante as atividades na educação infantil com crianças de 0 aos 5 anos, pois é nessa fase que eles mais aprendem e se desenvolvem. Por isso precisamos planejar as atividades da educação infantil para que sejam exploradas todas as suas habilidades e assim as crianças se desenvolvam diariamente.

Como vimos, são várias as atividades para primeira infância e das características de cada uma. Assim aprendemos que precisamos deixar as crianças aprenderem de forma livre, para que seu desenvolvimento ocorra adequadamente e dinâmica.

Se locomover sozinho é o que dá autonomia as crianças e a capacidade de andar, independe do adulto, pois é sozinho que ele vai encontrando maneiras, jeitos para chegar a um lugar ou a um objeto.

Portanto, percebemos que o professor é muitas vezes determinante na formação da criança, pois é por meio da orientação, auxilio que a criança adquirirá os conhecimentos construídos socialmente durante a história da humanidade.

 

REFERÊNCIA

 

FERREIRA, Danielle. A importância da música na educação infantil. Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: Acesso em 13 de maio de 2013.

MARTINS, Lígia Márcia. O Ensino e o Desenvolvimento da Criança de Zero a Três Anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Orgs). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas – SP: Editora Alínea, 2009, p. 93 a 121.

PASQUALINI, Juliana Campreghe. A análise histórico-cultural do desenvolvimento infantil: teoria, pesquisa e implicações pedagógicas. Texto da palestra proferida no Congresso Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. 2012. Mineo.

PASQUALINI, Juliana Campreghe. Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2006.

 

Acessos: 903