REALISMO NO BRASIL E A OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS
Walingthon Ferreira do Nascimento
INTRODUÇÃO
O romance Dom Casmurro foi publicado pela primeira vez no ano de 1899, considerado por muitos a obra que, de fato, inaugurava o Realismo na literatura brasileira. Sem dúvidas, a obra mais famosa de Machado de Assis, que marcava também o início de sua fase mais importante como escritor.
A OBRA:
O romance Dom Casmurro é uma das grandes obras de Joaquim Maria Machado de Assis. Ele se enquadra no gênero romance, ficção e realismo literário. A história é contada pelos olhos de Bento, ele se usa de artifícios para colocar em pauta sua insegurança e ciúme relacionados a sua amiga de infância, Capitu. Dona Glória mãe e viúva, faz a promessa de tornar seu filho um padre, a qual leva o narrador protagonista a frequentar o seminário e lá conhecer Escobar, que se tornou seu melhor amigo. No decorrer da história Dom Casmurro consegue ser articuloso e nos convencer que sua insegurança e pensamentos a respeito de sua mulher e seu melhor amigo estavam corretos.
Esse livro consegue nos mostrar como uma história pode ter versões diferentes se contada por pessoas diferentes. Bento, acredita fielmente em sua versão, chegando a levar esse problema até mesmo para a relação com seu filho e para o resto de sua vida. Todavia, só poderíamos saber como as coisas realmente se sucederam, se tivéssemos também a versão de Capitu e de Escobar.
Durante a leitura, podemos ver que existem interferências do autor, onde o real e o imaginário trocam carícias na obra, pois Machado de Assis nos traz a realidade e o fato imaginado, impossibilitando entender a obra objetivamente. O que nos leva a duvidar se os acontecimentos são reais. Mas ao mesmo tempo ele tenta nos convencer de que tudo aquilo verdadeiro e aí entra a literatura, que tem o poder de criar ilusões tão perfeitas que lemos como se fosse realidade.
REFERÊNCIAS:
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. UNAMA. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/ua000194.pdf.
BRASIL ESCOLA. Dom Casmurro. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/dom-casmurro.htm.