Imprimir

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE NA ESCOLA

 

 Adriana Goncalves da Silva

Rozangela Silva Gonçalves

Wellen Cristina da Silva dos Santos

 

RESUMO

 

Este trabalho discute a importância do trabalho em equipe no dia-a-dia escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de levantamentos documentais e observação. Para alcançar seu objetivo principal, estudo abrangeu tópicos importantes do trabalho em equipe, procurando apresentar a conceituação, a história e origem das equipes de trabalho, as vantagens do trabalho em equipe, os tipos de equipes existentes nas organizações, a formação e o desenvolvimento das equipes, o comportamento do ser humano dentro de uma equipe, os conflitos e problemas de funcionamento e continuidade das equipes e, finalmente, o gerenciamento de equipes. Quanto aos resultados, pode-se ressaltar a importância da consciência de que trabalhar em equipe não é simplesmente reunir um grupo de pessoas essas pessoas precisam estar conectadas, conhecer-se, comunicar-se de forma clara e caminhar juntas rumo a um objetivo comum.

 

PALAVRAS CHAVES: Organização. Escola. Trabalho em equipe.

 

 

 INTRODUÇÃO

O trabalho em equipe no âmbito escolar consiste na integração das atividades do corpo docente, direção e equipe pedagógica tendo por objetivo a aprendizagem do educando. As ações docentes devem contribuir para a formação do aluno cidadão conscientes de seu papel na sociedade contemporânea. Todos os esforços no sentido de se produzir trabalho em equipe tem como finalidade maior a construção de uma sociedade igualitária, com menos desigualdades sociais gerando qualidade de vida.

O trabalho tem por objetivo descrever as dificuldades em realizar um trabalho  em equipe na escola pública, pois estão presentes a cultura do individualismo e também toda estrutura organizacional da escola dificultando que este trabalho coletivo se concretize de fato; destacar os entraves encontrados pelo corpo docente, equipe pedagógica e a não aceitação da mesma no espaço escolar.

A problemática da pesquisa está em discutir de que forma  os corpo docente pode contribuir para  o trabalho em equipe?

Quanto à metodologia utilizada, este trabalho foi desenvolvido de forma teórica, baseado no procedimento de cunho teórico-filosófico de revisão bibliográfica realizada por meio de livros, artigos científicos e sites.

Os teóricos estudados e pesquisados foram: Souza (2005), Ferreira (2001), Wellins, (2004), Rocha (2003), Eaton, (2001).

O presente trabalho está dividido em dois  capítulos no primeiro capitulo será relatado sobre trabalho em equipe. No segundo será descrito sobre  

 

2 DESENVOLVIMENTO

         2.1 Trabalho em equipe  

 Trabalho em equipe tem sido muito discutido  pelo mercado de trabalho aos novos profissionais, de todas as áreas. As transformações que estão acontecendo no mercado cobram mudanças internas, de conceitos e até mesmo de hábitos. É uma luta importante para quem quiser alcançar seus objetivos. Atualmente, a maioria dos executivos concorda que a atuação de equipes é fundamental para o alcance deste diferencial e manutenção de um alto desempenho organizacional.

Souza (2005) justifica que a razão para que isso ocorra é que, em variadas situações, as equipes desempenham melhor suas tarefas do que as pessoas individualmente, devidas multiplicidade de habilidades, julgamentos e experiências. Quando as equipes estão funcionando em uma organização, é possível verificar melhor resolução de problemas, maior criatividade e comprometimento.

 Ferreira (2001) define as palavras "trabalho" (aplicação de forças; serviço; emprego; atividade coordenada necessária para a realização de qualquer tarefa), "equipe" (grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho) e "time" (número de pessoas selecionadas que constituem a equipe).

Para Wellins, (2004), num conceito simplista, é possível afirmar que uma equipe é definida como um grupo de pessoas que tem um objetivo comum. Para ter sucesso a equipe precisa ter coesão, dinamismo, comunicar-se bem e boa liderança. Porém, na prática, outros elementos devem ser considerados no momento de se conceituar uma equipe.

Observa-se que o trabalho em equipe acontece quando um grupo se encontra e discute os problemas, buscando juntas as possíveis soluções. Acredita-se que o mesmo ocorre quando não existem desavenças entre pessoas, quando não há conflitos ou quando todos se dão bem. Há, ainda, os que acreditam que ele acontece quando um grupo toma decisões baseadas na técnica democrática da votação.

De acordo com Souza (2005), equipe é um pequeno número de pessoas com habilidades complementares, comprometidas com um propósito comum, com metas especificas de desempenho, com um mesmo método de trabalho e responsabilidade mútua..

Equipe como sendo um número pequeno de pessoas que estão comprometidas com uma causa comum, com metas definidas e com uma forma de trabalhar onde todos sentem-se mutuamente responsáveis pelos resultados. A autora salienta que uma equipe para justificar esse titulo deve sustentar uma série de atitudes, tais como: compartilhar uma missão e visão com a qual todos se comprometem, criar um clima de confiança e abertura, ter uma comunicação aberta e honesta, ter o sentido de pertencer a uma equipe, valorizar a diversidade, estimular a criatividade e capacidade de risco, ter a capacidade de autorregular-se, possuir interdependência e consenso na tomada de decisões, assumir uma liderança participativa.(SILVA,2000,p.98)

 

Eaton, (2001), um grupo torna-se equipe quando tem objetivos e metas comuns, quando é administrado e dirigido por uma ou mais pessoas, quando todos os membros são interdependentes e quando atingir os objetivos exige colaboração. De acordo com a empresa, uma equipe usa as habilidades, as competências e os recursos de todos os seus membros, planeja suas atividades, é sistêmica em seu processo decisório e de resolução de problemas e empenha-se para chegar à produtividade.

Rocha (2003), diz que equipes são grupos que evoluíram. Ela cita que numa linha de produção, as pessoas trabalham em grupo, mas não em equipe. Nesse sistema, cada um só se preocupa em fazer seu trabalho. O  trabalho em equipe pressupõe que os membros do time saibam o que os outros estão fazendo e, dependendo do caso, podem até substituir um ao outro.

O  trabalho em equipe não acontece simplesmente, pois precisa ser elaborado pela   equipe , pois  uma equipe eficaz é mais que um grupo de pessoas. Para que uma equipe eficaz exista de verdade todos os membros devem esforçam-se para manter relações de cooperação por meio do estabelecimento. Quando a equipe trabalha em conjunto, esse fato faz com que se torne eficaz, uma forma de garantir que as questões serão discutidas e resolvidas, sem que isso coloque os membros da equipe uns contra os outros.

A equipe de trabalho, deve ter  os mesmos objetivos com papeis e definidos, possuir fatores positivos garantindo excelentes resultados, com muita sinergia e criatividade. Na equipe existe  transparecia  e o trabalho acontece de forma construtiva, espontânea e prazerosa, num clima de mutua cooperação.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

É fundamental que os pais se integrem na vida escolar ativa dos seus educandos, de forma a conseguirem dar todo o apoio que eles necessitam no seu crescimento escolar. A escola é um local onde os pais confiam a educação dos seus filhos e encontram nela um tipo de apoio para as suas vidas, sendo mesmo um elemento indispensável para os pais e encarregados de educação.

A parceria da família na escola, no processo ensino aprendizagem das crianças. Existe uma grande influência da família no desenvolvimento das crianças, o que pode contribuir positivamente ou negativamente na sua vida escolar, e na família elas encontrão seu referencial, valores, comportamentos, crenças e costumes. A escola precisa buscar meios para inserir a família no contexto escolar de seus filhos, percebendo assim sua importância no desenvolvimento da criança.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Geraldo Peçanha. E quando os filhos não podem ser aquilo que os seus pais sonharam 3ª ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2011

 

EATON, J.. Como treinar equipes com eficiência. São Paulo : Publifolha, 2001.

 

FERREIRA, A. B. de H.. Miniaurélio século XXI: o minidicionário da lingua portuguesa. 4 ed. rev. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2000.

 

GRILLO, M. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.) Ser professor. 4. ed. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2004. p. 73-89.

 

OLIVEIRA, C.B; A Relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de psicologia., vol. 27, n.1, Campinas jan./mar. 2010.

 

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 2009.

 

ROCHA, Marcia. Revista Voce S. A. p. 54-63. São Paulo : Abril, jun. 2003.

 

SOUZA, C. T. Equipes — estamos preparados? Disponível em: . Acesso em: 08 abr. 2005.

 

SILVA, W. Técnicas para o facilitador de equipes. São Paulo : Clio Editora, 2000.

 

WELLINS, R. S.; BYHAM, W. C.; WILSON, J. M. Equipes Zaapl_ Rio de Janeiro : Campus, 2004.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acessos: 948