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SOU CRIANÇA, SOU ARTISTA

Luzia Aparecida Soares
Daniele Ulrich da Silva

 

INTRODUÇÃO:

 

Através da arte podemos representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, fotografia, desenho, pintura e entre muitas outras formas, podendo assim assumir expressão no dia a dia.

Pintura como qualquer outro tipo de atividade é uma aprendizagem que pode ser ensinado por exemplo. Se a criança está acostumada a ver seu pai ou sua mãe pintura é a certeza de ser atraídos para os pincéis para tintas, lápis, cores, formas, etc.

As técnicas de pintura são sempre muito bem vindas, além de distrair os pequenos com atividades que eles gostam de fazer, a sempre algo a mais para eles aprenderem sobre técnicas de pintura.

Muitas vezes a tecnologia infelizmente tem afastado as crianças de uma prática de artes mais simples que valoriza o convívio social e a busca de conhecimentos. Na fase da infância estimular os sentidos das crianças pode auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, na percepção das cores, entre outros benefícios. Atividades com diferentes materiais escolares como a tinta guache, por exemplo, podem oferecer experiências diferentes e o contato direto com objetos que elas ainda não conhecem ou não estão acostumadas a lidar no dia-a-dia.  No caso da pintura, a coordenação motora fina vai evoluindo aos poucos, bem como a capacidade de distinguir e fazer escolhas de materiais, técnicas, texturas e formas. Vai fazer com que a criança consiga brincar e aprender é preferível, por exemplo, dispensar o uso dos pincéis nos primeiros trabalhos em prol de uma abordagem mais tátil e sensorial, usando mãos e pés.

Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos, imaginação simboliza e experiências. A pintura estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. 

Acredita-se que as diferentes técnicas de pintura em sala de aula têm por objetivo utilizar diversos materiais gráficos para ampliar as possibilidades de comunicação e coordenação motora.

Acredita-se que oferecer diferentes materiais aos educandos, será uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo.

O trabalho com pintura na educação traz a possibilidade de desenvolver e aprimorar a linguagem não verbal usada na comunicação visual, incentivando o protagonismo juvenil, onde os próprios alunos, a partir da criatividade, contam histórias visuais para seus pares e aprendem a respeitar o trabalho do outro. A partir do momento que a criança tem a liberdade para acessar diversos materiais, e aprender sobre cores, texturas, ela abre a possibilidade não só de se expressar, mas também se entender como ser humano! Por isso, a arte tem o poder do amadurecimento cognitivo, onde auxilia na percepção de mundo;

o exercício de compreensão da arte, auxilia a adotar uma postura crítica, porque a criança poderá trabalhar o processo de percepção e materializará efetivamente esse raciocínio;

a aprendizagem e associações se conectam em novas experiências, assim ajudam a memorizar todo conteúdo;

 

OBJETIVO GERAL:

OS OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 

Os materiais necessários para a realização desse projeto são: Tinta guache, barbante, fita adesiva, legumes; (quiabo, maçã, carambola, pimentão, chuchu, laranja,) cotonete, frutas, papel kraft, formas de gelo, tecido, palitos de picolé, cola, cartolina, sulfite, folhas de plantas, caixas de papelão, tnt, rolinhos de papel higiênico,  garfo, canudinho, xerox de desenhos, prendedores, milho, palito de churrasco,

 

REVISÃO DA LITERATURA

 

É o próprio ato de criar, construir, produzir. São os momentos em que a criança desenha pinta. Esse processo de pensar/construir/fazer lúdico e estético inclui atos técnicos e inventivos de transformar, de produzir formas novas a partir da matéria oferecida pelo mundo da natureza e da cultura onde vive esse aluno.

Desse modo se faz necessário pesquisar, experimentar incessantemente na busca do signo que representará a sua ideia. Esse fazer é exclusivo de cada um, por isso mesmo cada produção artística tem a marca única de quem à fez.

 

O professor deverá proporcionar a seus alunos a leitura das mais diversas obras de Arte e produtos artísticos, de todas as épocas, povos, países, culturas, gêneros, estilos, movimentos, técnicas, autores, artistas..., assim como as produções da própria classe envolvida. (GUERRA. 2008,p.65)

 

A linguagem artística tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, e culturais. Por isso é importante que os professores ampliem suas expressões e linguagens. Ao buscarmos maneiras de estimular a percepção e o processo criativo da criança, estamos favorecendo o interesse e estimulando para que tenham curiosidade e o contanto com materiais diferenciados, com vistas a ampliar o conhecimento das crianças e possibilitar a elas a exploração de linguagens visuais produzindo imagens.

 

A pintura estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade, e aumenta a concentração e expressão das crianças. É por isso que a pintura é também indicada no tratamento terapêutico de crianças. Com a pintura reduz a ansiedade e animar os medos e expectativas. Usando um pincel ou outra ferramenta, as crianças expressam as suas preocupações e as emoções são aliviadas e calmas. Ao mesmo tempo, desenvolver os seus gostos e perfil artístico. (DUARTE-JÚNIOR, 20011, p.98)

 

Pintar em qualquer superfície nos permita expressar pode ser uma forma de demonstrar sentimentos e pensamentos para pessoas que precisam se comunicar, mas não conseguem fazer isso de outra forma. É um tipo de terapia alternativa e natural que pode ter muitos benefícios.

 

As pessoas que começam uma terapia com pintura costumam ser tímidas e retraídas, tendo dificuldade em se comunicar com a sua família e até mesmo com os seus terapeutas. No entanto, essas pessoas são capazes de libertar a sua criatividade e expressar sentimentos e emoções com a pintura. (GUERRA. 2008, p.65)

 

Quando a terapia com pintura se realiza em um ambiente amigável, relaxado e agradável, uma pessoa pode alcançar grandes realizações incentivado pelo psicoterapeuta, e isso irá fortalecer a sua autoestima. Este ponto pode ser importante para pessoas que precisam fortalecer a autoestima.

 

METODOLOGIA

 

            O trabalho teve início na primeira semana de Junho de 2018 e perdurou até o fim do mesmo mês. Este trabalho foi desenvolvido no município de Alta Floresta MT, pela turma da 1ª fase do 1º ciclo dos alunos da Escola Estadual 19 de Maio.

A metodologia deste trabalho baseou-se em fundamentação teórica pela professora

Com estas informações em mãos, iniciou-se. Os alunos da 1ª fase do 1º ciclo da escola em questão participaram de todo o processo.

A prática dos trabalhos seguiu os seguintes procedimentos:

 

      

REFERÊNCIAS

 

DUARTE-JÚNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez, 2011.

 

GUERRA, Maria Terezinha T.; Martins, Mírian Celeste; Picosque, Gisa. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 2008.

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