APRENDENDO DE FORMA DIVERTIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliene Barros Andrade de Lima
RESUMO:
A brincadeira é uma forma de aprendizado na educação infantil, como já faz parte do cotidiano das crianças também é uma necessidade dos indivíduos. Este trabalho aborda e ao mesmo tempo defende a ludicidade na educação, principalmente nesse nível de ensino. Tem o objetivo de entender a importância da ludicidade, nos processos de aprendizagem das crianças pequenas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, se utilizando de estudos teóricos, entre eles Ariès, Vygotsky Kishimoto, Huizinga, Almeida, Fantacholli e outros. Entre os muitos resultados desta pesquisa ficou claro que a ludicidade deve fazer parte do trabalho, dos métodos e recursos dos docentes. É preciso compreender a influência da ludicidade na educação infantil, entender como uma criança aprende através de brincadeiras e jogos, e como isso pode favorecer seu desenvolvimento. O lúdico pode ser um importante recurso na aprendizagem influenciando também o lado afetivo, cognitivo e social da criança. Conclui-se que a ludicidade é fundamental no ambiente escolar e também para que alunos possam desenvolver um melhor convívio afetivo e social, tanto com colegas de sala como com a família e toda a sociedade. A forma lúdica de ensinar é uma possibilidade nas práticas de aprendizagem, onde podem existir a criação e o respeito às regras, a ação de pensar, a conquista da autonomia e da felicidade.
Palavras chave: Educação infantil, brincar, aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO:
Primeiramente vamos conhecer a história da infância que nos mostram que a criança vê o mundo através dos brinquedos e brincadeiras. O jeito de lidar, organizar, propor, respeitar e valorizar as brincadeiras das crianças demonstra, através da história da infância, o entendimento que se tem das crianças. O que se observa ao longo dessa narrativa é que sempre existiu formas, jeitos e instrumentos para se brincar, como por exemplo; a bola, cantigas de roda,jogar pedrinhas, brinquedos e uma forma de brincar muito antiga. Como vimos anteriormente, sempre que se fala em crianças pensa-se em brinquedos, brincadeiras e jogos. A brincadeiras é algo de pertence á criança, a infância. Através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula,constrói normas para si e para o outro. Ela cria e recria a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca, o brincar é uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo, com o outro e com o mundo. O tema deste processo de ensino é o brincar na educação infantil 3 a 4 anos, a linha da docência educação infantil.
O objetivo é proporcionar situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante ao mesmo tempo dependente de seus pares e agentes de transformação do seu meio, e a importância do brincar com crianças inseridas nas creches com faixa etária de 3 a 4 anos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este projeto de ensino norteará as ações desenvolvidas no espaço educativo da Educação Infantil através das brincadeiras e o brincar.
Proporcionou uma análise do desenvolvimento da criança no contexto social, e da construção de um lugar pessoal de brincar de uma criança.
As crianças que estão inseridas no espaço educativo que é na educação infantil, através das brincadeiras livres ou dirigidas, nos jogos que elas se interagem e são parceiros ativos.
Fica marcado nesta análise o caráter pessoal do espaço construindo, bem como a autonomia da criança dentro dele, que precisa ser constantemente reafirmado, já que não é definitiva.
Para Vygotsky o desenvolvimento é um processo em movimento que parte de situações presente (níveis atual ou real) se transforma pela interdependência da criança com o mundo social.
A medida que a criança amplia suas experiências, seu corpo já não lhe basta para as brincadeiras. Á medida que a criança cresce, as brincadeiras vão tomando uma dimensão mais socializadora, em que os participantes se encontram, tem uma atividade comum e aprende a coexistência com tudo que lhes possibilita aprender, como o lidar com o respeito mútuo, partilhar brinquedos, dividir tarefas e tudo aquilo que implica uma vida coletiva.
Neste projeto de ensino o brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes, ajuda a perceber como os outros o veem, auxilia a criança de interesses comuns, uma razão para que se possa interagir com o outro. Essa criança tem, em cada momento da vida criança, uma função, um significado diferente e especial para quem dela participa.
Aos poucos, os jogos e brincadeiras vão possibilitando às crianças a experiência de buscar coerência e lógica nas suas ações governando a si e ao outro.
Elas passam a pensar sobre suas ações nas brincadeiras, sobre o que falam e sentem, não só para que os outros possam compreendê-las, mas também para que continuem participando das brincadeiras. Aí está o difícil e o fácil que é o brincar e o conviver com o outro.
Esse processo de ensino me fez compreender que o olhar do professor de educação infantil, precisa ser curioso, atento, compreender as manifestações diversas do seu grupo.
Por isso que a formação continuada fortalece o trabalho do professor infantil, sendo assim o educador tem como papel de ser um facilitador das brincadeiras sendo necessário mesclar momentos onde ele dirige, orienta o processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
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FRIEDMANN,A. ET AL. O direito de brinca: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta-ABRINQ,1998
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DORNELLES, Leni Vieira.O brinquedo e o jogo na educação infantil.IN: Espaço Escola: Unijuí,ano4,n.19,1996,p.5-11.
STEINLE, Marlizete CRISTINA Bonafini Educação da criança de 0 a 5 anos: Pedagogia/ Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Juliana Telles Faria Suzuki- São Paulo: Pearson PRENTICE Hall,2009.