A EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES
Andrea de Oliveira Andrade
Carla Patrícia de Moraes Silva Rodrigues Pereira
Daniela Camila Cursine da Fonseca Almeida
Isabel Frederica de Arruda
Laurice Oliveira e Silva
RESUMO
O presente trabalho na área da educação tem como objetivo refletir sobre a educação e a importância da formação continuada para os professores. Para este trabalho foi utilizado referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético. Para desenvolvimento do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica e documental sobre as concepções de formação no contexto das políticas educacionais. Diante disso a formação do docente, por exemplo, é uma etapa que precisa ser repensada, o que já vem acontecendo em diversos países que têm promovido maior aproximação entre teoria e prática. Pois esse movimento de aproximar o que futuros professores veem ainda enquanto estudantes e o que vivenciam em estágios durante sua formação também pode ser aplicado na formação continuada, outra fase importante da trajetória profissional. Sendo assim esse trabalho de pesquisa busca na teoria subsídios que ajudem a resolver questões da vida real na escola tende a ser muito mais eficiente e ter muito mais impacto tanto na formação do professor, quanto em sua atuação em sala de aula, o que vai se refletir na melhor aprendizagem dos alunos. pois a formação continuada de professores cria possibilidades de ressignificação da prática docente e espaços de fortalecimento da relação teoria e prática. Nessa perspectiva pode-se concluir que o atual cenário em torno da formação continuada precisa de políticas públicas educacionais imediatas para amparar os/as docentes e discentes, assim como, oferecer uma formação que contemplem as necessidades de aprendizagens, em situações de incerteza e mudanças sociais, políticas, econômicas, emocionais.
Palavras-chave: Formação continuada; educação; professores.
INTRODUÇÃO
Através do trabalho de pesquisa realizado, pode-se ressalta que a formação docente deve centrar no desenvolvimento de competências e na capacitação de ensinar a fazer, naturalizando o sentido singular possibilitado por modelos que chegam às escolas através de programas/projetos. A formação continuada deve ser compreendida como processo, que busca possibilitar a atualização e/ou a construção de novos conhecimentos, e, principalmente, ser compreendida como exercício reflexivo do saber e fazer pedagógico na escola e demais espaços educativos. Desse modo na atualidade a educação tem acompanhado um grande processo de mudanças, para a melhor formação continuada de um novo sujeito, capaz de tomar suas próprias decisões, tornando se mais crítico e objetivo. Dessa forma o conhecimento, no entanto, não é apenas nos livros que encontramos, mas nos diálogos, nas trocas de experiência, onde a nossa reflexão deve ser constante.
Sobre a formação continuada a concepção de Freitas é que:
A formação continuada transforma-se em recurso estratégico para que as “inovações” sejam materializadas nas salas de aula. Em outra lógica, a dinâmica da formação continuada consiste em um caminho para a reapropriação da experiência adquirida, tendo em vista adequá-la com as novas situações vividas pelos docentes na atualidade. (Freitas. 2007, p. 44)
Diante desse contexto, a formação dos professores deve ser orientada por uma teoria, sem desconsiderar a importância da prática, é preciso ressaltar a teoria não só para uma reflexão sobre novas possibilidades ao acesso do conhecimento, mas como para uma análise da própria prática. Portanto sem uma formação teórica sólida fica difícil, fazer uma análise histórica sobre a profissão docente, a escola e o conteúdo a ser ensinado no contexto social atual. Concebe-se aqui a formação continuada em serviço tendo a escola como espaço de formação porque desta forma aquela se articula melhor às condições de trabalho e tempo de professores. É no “chão” da escola que propostas de mudança devem ser levantadas, discutidas e concretizadas no projeto político pedagógico garantindo um processo formativo que promova a tomada de consciência para a construção da escola democrática.
Contudo, ressaltamos que as sugestões dessas agências não são implantadas de forma mecânica, ou seja, temos que relativizar, pois os nossos governantes descontextualizam as diretrizes em função de interesses locais. No contexto da sociedade atual em que o avanço da tecnologia, de alteração de valores sociais e educacionais, percebemos a urgente necessidade de um repensar sobre a finalidade da educação em seus diferentes níveis, etapas e modalidades. Para tanto, dentre outros fatores contribuintes dessa reflexão, destaca-se a relevância do repensar da formação continuada do (a) professor (a) e do trabalho pedagógico. Nesse sentido destaca-se que, mesmo com algumas mudanças significativas no campo da educação ainda encontramos situações que precisam ser melhor resinificadas em favor de um trabalho educativo de qualidade. Contudo a formação continuada deve ser compreendida como processo, que busca possibilitar a atualização e/ou a construção de novos conhecimentos, e, principalmente, ser compreendida como exercício reflexivo do saber e fazer pedagógico na escola e demais espaços educativos. Para tanto tal reflexão se faz necessária tendo em vista que no contexto contemporâneo, a necessidade de atualização constante é colocada como prioridade. Entretanto pode-se ressaltar que a qualidade da educação esta articulada com a formação inicial e continuada dos professores e demais profissionais da educação, nesse sentido deve-se compreender o que é qualidade do trabalho educativo que defendemos e quais as contribuições da formação continuada para o processo de ensino e aprendizagem.
Por fim conclui-se que a formação continuada se torna um instrumento importante para o docente, proporciona a atualização de conhecimentos e informações de forma contínua, também entra como uma propriedade de reflexão acerca da prática educativa por estes desenvolvida, ou seja, a reflexão do saber-fazer educativo no processo de ensino-aprendizagem.
CONCEITO SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A educação profissional é o conjunto de atividades que visam a aquisição teórica e/ou prática de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas para o exercício das funções próprias de uma profissão. A educação profissional apresenta-se como um instrumento de gestão com uma dimensão estratégica: é a atividade facilitadora da mudança em sentido lato, que propicia uma melhor adequação dos recursos humanos aos novos recursos materiais existentes, através da sua qualificação e reconversão quando necessárias; permitindo assim uma maior flexibilidade das organizações para fazer face a um futuro difícil de prever.
Ao falar de educação profissional é importante que seja discutido a questão da aprendizagem e do conhecimento, pois são conceitos que se relacionam, e até mesmo são dependentes um do outro. Um processo de aprendizagem bem desenvolvido gera nos indivíduos um conhecimento sobre tudo aquilo lhe foi passado, desta forma lhe qualificando para algo.
O trabalho desenvolvido pelos indivíduos nas organizações, maio 2004. ao longo de suas carreiras profissionais é reconhecido como uma bagagem de aprendizado organizacional, que significa um processo de aperfeiçoar as ações pelo melhor conhecimento e compreensão. Este é um processo de dupla via, pois, as organizações também aprendem com cada colaborador que passa a fazer parte de seu corpo colaborador.
É certo que organizações que aprendem, são capazes de criar e transferir conhecimentos, como também, modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos. Desta forma, o processo de aprendizagem e conhecimento, tanto dos funcionários quanto da organização, é tido como base para suas qualificações profissionais, os colaboradores se qualificando na execução de suas funções e a organização se aperfeiçoando para se manter atualizada no mercado.
Quando os colaboradores desenvolvem suas habilidades e aptidões, a percepção dos mesmos sobre a realidade é alterada. Novos conhecimentos e sensibilidades então incorporadas modificam sua forma de pensar. Novas atitudes baseadas na interpretação da realidade poderão surgir, enriquecendo o desenvolvimento continuo de habilidades e aptidões, qualificando o indivíduo e o sistema o qual ele faz parte.
No nível da aprendizagem poderão ser detalhados diversos conceitos que englobam este universo, tais estes como os níveis do processo de aprendizagem: nível do indivíduo, nível do grupo e nível da organização. O processo de aprendizagem em nível do indivíduo é o primeiro está carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos. No nível do grupo a aprendizagem pode vir a constituir um processo social partilhado entre as pessoas.
Por fim, em nível de organização, a aprendizagem torna-se institucionalizada e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras, procedimentos e elementos simbólicos.
A aprendizagem também se distingue em operacional, que consiste na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produzir ações, e conceitual, onde a aprendizagem ocorre com a aquisição e o desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência.
O objetivo das organizações em se investir na educação profissional e no desenvolvimento de seus colaboradores pode ser explicado por teorias que afirmam que o ser o ser humano vem ao mundo motivado a aprender, explorar e experimentar. Desta entende-se que a educação profissional gera conhecimento para o indivíduo e para a organização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho de pesquisa visa contribuir para a análise da importância da formação continuada acerca da prática pedagógica. O presente trabalho pretende proporcionar aos docentes a consciência da necessidade da construção de espaços coletivos de reflexão acerca dos seus processos formativos e de suas práticas no sentido de ajudar outros professores que necessitem investir na sua formação e repensar as suas práticas. Sendo assim o estudo poderá contribuir também para a construção de novos conhecimentos possibilitando a autonomia dos docentes na gestão de sua própria formação.
Diante disso, neste artigo revelou os desafios acerca da formação continuada, bem como sobre o desenvolvimento profissional, pois a formação ainda está distante da realidade de muitos profissionais.
Enfim, conclui-se que a formação continuada de professores é importante, pois amplia o conhecimento, leva a reflexão, a solução de problemas, mantém o professor atualizado, comprometido, aprende e ensina, se autoavalia fazendo com que se sinta parte de um contexto onde o levará a formar cidadãos visando um futuro aperfeiçoamento.
REFERÊNCIAS
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