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O QUE CABE NO MEU MUNDO?

E O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO?

Ednalva Aparecida Ferreira Militão

Leidiana Castelans Vieira Evangelista

Maxima Graziella Ortolan

Sandra Maria da Silva

 

“Minhas verdades mudam com o tempo, meus valores não”.

O presente artigo pretende discutir os problemas cotidianos em sala de aula, de ação individual e coletiva que impedem o bom desenvolvimento do processo educacional. A escola tem o objetivo de buscar resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania. Para um bom resultado de trabalho docente é necessário haver união entre todos os alunos da escola buscando cultivar o hábito de refletir sobre importâncias de convivência.

  • Ler textos não verbais em diferentes suportes;
  • Ler texto com autonomia;
  • Compreender texto lido por pessoas, de diferentes gêneros e com finalidades diferentes;
  • Reconhecer a finalidade do texto lido pelo professor ou pela criança;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos diferentes;
  • Relacionar textos verbais e não verbais construídos sentidos;
  • Identificar e fazer uso de letras maiúsculas e minúsculas no texto;
  • Promover reflexão ampla sobre os valores e incentivar a prática desses valores no dia a dia escolar, multiplicando as oportunidades do sentir, do agir, do escolher e de comunicar deixando cada aluno mover-se na conquista de si mesmo.
  • Apreciar e compreender texto do universo literário (contos, fabulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando em conta de fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura;
  • Produzir e compreender textos orais e escritos como finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminações.
  • Que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

Amizade; Humildade; Gentileza; Perseverança; Respeito; Responsabilidade; Generosidade; Solidariedade; Honestidade e Justiça.

  • “E que tenham a noção do que não cabe no meu mundo” tais como:

Inveja; Preguiça; Gula; Impaciência; Mentira; Crueldade; Preconceito; Bagunça; Egoísmo e Teimosia.

  • Leitura coletiva e individual;
  • Produção de palavras, frases e pequenos textos;
  • Caça palavras;
  • Produção de cartazes;
  • Atividades de desfragmentação de textos referente aos assuntos abordados em cada livro trabalhado;
  • Quebra – texto;
  • Apresentação em slides;
  • Verbetes;
  •  Atividades no laboratório de informática sobre valores;

 

Trabalhar com a coleção de livros:  O que cabe no meu mundo – Kátia Trindade.

Trabalhar com a coleção de livros:  O que não cabe no meu mundo – Fabio Gonçalves Ferreira.

Durante a leitura do livro com os alunos, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.

Que os alunos percebam que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.

Que o aluno possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.

Levar o aluno a refletir, ajudando-a a pensar sobre esses sentimentos trabalhados através dos livros.

Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias a reflexões.

Que o aluno perceba a importância do auto respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo. 

Que o aluno se sinta incentivado a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de serem responsáveis, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos, vizinho.

Que o aluno comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.

Que o aluno perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da consequência.

Que o aluno trabalhe e brinque junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.

 

 

O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:

 

  1. Que Gentileza significa cortesia, tratar bem as pessoas. É agindo com gentileza que nos tornamos gentis, é vendo (e copiando) as pessoas dizerem: “por favor”, “obrigado” e "desculpe-me". Que aprendemos a respeitar os outros e a agirmos corretamente.
  2. Que Amizade é um sentimento de afeto que liga as pessoas. As crianças, ao entenderem o sentido da verdadeira amizade, aprendem não somente a respeitar a liberdade dos outros, mas também que elas podem ser livres quando apoiadas por amigos verdadeiros.
  3. Que Perseverança é uma grande virtude. Perseverante é aquele que não desiste, apesar das dificuldades. Ensinar perseverança para nossos filhos vai além de simplesmente estimulá-los a tentar de novo até conseguir o objetivo desejado (a simples repetição dos mesmos comportamentos); significa ensinar-lhes o valor da paciência, da resistência, da autodisciplina e da capacidade de confrontar o medo, a incerteza, a intimidação e a insegurança.
  4. Que Responsabilidade é você responder pelas suas ações e cumprir as suas obrigações. À medida que agimos com responsabilidade e cumprimos nossas tarefas e obrigações, acabamos tornando isso um hábito. Quando através de nossas atitudes, incentivamos nossas crianças a serem responsáveis, estamos construindo pessoas mais capazes de cuidar das coisas, das pessoas e do mundo.
  5. Que ser solidário é se colocar no lugar do outro, perceber as suas dificuldades e tentar ajudar. Uma das maiores lições que os pais pode oferecer aos seus filhos é lhes mostrar que não é somente nas grandes catástrofes (enchentes, trombas d'água, deslizamentos, secas, epidemias...) que a solidariedade pode ser praticada. O gesto solidário pode ser ensinado às crianças em pequenos momentos do dia a dia.
  6. Que Humildade é o dom natural de ser modesto, simples e delicado. Optar por demonstrar o valor da humildade para as crianças, através das nossas palavras e, principalmente, atitudes, é escolher que tipo de pessoa nós queremos que elas sejam no futuro.
  7. Que respeito é o mais básico de todos os valores, respeitar é entender que todas as pessoas e coisas têm o seu valor. Ensinar a importância do respeito às crianças não é apenas ensiná-las que as pessoas, as leis e as regras devem ser respeitadas, ela deve aprender a importância de respeitar a individualidade e as limitações das outras pessoas.
  8. Que Honestidade é a qualidade de quem não engana, não mente. Para existirem pessoas honestas, não basta haver boas regras ou leis, é preciso saber que existem boas pessoas dispostas a seguir as boas leis e isso nós aprendemos quando crianças.
  9. Que Justiça é a virtude de fazer as coisas da maneira correta. Ser justo é agir de acordo com as regras. Para que a criança aprenda a agir com justiça devemos demonstrar, com as nossas ações, que todos os seres humanos, independentemente do quanto sejam diferentes de nós, tem igual valor. As crianças aprendem muito mais com os exemplos vivenciados do que por palavras ditas.
  10. Que Generosidade é amar ao próximo, ajudá-lo sem esperar qualquer tipo de recompensa. A criança desenvolve naturalmente a idéia de generosidade quando começa a se comover pelo sofrimento do outro. Essa capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir simpatia pela situação dele, é a semente da generosidade.

 

 

O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO:

 

  1. Que Inveja trabalhada nesta história ajudará as crianças a entender que cobiçar as coisas alheias é um sentimento ruim e que causa frustração. O monstro da inveja, com seus enormes olhos, pode levar a comportamentos estranhos, como falar mal do colega ou quebrar o brinquedo do irmão. Assim, este livro propõe que a criança se sinta bem valorizando os próprios pertences.
  2. Que Preguiça trabalhada nesta história será abordada como um monstro desleixado que impede as crianças de aproveitar melhor a vida. Ele ensinará a reconhecer a preguiça e diferenciá-la do descanso, além de dar conselhos para espantar esse monstro poderoso que sempre está rondando.
  3. Que Gula é um grave problema entre as crianças de hoje em dia: a gula. Cada vez mais nos deparamos com notícias sobre os efeitos de uma alimentação indevida. As crianças são expostas, diariamente, a todo tipo de alimentos pouco saudáveis. Comer sem apetite e sem perceber o que se está comendo pode resultar em obesidade e comprometer seriamente a saúde. Ensinar as crianças a repartir e a comer com prazer é o que motiva esta história.
  4. Que Impaciência é não saber esperar, pois quando se espera se tem receita garantida para aproveitar melhor as coisas e descobrir o gosto da surpresas. Acontece que este monstro chatão, chamado jajamonstro, contamina as pessoas com seu “agora” insuportável.
  5. Que mentira aqui se apresenta como um monstro ardiloso. Aprender a falar a verdade é fundamental para que as crianças possam crescer cultivando relações de confiança e entendendo que mentir apenas aumenta nossos problemas.
  6. Que Crueldade às vezes sentimos raiva e nem percebemos que deixamos entrar no nosso coração um monstrinho feio chamado Crudêncio. Então, passamos a maltratar as pessoas que nos cercam, apenas porque não sabemos como livrar dessa raiva. Crudêncio é cruel e não podemos deixá-lo nos dominar.
  7. Que Preconceito é julgar as pessoas pela aparência e isso é um horrível defeito do veneno que o bobomonstro derrama em um coração desprotegido. Não seja bobo como ele, lute contra o preconceito e saiba fazer amigos cada vez mais. Você descobrirá que as diferenças são apenas pequenos detalhes.
  8. Que Bagunça é não guardar os brinquedos depois de usá-los, saber juntar a roupa suja, manter arrumadas as gavetas e o material da escola é mais do que tarefas simples: são atitudes importantes que ajudam a criança a entender como o mundo funciona melhor com organização e colaboração.
  9. Que Egoísmo trabalhado com este livro trata de um dos mais desagradáveis problemas do ser humano: o egoísmo. Cada vez mais as crianças têm dificuldades para lidar com outras pelo simples fato de não conseguirem dividir seus brinquedos, seu tempo, suas alegrias. Saber dividir é uma qualidade muito importante nos dias de hoje, e, por causa disso, esta história nos mostra como é horroroso o monstro do egoísmo, e nos ajuda a lidar com ele.
  1. Que Teimosia é uma das coisas mais chata que uma criança pode fazer, pois tem quem faz da birra sua tática para conseguir tudo! Este livro tratará da teimosia como um monstro chato e insistente que é incapaz de ouvir os outros para tentar compreender as razões de cada um. Indicado para ser lido por crianças que se jogam no chão e choramingam quando querem demais alguma coisa.

Deve ser realizada avaliação através de participação nas atividades propostas, sem atribuir valor numérico e sim conduzidas pelas professoras para analisar os acontecimentos ocorridos durante as atividades e estimulando novas experiências individuais e coletivas.

Através dessas atividades e leitura dos livros o intuito era destacar a importância dos valores para o ser humano, propor diferentes atividades lúdicas que permitiram o conhecimento e o reconhecimento e a pratica dos valores pelos alunos e oportunizar situações de aprendizagem e reflexão que evidenciem a prática de valores no cotidiano. E com isso percebi que pelo comportamento deles dentro da sala de aula e falas de alguns pais, fez a diferença entre algumas crianças ter feito todo esse processo de saber o que é bom e o que não e bom para um convívio na sociedade.

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA                                                                 

 

Trindade, Katia Maria. 1.ed – belo horizonte: cedic, 2011 16 p il; 28cm. (COLEÇÃO O QUE CABE NO MEU MUNDO)

 

Ferreiro, Fabio Gonçalves. Mentira/ Fabio Gonçalves Ferreira. - 1 ed Belo Horizonte: Cedic, 2012. 1G p: il.; 28 cm - COLEÇÃO O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO)