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AS CANTIGAS DE RODA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

Carlos Gonçalves de Oliveira

Claudineia Rodrigues Padilha

Daniele Marques Araujo de Souza Duarte

Kelle Regina de Arruda

Isabel Frederica de Arruda

 

 

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade discutir sobre as cantigas de roda como instrumento de aprendizagem em sala de aula. Tendo em vista as contribuições da utilização das cantigas de roda no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo percebe-se que o trabalho educativo com as crianças precisa ser realizado de forma lúdica para atraí-las e tornar este processo prazeroso e significativo. Esta pesquisa apresenta-se como bibliográfica, embasada em livros e artigos. Este trabalho classifica-se como pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa que visou apresentar contribuições a partir da utilização das cantigas de roda como instrumento pedagógico em sala de aula. Esse trabalho vem trazendo suporte teórico e visando um olhar criterioso em relação à importância das cantigas para as crianças. Sendo assim abordam-se a importância de o professor inserir em suas atividades as cantigas de roda, pois, as mesmas trazem muitas vantagens para o desenvolvimento da criança. Em seguida justificam-se a escolha deste tema, pois é mais fácil a aprendizagem quando o professor insere a música através das cantigas de roda, traz também mais valorização no desenvolvimento cognitivo e motora da criança, além de ajudar na criatividade e no enriquecimento do vocabulário das mesmas. Portanto a música, bem como as contribuições didáticas e pedagógicas trazem para a educação da criança mais tranquilidade e paz.

Nesse contexto pode-se conclui que as cantigas de roda são elementos base para o desenvolvimento das práticas educativas em sala de aula. A música possibilita a socialização, a desinibição, e a descoberta da autoestima contribuindo para o desenvolvimento da criança.

 

Palavras-chave: Cantiga de Roda; aprendizagem; sala de aula. música

 

 

INTRODUÇÃO

 

Este artigo tem como objetivo central buscar compreender a contribuição das cantigas de rodas na sala de aula. Pois muito mais que entretenimento as cantigas de rodas têm um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual do ser humano. Sendo assim entende-se que a uma necessidade de aproximar mais as crianças nesse contexto de aprendizagem a partir das cantigas de roda resgatando assim a cultura e os costumes do mesmo.

Nessa perspectiva Gaspar (2010) acrescenta que as cantigas de roda são:

 

Canções populares, que estão diretamente relacionadas com a brincadeira de roda. Essas brincadeiras são feitas, formando grupos de crianças, geralmente de mãos dadas, que cantam as letras da canção que tem suas próprias características, geralmente ligadas à cultura daquele local. Também são conhecidas como cirandas, e representam os costumes, as crenças, o cotidiano das pessoas, a fauna, a flora, culinária, dentre outros aspectos de um lugar. As cantigas possuem uma letra fácil de memorizar, sendo formada por rimas e repetições que prendem a atenção das crianças, de modo que estimula a imaginação e a memória da criança (GASPAR, 2010).

 

Desse modo, a cantiga de roda ao ser explorada pedagogicamente, contempla todos os aspectos da criança, ou seja, aspectos cognitivo/linguístico, psicomotor e afetivo/social.  A cantiga de roda também é capaz de globalizar todos esses fatores, contribuindo positivamente para o desenvolvimento integral da criança. Além disso, as atividades musicais favorecem a autoestima, a socialização, a participação e a cooperação entre os alunos. Possibilita vivências e descobertas que se transformam em experiências concretas e com as cantigas de roda o resultado é extremamente satisfatório. Elas são totalmente favoráveis ao processo e por isso justifica-se a importância de estarem sendo cotidianamente resgatadas dentro do universo escolar.

Sendo assim é possível ressaltar que é importante resgatar as cantigas de roda no espaço escolar e a partir delas promover as interações, o respeito e desenvolver a consciência corporal, ampliando assim o repertório musical. Pois as cantigas de rodas ou cirandas carregam a diversidade brasileira e são ricas em gestos e vocabulários.

Diante desse contexto as músicas de roda exercitam a capacidade de socialização, habilidade necessária em qualquer ambiente que exija convivência e traquejo social, uma vez que ao longo da vida, a “roda” terá cenários bem mais amplos: a escola, o trabalho, a cidade, o país e a família que o adulto vier a formar e assim participar de todos os benefícios anteriormente citados que as cantigas de roda podem oferecer para o desenvolvimento integral das crianças, essa prática está cada vez mais ausente da realidade infantil.

Tendo em vista os benefícios que a cantiga de roda oferece para o desenvolvimento da criança, Alencar (2010, p. 111) ainda diz que:

 

As cantigas-de-roda integram o conjunto das canções anônimas que fazem parte da cultura espontânea, decorrente da experiência de vida de qualquer coletividade humana e se dão numa sequência natural e harmônica com o desenvolvimento humano

 

Entretanto pode concluir que a cantiga de roda é um tipo de canção popular diretamente relacionada com brincadeira de roda, faz parte do folclore brasileiro e é comum em todo o território. A brincadeira de roda reequilibra as emoções do ser humano, cria laços afetivos, contribui para a socialização e a iteração da criança. Entretanto analisando os benefícios que o lúdico na sala de aula proporciona às crianças, compreendo que as cantigas de rodas e música como meio de desenvolvimento da inteligência e a integração do ser, no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo.

 

 

CONCEITO DE CANTIGAS DE RODA

 

Cantigas de roda (também conhecidas como cirandas ou brincadeiras de roda) são brincadeiras infantis, mas que caem no gosto dos adultos também. As crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande expressão folclórica, e acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular. São melodias com letras simples, geralmente alegres e divertidas. O compasso mais utilizado é o binário, porém raramente o ternário e o quaternário. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão: Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa, Ciranda-Cirandinha e Atirei o pau no gato, entre outras.

Sendo assim, as Cantigas de Roda são um tipo de canção popular relacionadas às brincadeiras de roda. Nesse sentido carregam uma melodia de ritmo claro e rápido, favorecendo a imediata assimilação. Estão incluídas nas tradições orais em inúmeras culturas. No Brasil fazem parte do folclore, que incorpora elementos das culturas africana, européia, portuguesa, espanhola e indígena.

Elas também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico. Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em locais como colégios, creches, parques, etc. Há algumas características que elas têm em comum, como por exemplo a letra. Além de ser uma letra simples de memorizar, é recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira.

Na matriz cultural brasileira têm uma característica interessante, que é a autoria coletiva ou anônima, pelo fato de serem passadas de geração em geração. Atreladas ao ato de brincar, consistem em formar um grupo com várias crianças ou adultos, dar as mãos e cantar uma música com características, melodia e ritmo próprio, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu imaginário, e geralmente com coreografias.

As cantigas de roda conhecidas no Brasil, são de extrema importância e fazem parte da cultura nacional. Pode contribuir para o aprendizado das crianças, elas fazem parte do cotidiano das pessoas, nas festas típicas, brincadeiras, crenças.

 

 

A IMPORTÂNCIA DA CANTIGA DE RODA

 

É muito importante que a cantiga de roda seja utilizada no cotidiano dos alunos para que as crianças desenvolvam as coordenações motoras, o crescimento físico, motor, intelectual e cultural. Pois para que possamos ensinar e aprender de maneira prazerosa e primando por uma aprendizagem significativa, devemos sempre priorizar o lúdico e propiciar momentos onde as crianças não ficam ociosas e tendo a criticidade e a integração dos alunos e professores. Através das cantigas de roda as crianças demonstram seus anseios e desejos e constroem seus conhecimentos a partir de suas experiências. Diante desse contexto pode se dizer que as cantigas de roda é um tipo de canção popular diretamente relacionada com brincadeira de roda, faz parte do folclore brasileiro e é comum em todo o território.

Desse modo pode se dizer que por meio das cantigas de roda as crianças se socializam, encontram prazer, desenvolvem a afetividade, a motricidade, e o cognitivo, além de criar e reconstruir a realidade à sua volta. Assim, percebe-se a importância das cantigas de roda dentro desse processo, pois através da musicalidade é proporcionado a criança um momento de distração, conhecimento e troca de experiências, levando-a à criatividade, sem esquecer de mencionar a relação entre professor- aluno, que contribuem para o desenvolver dessa fase tão importante na vida escolar de qualquer criança.

Ainda sobre a importância da m no processo aprendizagem da criança, Martins (2003, pag.181), destaca que:

 

"A criança vive mergulhada num ambiente sonoro, ainda vive, brinca com os sons. A sua comunicação é lúdica”. Onde se percebe que a criança inicia sua aprendizagem através das brincadeiras, pelas canções de ninar de sua mãe e as músicas infantis, sendo uma das formas importante de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação

 

Entretanto as cantigas de roda, ativam o memorial ritmo traduzido nos referenciais e constituem-se em símbolos fecundadores da vida subjetiva, e dos processos de aprendizagem da criança, pois esta necessita experimentar, fazer e conhecer o seu corpo e os seus movimentos, através da linguagem, da descoberta de si e do convívio social. Sendo assim as cantigas de roda são de extrema importância para a expansão e perpetuação da cultura local. Através delas é possível não só conhecer os costumes, tradições, dentre outras manifestações culturais como também promover a interação, o respeito, desenvolver a coordenação motora e a sociabilidade da criança, evitando assim o estímulo a comportamentos agressivos como se observa em muitas brincadeiras atuais que estão atreladas às novas tecnologias.

Portanto em outras palavras, as cantigas de roda podem ser denominadas de brincadeiras, pois com elas as crianças movimentam o corpo, estimulam a memória, desenvolvem a criatividade, a autonomia e outros aspectos que também são favorecidos pela presença dessa prática. Pois é imprescindível esclarecer que cabe ao professor propiciar e estimular o desenvolvimento dessas práticas no contexto escolar e assim disseminar e perpetuar os valores e costumes da cultura local.

Diante desse contexto em estudo pode se concluir que a cantiga de roda como instrumento de aprendizagem, leva as crianças a interação, aos aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferindo caráter significativo a linguagem musical, com o ato de brincar e se divertir, a criança aprende e descobre o mundo a sua volta.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Por meio deste trabalho foi possível compreender a importância das cantigas de roda como instrumento de aprendizagem em sala de aula. No percurso da pesquisa foi possível perceber que as cantigas de roda favoreceram nas interações humanas de forma positiva e enriquecedoras. Esse trabalho contribuiu de maneira significativa, pois possibilitou conhecer e refletir sobre a importância de promover momentos culturais de interação na sala de aula. Desse modo a escola deve oportunizar interações formadoras, baseando nos valores sociais que fundamentam sua proposta pedagógica. Sendo assim, as cantigas de roda na sala de aula possibilitaram ampliar o modo de perceber a si mesmas e aos outros, valorizando a identidade de cada um e o respeito às diferenças que nos constituem como seres humanos. Desse modo verifica-se que as cantigas de roda podem ser úteis tanto como suporte pedagógico como no entretenimento, das crianças, além de contribui para o processo de desenvolvimento da aprendizagem das mesmas.

Por fim, pode-se concluir que as cantigas de roda estão relacionadas com o estímulo a imaginação, concentração, criatividade e memória. Assim sendo as cantigas de roda fazem parte do cotidiano e principalmente do dia-dia das crianças. Entretanto, é preciso deixar que as crianças brinquem de cantiga de roda no espaço escolar, é preciso aprender a rir, a inverter a ordem, a representar, envolvidos na simbologia, a imitar, a sonhar e imaginar com elas. Através das cantigas de roda abrem-se o caminho para que adultos e crianças, possam se reconhecer e ser reconhecido como sujeitos e atores.

 

 

REFERÊNCIAS

 

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Paternoni, 2010.

 

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