Imprimir

MÚSICA: SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Márcia Gabriela Schonton

Monaísa Araújo Nascimento

Fernanda Cristina Berlanda

 

RESUMO

A utilização da música na Educação Infantil visa ajudar os professores a desenvolver o dialogo com os alunos e também estimula a atenção e a concentração em todas as áreas desenvolvidas nas escolas. A música é uma importância para o desenvolvimento das crianças por isso que a mesma é de grande valia, a escolha correta do repertorio o que o professor deseja desenvolver a capacidade das crianças que o mesmo possa realizar aprendizagem por si mesma assim ela aprenda a aprender. A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar no trabalho e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e recuperação da saúde. As atividades de musicalização também favorecem a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Pelo seu caráter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de resultados, são uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens.

 

Palavras-chave: Música, aprendizagem, metodologia, Educação Infantil.

 

 

 

I

 

NTRODUÇÃO

 

A presença da música na vida dos seres humanos ao longo dos tempos vem exercendo as mais diferentes funções. Para JEANDOT (1993) educação musical no Brasil se mostram um pouco lentas, se comparadas às que se desenvolvem em outros domínios artísticos, devido ao fato de a música ser uma arte auditiva, interiorizada, que exige mais esforço, ao contrário as artes visuais, cuja captação é mais imediata.diante dessa deu-se a escolha do tema A musica e sua importância na Edificação Infantil. O objetivo é mostrar que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.

Em relação à Educação Infantil é importante considerar que a música está presente, de modo no cotidiano das crianças. Nesse sentido, Nogueira (2006) ainda afirma que os brinquedos musicais fazem parte da vida da criança desde muito cedo é por meio dos brinquedos ritmados entre mãe e bebê, que se estabelecem as primeiras experiências lúdico-musicais da vida humana.

A relevância da inserção musical na educação infantil também está fundamentada na própria Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei no 9394/96) quando afirma que a finalidade da educação infantil está relacionada ao desenvolvimento integral da criança, ou seja, pensando nesses termos, a música assume um papel fundamental no processo de desenvolvimento infantil em seus vários aspectos.

A música estimula as partes motoras das crianças, desenvolvem habilidade diversa e sensorial, atua diretamente sobre os sentidos auditivos, tátil ou intelectual, imaginação, memória, atenção, raciocínio, afetiva estimula o controle emocional e etc...

 

DESENVOLVIMENTO

 

O Papel da Música na Educação

 

A música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, afinal propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente.

As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. a música pode melhorar o desempenho e a concentração, além de ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e outras habilidades linguísticas nas crianças”. (GAINZA, L, 2008, p.188).

 

Além disso, o trabalho com musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.

Conforme MÁRSICO, (2002) Ligar a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, pode contribuir para que algumas crianças, em situação difícil na escola, possam se adaptar (inibição psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora, etc.). o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”..

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.

Embora o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de comunicação...

GAINZA, (2006) a música é um meio de expressão de idéias e sentimentos mas também uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança.

Vale ressaltar a importância não apenas da música tocada através de um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Granja (2006) Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação, contato de olho e contato corporal, que serão importantes para a evolução do bebê no sentido auditivo, lingüístico, emocional e cognitivo.

Para MARTINS, (2005) Isso ocorre também durante todo o desenvolvimento infantil, pois através da música e de suas características peculiares, tais como ritmos variados e estrutura de texto diferenciada, muitas vezes com utilização de rimas, a criança vai desenvolvendo aspectos de sua percepção auditiva, que serão importantes para a evolução geral de sua comunicação, favorecendo também a sua integração social.

Criar é o ato de originar alguma coisa. Ser criativo é viver adaptando formas de expressões as necessidades da vida. O processo criativo está em desenvolvimento quando somos capazes de criar ou recriar determinadas situações com a qual nos deparamos. Para estimular a criatividade, é necessário que o professor seja criativo para estimular a criança, podendo auxiliar na reelaboração do pensamento para idéias produtivas. A música por si só contribui para o desenvolvimento criativo (MARTINS, 2005, p.188).

O objetivo da música na educação é contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade da criança, pela ampliação cultural, enriquecimento da inteligência e pela evolução da sensibilidade musical.

A música na educação mantém forte ligação com o brincar. “Brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mas uma atividade dotada de uma significação social precisa que, como outra necessita de aprendizagem” (STEFANI 2007, p.20). Em todas as culturas as crianças brincam com a música através de jogos e brincadeiras que são transmitidas de uma geração para outra. A criança aprende a brincar desde as primeiras interações lúdicas entre mãe e o bebê.

É importante que a criança seja incentivada constantemente a se expressar na língua escrita, ainda que não domine totalmente o código convencional, pois ao escrever irá adquirindo maiores conhecimentos sobre a língua, com o auxilio do professor.

Segundo SOARES (2000), a criança aprende a escrever agindo e interagindo com a língua escrita, experimentando escrever, fazendo o uso de seus conhecimentos prévio sobre a escrita, levantando e testando hipóteses sobre a correspondência entre o oral e a escrita. Observa-se que, antes da aquisição da linguagem, as crianças interpretam o comportamento dos outros e respondem a eles, fazendo parte de interações que implicam reciprocidade. O fato de responderem com gestos, sons ou ações àquilo que a família ou os professores que lhes propõem, permitem supor que estão formando com base em representações ou esquemas mentais que têm a forma de estruturas de êxitos.

Cabe, no entanto, ressaltar que se torna necessário enfrentar esta nova realidade social em que não basta apenas saber ler e escrever é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever na prática social.

A música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como ‘cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.

A música também é uma atividade de socialização. Em contrapartida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha e perceber a importância disso, sem se sentir solitária. Trata-se de compreender de que forma a música produz e reproduz significados em uma determinada cultura.

 

CONCLUSÃO


Na atualidade a utilização de atividades que desenvolvem conteúdos numa dinâmica que propicia canalizar o potencial criativo dos alunos para práticas condizentes com seu universo, aliando técnicas e conhecimentos à sua energia criativa, podem transformar as aulas em momentos de prazer e criatividade.

Acredita-se que a arte, em todas as suas manifestações, é uma tentativa de nos colocar frente a formas que concretizem o sentir humano. A atuação criativa estimula todo e qualquer tipo de questionamento, colocando o educando permanentemente diante de caminhos diversificados, levando-o a optar, a tomar consciência de sua própria possibilidade de escolha.

Quando se utiliza a arte, trazemos à discussão a necessidade de pesquisarmos sobre as imagens, os sons, as palavras e os gestos, para aprender com eles, com os mundos que eles representam e com a vida das pessoas que se relacionaram e/ou que continuam a se relacionar com eles; é a importância e o direito de aprender a interpretar a cultura de seu tempo/espaço, com a amplitude de informações e conhecimentos sobre outros tempos/ espaços. Nossos alunos em geral têm acesso a produções artísticas dos mais diferentes tipos, através do computador, da TV, do rádio, do vídeo, dos games, dos jornais, das revistas e de tantas outras fontes.

Através da utilização da musica como atividades escolares nas quais crianças possam brincar com os elementos básicos da perspectiva, explorando-a enquanto recurso para a produção, ou realizar múltiplas construções matemáticas e artísticas e desse modo o desenvolvimento a criatividade, podem ser de grande produtividade para uma abordagem multidisciplinar.

Na sua definição a música é "ritmo e som". Ou seja, todos os tipos de "ritmos" que podemos conceber musicalmente obedecem a algum tipo de divisão fracionária, cuja característica sempre está vinculada a um determinado gênero artístico ou a um tipo de cultura.

Numa aula de música, pode-se criar oportunidades para tais descobertas, de forma lúdica e prazerosa, seja pela experimentação do som, pelo manuseio de instrumentos ou pelo uso da própria voz, em ritmos diversos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 2008.

GRANJA, Eduardo de Souza Campos. Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação. São Paulo:Ensaios transversais V.34. 2006.

 

JEANDOT, N. Explorando o universo da música. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1993..

MÁRSICO, Leda Osório. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 2002.

MARTINS, R. A Educação Musical: Conceitos e Preconceitos. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional de Música, 2005.

 

STEFANI, Gino. Para entender a música. Rio de Janeiro: Globo, 2007.

 

SOARES, M. Letramento um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

.

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acessos: 1569