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A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 Juciane Bizarro Ricardo

RESUMO:

Este artigo visa diagnosticar o desenvolvimento da arte e suas práticas desenvolvidas em sala de aula, preocupando-se com o desenvolvimento do aluno e com as ações pedagógicas para que se possa desenvolver novas formas e habilidades no contexto escolar entre professor e aluno. A pesquisa foi um estudo desenvolvido em creches municipais da cidade de Cuiabá-MT, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do aluno desde os anos iniciais, com o objetivo de colaborar com a construção de cidadãos consciente de suas capacidades.

 

Palavras-chave: Arte. Educação infantil. Prática.

 

Introdução:

Este artigo tem o objetivo de apresentar a importância da arte na educação infantil, ou seja de 0 a 6 anos, onde esses alunos ficam em creches municipais ou particular para que os pais possam trabalhar.

Tinha -se uma ideia de Artes apenas para distração da criança para passar o tempo , (A criança era colocada na creche para os pais trabalhar e muito pouco se fazia para o seu desenvolvimento).

Hoje não podemos mais pensar na arte como um passa tempo ou um simples instrumento de lazer. Muito pelo contrário a arte na educação infantil de 0 a 6 anos evoluiu muito, apesar de ainda encontrar muitas dificuldades.

A arte é uma linguagem, uma forma de expressão e comunicação e tem um papel fundamental envolvendo todos os aspectos.

A Base Nacional comum curricular (BNCC) desde 2017 inseriu uma linguagem de arte visuais, música, dança e teatro como componentes obrigatório na base curricular das escolas e creches .

A arte não tem função apenas para enfeitar e ilustrar quadros e painéis das escolas e creches sobre tudo vai bem além desse conceito, ao longo dos tempos vem aumentando o conceito da arte não apenas para distração da criança ou recreação, passou-se a usá-la para o desenvolvimento intelectual do aluno.

Escola e arte, dizer que durante muito tempo a educação da criança foi considerado de responsabilidade da família ou do grupo social ao qual se participava , na escola era imposta uma imagem de arte é todos tinham participar dessa forma educativa que fugia do contexto da arte em si, generalizava todas as crianças e suas singularidades, mais sempre foi notória há escassez das propostas educativas nessa disciplina.

 

A escolha por determinadas imagens efetuadas pela professora direciona o que deveria ser um “gosto infantil “, generalizando todas as crianças como apreciadores de tais imagens. Está modelagem no gosto infantil implica retirar das crianças as suas singularidades e seus direitos de escolha sobre outros universos imagético e simbólicos que elas convivem.(Cunha. 2007, p. 138).

 

Desenvolvimento:

O objetivo proposto, não é para impor ou determinar maneiras para agir, sabemos que cada crianças tem seu tempo de desenvolvimento e é por isso que podermos proporcionar a elas atividades de artes em vários sentidos e aspectos, pois a arte compreende-se muito além de uma obra, o currículo pode ser um elemento educador unindo possibilidades e conhecimento diferenciados facilitando o desenvolvimento em diferentes campos de conhecimento.

Quando o educador é facilitador ele se preocupa em desenvolver suas atividades baseadas nas várias formas da arte, podendo estar presente e compreendendo os campos de dificuldades de cada criança , assim se preocupando com o desenvolvimento cognitivo e também o seu desempenho escolar.

É preciso que o professor leve em consideração o desempenho de cada aluno e ao mesmo tempo promova transmitir de forma lúdica e criativa a arte em sala de aula.

Assim podemos ver e compreender que a arte não é somente gravuras e pinturas, estátuas ou outras formas de decoração. É bem ampla e tem muitas formas de se manifestar como por exemplo, dança, criar, desenhar, pintura entre várias outras formas.

Baseado na educação infantil é nesse momento onde a arte está mais presente em sala e na vida delas em seu cotidiano familiar também, na escola a criação com massinha de modelar, os jogos pedagógico, as pinturas e muitos outro os ensina a descobrir novos horizontes e desenvolvendo o seu lado criativo.

Na hora da recreação na área de areia pode criar e desenvolver suas imaginações, nessa fase é muito importante para a criança aprenda usando a criatividade dela onde ajudará a desenvolver sua criatividade, resolver suas diferenças e dificuldades também na fase adulta conseguirá ser equilibrado e construtivo.

 

Um professor que tem ativada sua capacidade de observar / interpretar é capaz de identificar suas atitudes e emoções, apreendendo a expressa-las e sobre tudo percebe-las também nas crianças. Saber lidar com seus sentimentos e os dos alunos, entendendo-os controlando-as na construção de um ambiente em que os conflitos possam ser minimizados, dando vez as relações de afeto de amor , de ética e prazer, (Meira;PILLOTTO, (2010)

 

Conclusão

O professor tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, onde irá fornecer experiências ajude refletir sentimentos, desenvolver valores e emoções onde será preparado para a sua vida adulta tendo uma visão questionadora do mundo e sociedade em que vive.

Além disso é preciso atenção do professor para não comparar as produções das crianças, pois cada uma delas deve ser respeitada em sua singularidade e diversas potencialidades.

Dessa maneira o professor pode e deve desfrutar da disciplina de artes como uma auxiliadora do processo de desenvolvimento e conhecimento podendo também ensinar varias outras formas de conhecimentos e de habilidade.

Quando se inicia um ano letivo a criança se vê totalmente em um campo desconhecido, sua adaptação depende muito do professor e do contexto escolar em geral onde se depara com várias dificuldades de se relacionar com as outras crianças , ai entra a arte como uma disciplina de suma importância pois promove a interação, o compartilhamento vindo a facilitar sua adaptação para com os outros colegas.

Só assim podermos eliminar os medos e anseios de se sentir fora da vida escolar, com isso podemos dizer que estamos as barreiras e distâncias que os alunos têm ou criam ao tentar se aproximar um do outro.

Tem que haver o fortalecimento igualdade, consciência, solidariedade e principalmente cooperação e interação

 

Referências:

 

CUNHA. S.R.V. PEDAGOGIA DE IMAGENS. In: DORNELLES, L. V. (org.) produzindo pedagogias interculturais na infância . Petrópolis: Vozes, 2007.

MEIRA, M. FILOSOFIA DA CRIAÇÃO: Reflexões sobre o sentido do sensível. PORTO ALEGRE: Mediação, 2003 ___:PILLOTTO, S. S. D. Arte afeto e educação: A sensibilidade na ação pedagogia, PORTO ALEGRE: Mediação, 2010 (Educação / Arte)