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ANÁLISE DO TEMA PORÍFEROS EM VOLUME DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

 

Fernando Pedrosa Coelho¹

Amanda do Amaral Luna²

Nilda Luciana do Nascimento Ferreira³

Ivanilde do Carmo

Liane de Fátima Pereira

Luciano José Leandro

Poliana Samira Rosa Jacob

Maria Lúcia Silva

Hellen Fernanda Francisco

 

Artigo Científico Apresentado a disciplina de zoologia dos invertebrados I do Instituto federal do sudeste de minas gerais campus Barbacena, como requisito parcial para aprovação.

 

RESUMO

 

 

O livro didático, constitui ferramenta indispensável ao professor e ao aluno, contudo os livros também são passiveis de erros e muitas vezes não são adequados para o ensino aprendizagem. Este estudo teve como preocupação principal analisar o tema Poríferos do livro BIO do 2º ano do ensino médio de autoria da Sônia Lopes e Sérgio Rosso. Para isso, foi empregado como metodologia proposta por Vasconcelos e Souto (2003) com adaptações. A análise do tema Poríferos revelou tanto pontos positivos e negativos. Dentre os pontos positivos, podemos enumerar a complementação das ideias textuais com as ilustrações, adequação da linguagem ao publico que se destina, utilização de atividades propostas. Nos pontos negativos, a falta de guia de experimentos, e atividade em grupo. De modo geral, o capitulo analisado apresentou mais pontos positivos do que negativo, apresentado como um bom material a ser utilizado em sala de aula. A utilização de outros livros em conjunto com o livro analisado poderia minimizar os pontos negativos analisados.

Palavras-chave: Poríferos. Alunos. Tema.

 

ABSTRACT

The textbook is an indispensable tool for the teacher and the student, however the books are also subject to errors and are often not suitable for teaching learning. This study had as main concern to analyze the Poríferos theme of the book BIO of the 2nd year of high school authored by Sônia Lopes and Sergio Rosso. For this, it was used as methodology proposed by Vaconcelos and Souto (2003) with adaptations. The analysis of the topic Poríferos revealed both positive and negative points. Among the positive points, we can enumerate the complementation of textual ideas with illustrations, adaptation of the language to the target audience, use of proposed activities. On the negative points, the lack of experiment guide, and group activity. In general, the analyzed section had more positives than negative, presented as good material to be used in the classroom. The use of other books in conjunction with the book analyzed could minimize the negative points analyzed.

Key-words: Porifera. Students. Theme.

 

1. Introdução

O livro didático, constitui ferramenta fundamental e indispensável ao professor e ao aluno em sala de aula (BANDEIRA; STANGE; SANTOS, 2012). O Ministério da Educação (MEC) dispõe de uma plataforma onde o aluno e o professor pode acessar mais 123 mil obras, uma biblioteca virtual chamada de domínio público desde 2004 (BRASIL, 2017). Além disso, o MEC disponibiliza gratuitamente livros para a rede pública de ensino (BANDEIRA; STANGE; SANTOS, 2012). Esses livros disponibilizados estão sujeitos a julgamento por outros autores quanto a sua qualidade e métodos avaliativos (BANDEIRA; STANGE; SANTOS, 2012). Se há desentendimento entre os especialistas quanto aos conteúdos dos livros didáticos, para os professores da rede pública de ensino é ainda mais difícil fazer essa análise e seleção do livro didático (BANDEIRA; STANGE; SANTOS, 2012).

A análise crítica de livros didáticos pode auxiliar os professores a escolher o livro didático a ser utilizado por ele e por seus alunos durante o ano letivo.

 

Como foi dito por Alvarez, 1991 citado por Bandeira, Stange e Santos 2012,

 

O professor precisa analisar os textos que encontra a seu dispor, antes de decidir sobre aquele a ser adotado. Não só para detectar erros de conteúdos ou distorções pedagógicas, mas principalmente para verificar se os objetivos e pressupostos do autor são adequados ao curso que planejou.

 

2. Objetivo

Analisar o tema Poríferos do livro BIO do 2º ano do ensino médio de autoria da Sônia Lopes e Sergio Rosso.

 

3. Metodologia

Para alcançar o objetivo proposto, foram usados os critérios propostos por Vasconcelos e Souto (2003) descritos a seguir com algumas adaptações: a). conteúdo teórico. b). recursos visuais, c). atividades propostas e d). recursos adicionais (REIS et. al. 2014).

Foi empregado também como metodologia a pesquisa bibliográfica de artigos, monografias, dissertação, e outros documentos publicados nas bases de dados do Scielo, Lislacs, Google acadêmico, MEC, periódicos, livros e o livro BIO do 2º ano do ensino médio de autoria da Sônia Lopes e Sergio Rosso.

 

 

3. 1. Conteúdo teórico;

Assim como REIS et. al. 2014, o conteúdo teórico foi divido em eixos, são eles: linguagem textual, se linguagem do texto é proporcional ao público a quem se destina; clareza, se os conteúdos são claros ou não; atualização das informações fornecidas, se as informações fornecidas são atuais ou se são de fontes antigas já ultrapassadas.

 

 

 

3.2. Recursos visuais

Nos recursos visuais foram utilizando apenas dois eixos: qualidade das imagens, se a imagem é nítida ou não, e o nível de relação das informações com as imagens.

 

3.3. Atividade propostas

Foram utilizados apenas os seguintes eixos: questionamentos ao final do capítulo, incentivo a resolução de problemas e a relação entre o tema Poríferos e as atividades propostas (REIS et. al., 2014).

 

3.4. Recursos adicionais

Os recursos adicionais são aqueles que ajudam o aluno, complementando o estudo. Foram usados os seguintes eixos: caderno de exercícios, guia de experimentos, glossários, guia do professor e indicação com estimulo a utilização de novas tecnologias, assim como feito por (REIS et. al., 2014).

 

4. Desenvolvimento

Abaixo foram apresentados os resultados das análises de cada critério empregado.

 

4.1.Conteúdo teórico

O texto apresenta linguagem adequada ao público a que se destina, visto que é clara e explicativa, como pode ser observado no trecho abaixo:

 

O corpo das esponjas possui numerosos poros, característica que deu nome ao filo (póros = poro; phorus = portador de). No ápice do corpo desses animais, há uma abertura maior denominada ósculo (LOPES; ROSSO, 2017, p. 175).

[...] por células flageladas chamadas de coanócios (coano = funil)(LOPES; ROSSO, 2017, p. 176).

 

Além da linguagem compreensível, o autor utiliza recursos textuais complementares, o que leva o aluno a relacionar o conteúdo estudado em sala de aula com a mídia e atualidade. Ademais convida o aluno a relembrar os capítulos estudados anteriormente e propõe exercícios a serem realizados, conforme observado abaixo.

 

Antes de continuar o estudo dos animais, convidamos você a fazer um safári na mídia a fim de reconhecer as espécies do reino animal que receberam alguma atenção da mídia nos últimos anos. Isso será base importante para você acompanhar os capítulos de zoologia (LOPES; ROSSO, 2017, p. 174).

 

O autor trabalha as características gerais dos Poríferos, os tipos de esponja (Asconoide, Siconoide e Leuconoide) e a reprodução das esponjas (reprodução assexuada (por brotamento e gemulação) e sexuada). Entretanto, outros assuntos relevantes como sistema excretor e digestório (modos como se alimentam e como eliminam os restos) foram menos abordados no capítulo.

 

4.2.Recursos visuais

Nos recursos visuais tanto a qualidade das imagens quanto o nível de relação das informações com as imagens foram muito boas. As imagens são claras e mostrou que as informações contidas nos textos presentes no livro são condizentes com o que mostra nas imagens, reforçando e tornando mais claro o aprendizado do aluno. As figuras de esquemas apresentavam ainda legendas detalhadas e explicativas, e esquema de setas indicando os nomes das estruturas, já as figuras de imagens apresentavam apenas as legendas. As legendas disponíveis abaixo das imagens contextualizava sempre uma curiosidade, despertando ainda mais o interesse do leitor, veja só esse descrição da figura de uma esponja.

 

Fotografia de esponja carnívora que ocorre em águas marinhas da França. Observe que, nas laterais, estão localizados os tentáculos. No Brasil, uma espécie de esponja carnívora foi encontrada a 4450m de profundidade, a cerca de 500km de distancia da costa. Mede cerca de 2 cm de diâmetro (LOPES; ROSSO, 2017, p. 177).

 

Observe que o autor além de descrever o animal ele ainda descreve o local onde elas são encontradas.

Em um dos sistemas de esquemas o autor esquematiza os tipos de esponja e mostra as características de cada uma delas o que casa muito bem com o texto

que antecede o esquema da figura, veja o que diz o texto;

 

Existem três tipos de esponjas: asconoide, siconoide e leuconoide.

Esponjas asconoide são as mais simples, e sua estrutura limita o tamanho do corpo do animal. Por serem animais filtradores, as esponjas dependem da água que fazem circular em seu corpo para a realização de suas funções. No tipo asconoide esse fluxo é mais lento que nos demais, pois[...]Nos demais tipos morfológicos, o fluxo de água é maior em função do aumento da área ocupada pelos coanócitos e da redução espongiocele, duas condições consequentes de dobramento da parede do corpo(LOPES; ROSSO, 2017, p. 176).

 

 

4.3.Atividade propostas

Os exercícios propostos pelo autor foram divididos em 3 tópicos, são eles: "despertando idéias", "ampliando e integrando conhecimentos" e "testes".

O primeiro tópico de atividade "Despertando idéias" trata-se de uma pesquisa que deve ser feita com os alunos que após o texto introdutor acompanha questões a serem respondidas com base na pesquisa dos alunos. Já o Ampliando e integrando conhecimentos traz um texto sobre poríferos e perguntas para que os alunos respondam com base no que eles estudaram no ultimo capitulo do livro. O "ampliando e interagindo" para o autor é uma forma de estimular mais informações ao estudante, veja o que foi dito pelo autor:

 

...a leitura do texto é uma ponte para estimular os estudantes a compilar outras informações sobre poríferos, tanto no texto do capitulo quanto eventualmente em outras fontes (LOPES; ROSSO, 2017, p. 355).

 

O ultimo tópico o testes acompanha questões de vestibulares para serem respondidas pelos alunos sobre todos os temas estudados até o final do capitulo do livro.

O ampliando e interagindo e o teste,mostraram estar condizentes com o tema Porífera.

 

 

4.4.Recursos adicionais

 

Quanto aos recursos adicionais foi apresentado o caderno de exercícios como mencionado em atividades propostas em "testes". Não foram apresentados nem um guia de experimento e glossário. Foi apresentado um guia do professor no qual o autor do livro explica de forma simples e clara o objetivo de cada capitulo e como o professor deve abordar cada conteúdo dentro deste capitulo. Além disso traz também orientações didáticas para o professor discutindo com o leitor a melhor forma de contextualizar o os assuntos, motivar pesquisas, discussões, trabalho com tecnologias de informação e comunicação além de incentivar visitas técnicas. O manual do professor também traz uma proposta empregada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN), que são os temas transversais e sugere ao professor o uso dessa ferramenta.

 

5. Conclusão

Podemos notar diversos pontos positivos e negativos no capítulo analisado sobre o tema poríferos. Dentre pontos positivos podemos enumerar a ótima complementação das idéias transmitidas no texto com as ilustrações correspondentes. Isso contribui para construção de conceitos melhorando o aprendizado do aluno.

Podemos enumerar também as atividade que estimulam o aluno a pensar e recordar conceitos já estudados anteriormente.

Outro ponto positivo identificado foi a linguagem textual simples e condizente com a idade dos estudantes.

Nos pontos negativos podemos citar a falta de atividade em grupo e projetos, o que constitui uma perda para o aluno, uma vez que o aluno não participa de atividades em grupo ele deixa de adquirir experiência de trabalho em conjunto com outros alunos. A falta de guia de experimentos é outro ponto negativo, pois o aluno não vivencia o emprego da teoria na prática, ou seja, o aluno deixa de empregar o que foi aprendido em sala de aula no seu dia-a-dia, prejudicando assim sua formação social e científica.

Uma alternativa que poderia ser empregada para minimizar os possíveis efeitos dos pontos negativos encontrados na aprendizagem do aluno poderia ser a complementação com informações sobre Poríferos de outros livros.

 

REFERÊNCIAS

BANDEIRA, Andreia; STANGE, Carlos Eduardo Bittencourt; SANTOS, Julio Murilo Trevas dos. Uma proposta de critérios para análise de livros didáticos de ciências naturais na educação básica. Sinect, III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia., Ponta Grossa, PR, 2012. Disponível em:<http://www.sinect.com.br/anais2012/html/artigos/ensino%20cie/6.pdf> Acesso em: 12 de outubro de 2017.

 

REIS et. al. Análise do conteúdo “répteis” em uma coleção didática do ensino médio. V Enebio e II Erebio Regional 1. Revista da SBEnbio - nº7, oct. 2014. Disponível em:<http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wpcontent/uploads/2014/11/R0392-1.pdf> Acesso em: 12 de outubro de 2017.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Domínio Publico. 2017. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dominio-publico> Acesso em: 12 de outubro de 2017

 

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Bio. Vol. 2. 3. ed. São Paulo. Saraiva, 2016.

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