O Aprendizado da Leitura no Contexto da Educação Inclusiva
ISBN 978-65-87333-12-0
Educação / 51 páginas
Autores:
Geralda Ferreira Lemes Barbosa
Antonio Ferreira Lemes
Bruneldy Butzke Lemes
Esta obra busca buscou compreensão da forma como ocorre o processo de aprendizagem da leitura, em sala de aula, de estudantes com deficiência e regularmente matriculado em escola regular. Trata-se de uma melhor análise das metodologias para o ensino da leitura. Os pressupostos teóricos estão baseados na concepção de autores para a prática do ensino da leitura no Ensino Fundamental/Anos Iniciais da Educação Básica, com vistas para a aprendizagem dos estudantes. Pensadores como: Piaget, Vygotsky, Bakhtin, Antunes, Kleiman, Matêncio, fundamentam o trabalho, além de documentos como Orientações Curriculares para Mato Grosso (OCs/MT) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996), com ênfase na Lei Federal nº 10.436 que oficializa o ensino de Libras com vistas à Declaração de Salamanca. Por meio de estudos realizados, nota-se que a leitura na Educação Inclusiva deve ser priorizada como estratégia da aprendizagem desde o Projeto Político-Pedagógico escolar para que, de fato, se efetive enquanto prática educativa.
Sobre os autores:
Geralda Ferreira Lemes Barbosa
Graduada em LETRAS: Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela UNITINS (Universidade do Tocantins).
Graduada em Pedagogia com ênfase em Educação Especial pela FAVENI - (Faculdade Venda Nova do Imigrante).
Especialista em Linguística Aplicada na Educação pela UCAM (Universidade Cândido Mendes).
Mestre em Educação e atualmente cursando Psicopedagogia e Educação Infantil (Especialização).
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Antonio Ferreira Lemes
Graduado em Matemática pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci).
Pós-graduado em Educação inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Faculdade Única de Ipatinga.
Bruneldy Butzke Lemes
Graduada em Letras pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci).
Pós-graduada em Linguística Aplicada na Educação pela UCAM (Universidade Cândido Mendes).