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A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

Thelma Elita Nascimento

Elenir Maria Medeiros

Maria Clara Ramalho Carneiro,

Walber Cristóforo Carneiro

Suzana Andreia de Souza Formigoni

 

RESUMO

Este pesquisa foi desenvolvido na área da educação, no qual será enfocada a importância família no processo da aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica com estudos aprofundados, consubstanciados em referencial literário existente. A relação família-escola é de extrema importância na construção da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisição de segurança por parte dos filhos, que se sentirão duplamente amparados, ora pelo professor ora pelos pais, o que irá incorrer no favorecimento do processo ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Família, Escola, Desempenho Escolar.

 

INTRODUÇÃO

 

O tema escolhido para este trabalho surgiu através das vivências na docência e a reflexão sobre a prática pedagógica, juntamente com momentos de maior intercâmbio com a família, vinculada à Constituinte Escolar, está na base do objetivo deste estudo de investigar as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem no processo da aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos humanos (escola, grupo de pares, associações) e desse modo é importante pesquisar sua relação com o desempenho escolar.

O sucesso escolar depende da harmonia entre a família, a aprendizagem e as emoções. Muitos problemas de aprendizagem ou dificuldade de adaptação da criança na escola têm origem no universo familiar e nas expectativas dos pais sobre os filhos com relação ao aprender; tem a ver com valores, ideologias e os segredos do grupo familiar.

O aprender e o ensinar são funções básicas da família, desta forma os modos como à família vivem momentos de mudanças, mortes, nascimentos, crises ou conflitos marcam características da modalidade de aprendizagem da criança.

 

REVISÃO CONCEITUAL

 

A educação é fator de desenvolvimento da cidadania, que fundamenta e amplia a vivencia da democracia, em um país tão cheio de contrastes, ambiguidades e contradições como o nosso.

Até o inicio deste século à educação dos filhos era tarefa exclusiva dos pais, em especial da mãe. À medida que a sociedade foi se tornando mais complexa, outros agentes de socialização também se responsabilizaram por essas tarefas. Em determinadas ocasiões, instituições especializadas passaram a substituir a família, prescrevendo e delimitando o que as novas gerações deveram aprender ou ignorar.

Em nossa cultura, a família é o lugar no qual o sujeito humano se torna membro de uma sociedade. Para isso, percorre um longo caminho de inicio marcado por vivencias de fragilidade emocional, dependência, indiferenciação entre e real e o imaginário, entre mundo interno e mundo externo.

 

A família deixou de ser a fonte principal de informações. Referentemente da educação familiar, a escola tem critérios mais objetivos na avaliação do desempenho, sem deixar de lado a questão do afeto. Ela da ênfase ao pensamento formal, que prepara para o conhecimento cientifico em um contexto social de cooperação. (MOREIRA,1996; p.71)

 

Ao ingressar na escola na escola, a criança já estabeleceu uma determinada “leitura” do mundo, a partir da perspectiva dada por sua classe social.

Na família,os pais despertaram seu pensamento, ajudaram-na na construção dos fundamentos da linguagem e na internalizarão das regras do jogo social.

 

A escola surgiu para responder a necessidades sociais de preparo com individuo para a vida pública. A família ficou apenas com a formação moral de seus filhos. (BBOCK,2003;p.267)

 

Agora na escola e em outras instituições socializadoras há condições para a aprendizagem sistemática de novos conteúdos de novos instrumentos socializadores e de um novo convívio.

O papel da escola na sociedade é dar condições para que o educando desenvolva a autonomia juntamente com a construção de novos conhecimentos.

O desenvolvimento das crianças pode ser melhor à medida que ocorrer cooperação entre a família e a escola. O dialogo constante e o apoio mútuo permite a troca produtiva das características que diferenciam uma e outra. Assim, o afeto familiar é levado para a escola e a metodologia do trabalho educacional passa a influir mais incisivamente em casa.

Esse caminho, essa ponte entre o afeto e a produção derruba barreiras criadas pela distancia até hoje existentes. As práticas familiares aliadas ao trabalho na escola criam outras possibilidades de comunicação nas quais todos aprendem, reavaliando valores e vivenciando novas experiências comunitárias.

O aluno, visto em sua individualidade, reconhecido a partir de sua socialização primário familiar, pode desenvolver melhor sua autonomia.

 

4.1 A família como um sistema

 

Pode-se considerar a família como um sistema em que as ações e as atitudes de cada membro afetam os outros e vice-versa como todo sistema a família tem uma estrutura e algumas pautas reguladoras do seu funcionamento que tendem a manter-se estável.

Porém, para poder avançar e garantir o bem estar dos seus membros, a família terá de adaptar-se as novas circunstâncias.

 

As famílias são compostas por diversos subsistemas (casal;filho), entre os quais existem alguns limites mais ou menos flexíveis. Uma situação adequada é aquela em que a existência e a percepção do sistema familiar como um todo não é incompatível com a autonomia dos seus subsistemas (SALVADOR; 1999; p.158)”.

 

Todas as famílias passam por momentos característicos, próprios do seu ciclo vital. Todos vivem crises e dificuldades, associados à educação e ao crescimento dos filhos, as mudanças que se produzem no caráter do casal.

Por fim, como todos os sistemas, a família, organizadas mediante vínculos, afetos e emocionais, tem algumas funções, alguns objetivos que devem alcançar.

 

CONCLUSÃO

 

Observou-se que o gestor precisa trabalhar em prol do progresso da escola onde todos estão envolvidos, porém não podem se esquecer de que sua equipe não se limita somente a funcionários, alunos e professores. Sua equipe é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade em geral, e juntos devem trabalhar visando à aprendizagem dos alunos. A gestão relaciona se com a atividade de impulsionar uma organização.

Têm valores e objetivos educacionais, princípios para uma boa gestão escolar, planejamento e integração com a comunidade. Cabe ao diretor buscar satisfação do todo, usar boas e novas técnicas. Não se esquecer do professor e utilizar se de critérios diferentes em situações diferentes

Quando se fala da relação da comunidade com a escola devem-se conhecer alguns pontos importantes e positivos, que nos mostram a necessidade de haver uma ação conjunta da escola e da família. A escola tornou-se necessária quando a sociedade começou a cobrar dos indivíduos algumas exigências para a sua preparação de vida.

 

REFERÊNCIA

 

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2000.

 

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Escola ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar, aprender a sentir, ser e fazer. Cuiabá: Seduc, 2000.

 

MORAE, Rosária Lanziottis: A importância da parceria entre a escola e a família no ensino fundamental

 

MOREIRA. Paulo Roberto. Psicologia da educação: interação e identidade. 2ª ed. São Paulo: FTD, 1996.

 

REGO. Teresa Cristina. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskiana. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

SALVADOR. César Coll. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.