Buscar artigo ou registro:

 

A IMPORTÂNCIA DA HORTA SUSPENSA NA EDUCAÇÃO E NO MEIO AMBIENTE

Alice Marinho Santana

Érica de Oliveira de Souza

Élida de Oliveira de Souza Rugeri

Noézia Ana Leonardo Alves

Rozângela Silva Gonçalves

 

RESUMO

A reciclagem é importante na educação para que o aluno aprenda a salvar o meio ambiente e ao mesmo tempo trabalhar o sistema fracionário na divisão de uma garrafa pet, a importância de trabalhar a média aritmética no crescimento das plantas, no sorriso de uma criança no momento da aula prática no diferencial de um trabalho para melhor desenvolver a criatividade pois o aluno conseguem ter maior compreensão do quanto nós podemos fazer para salvar o meio ambiente, com pequeno gesto de observação, busca e pesquisa sobre o desenvolvimento das plantas. A vida desperta curiosidade nos alunos, os quais apreciam atividades práticas, como poder ver a planta germinar e se desenvolver. Assim, o projeto se inicia com 24 alunos, no ano de 2018, cujo os materiais foram obtidos através por doação de alunos e pessoas engajadas a causa. Com a realização do Projeto a importância da horta suspensa na educação e no meio ambiente, foi possível perceber maior interesse dos alunos durante as aulas de matemática, inclusive na interação e companheirismo com os colegas.

 

Palavra-chave: Horta suspensa.  Matemática. Meio ambiente. Educação.

 

ABSTRACT

Recycling is important in education so that the student learns to save the environment and at the same time work the fractional system in the division of a pet bottle, the importance of working the arithmetic mean in the growth of plants, in the smile of a child at the moment from the practical class in the differential of a job to better develop creativity because the student can have a greater understanding of how much we can do to save the environment, with a small gesture of observation, search and research on the development of plants. Life arouses curiosity in students, who appreciate practical activities, such as being able to see the plant germinate and develop. Thus, the project begins with 24 students, in 2018, whose materials were obtained through the donation of students and people engaged in the cause. With the realization of the Project the importance of the suspended vegetable garden in education and in the environment, it was possible to perceive greater interest of the students during the mathematics classes, including in the interaction and companionship with the colleagues.

Keyword: Suspended vegetable garden; Mathematics; Environment; Education.

 

INTRODUÇÃO

 

A proposta do projeto de pesquisa sobre Horta Suspensa com a utilização de material reciclável com os alunos do 5º ano “B” na área de matemática, esse projeto vem para desenvolver o interesse dos alunos para a conservação do meio ambiente, nesse projeto também será trabalhado os componentes curriculares de matemática como: a multiplicação, divisão e adição, média aritmética com as plantas, visando o aprendizado dos educandos, buscamos uma proposta no qual a aula possa ser mais interativa e lúdica.

A horta suspensa foi uma alternativa criada e pensada para possibilitar e aproveitar qualquer ambiente, principalmente na zona urbana, onde os espaços são restritos, com sua economia de espaço e também de material, com técnicas aprovadas por pesquisa e por plantio já feito com as sementes de hortaliças diretamente nos potes, possibilita o crescimento rápido, não é necessário fazer mudança das mudas, portanto a colheita se torna mais rápida.

 

JUSTIFICATIVA

 

Este projeto surgiu a partir da necessidade de se trabalhar com a média aritmética na disciplina de matemática, com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, nas aulas práticas serão utilizados materiais manipuláveis, além de chamar atenção dos estudantes, provoca maior aprendizado tanto na interação como no companheirismo e maior conhecimento sobre o conteúdo, nesse mesmo período de plantio e de reciclagem os alunos conseguem ter maior compreensão do quanto nós podemos fazer para salvar o meio ambiente, com pequeno gesto de observação, busca e pesquisa sobre o desenvolvimento das plantas.

 

OBJETIVO GERAL

 

Estimular nos estudantes o desejo de participar e utilizar as aulas de matemática, não apenas como teoria, mas na prática do cotidiano, despertando maior respeito ao meio ambiente, aprofundar em pesquisas sobre o desenvolvimento das plantas desde o nascimento, quais os benefícios nutricionais extraídos das mesmas para um corpo humano saudável.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

 

  • Selecionar local para plantio preparando os potes suspensos com envolvimento dos estudantes;
  • Realização de plantio direto nos potes suspensos reaproveitados e apropriados;
  • Cultivo da Horta Suspensa no pequeno espaço previamente selecionado;
  • Conhecer e acompanhar passo a passo, estudando sobre o desenvolvimento das plantas;
  • Despertar o prazer em cultivar e se alimentar de vegetais;
  • Desenvolver cálculos envolvendo a média aritmética na disciplina de matemática;
  • Apresentar à comunidade escolar o projeto Horta Suspensa e o seu desenvolvimento como resultado.

 

METODOLOGIA

 

O Projeto Horta Suspensa, surgiu devido a escola já possuir um pergolado nas suas dependências sem muita utilização, pois existia apenas algumas flores plantadas, ou seja, um espaço pouco utilizado, nesse momento percebemos um atrativo para os alunos estudar e se desenvolver em matemática e no trabalho em equipe. Esse espaço foi visto como oportunidade para que os educandos possam aprender coisas novas a partir do cultivo de pequenas plantas. Questionamos os alunos se já haviam visto uma horta suspensa ou se tinham ouvido falar? Disseram que não, então foram convidados à participar do projeto com o intuito de aprendizado coletivo, melhorando assim as aulas de matemática, utilizando uma metodologia mais agradável e que desperte mais o desejo dos estudantes pela disciplina.

Com essa ideia começamos a trabalhar, juntando garrafas pets, potes de margarina e potes de sorvete, foram os primeiros materiais selecionados para o projeto, em seguida foram arrumados pregos para fazer os lugares onde pudéssemos pendurar os arranjos, compramos sementes, encontramos terra fértil de boa qualidade aqui mesmo na escola para o plantio das sementes, começamos a plantar as primeiras sementes que foram as de alface, com três dias após o plantio, já tinham germinado, os educandos ficaram felizes ao verem que o projeto está dando resultados demonstraram mais empolgação para continuar as aulas.

Na sequência começamos a pesquisa sobre os defensivos naturais das plantas, descobrimos que a canela é um dos fungicidas naturais, que ajuda a combater fungos, ela pode proteger as plantas e se a planta estiver com algum ferimento na casca ela cura, com a dificuldade para encontrar fertilizante natural e com o risco de acontecer algo com os alunos como: ser picado por algum inseto, foi decidido em comum acordo que o fertilizante seria comprado, assim as plantas veio a crescer lindas como o esperado.

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

          Com a realização do Projeto Horta Suspensa, foi possível perceber maior interesse dos alunos durante as aulas de matemática, inclusive na interação e companheirismo com os colegas, é um prazer imenso vê-los animados em juntar o material e montar a estrutura dos recipientes para o plantio da horta, foi discutido sobre como desenvolver o projeto e de que forma é possível trabalhar, sendo que o projeto tem como objetivo o estimulo do desejo de participar das aulas de matemática na prática, despertando respeito ao meio ambiente e consequentemente discutir o processo de reciclagem e reaproveitamentos do material descartado pelo homem no ambiente, houve a oportunidade de debater com os estudantes e levá-los a perceber que podemos salvar o planeta, com nossas atitudes de reaproveitar os utensílios que iriamos descartar para construir uma horta suspensa e ao mesmo tempo abordar conteúdo de matemática, envolvendo as atividades desenvolvida manualmente com o cultivo das plantas, foi possível perceber ainda que além de ter gostado muito das aulas com a metodologia diferenciada, os alunos aprenderam, além dos conteúdos propostos no currículo da escola e ainda tiveram a oportunidade de verificar que é possível desenvolver o mesmo trabalho em sua residência, conseguindo produzir alimentos frescos e saudáveis em pequenos espaços.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

       Tendo em vista os aspectos observados sobre as hortaliças, é possível aprender matemática de uma outra maneira não apenas teoricamente, com possibilidade de desenvolver o mesmo trabalho em outros espaços que não seja na escola, cultivar também se aprende matemática e, a alegria das crianças em participar de aula interativa não tem preço, se todos pensassem na educação como se fosse algo além dos seus olhos, numa perspectiva de que tudo que se estuda deve ser possível praticar, o mundo seria muito melhor e conseguiríamos aprofundar muito mais o currículo escolar de maneira mais lúdica e com certeza mais produtiva.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.

 

MATO GROSSO. Documento de Referencia Curricular para Mato Grosso. Cuiabá, 2018.

 

https://www.youtube.com/watch?v=WnnZMvi_Wk0&ab_channel=Somatize-ProfessoraEdnaMendes

https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/adicao-subtracao-fracoes.htm

https://br.depositphotos.com/stock-photos/boneco-interroga%C3%A7%C3%A3o.html

 

Adaptação material Lucas do Rio Verde

Dispositivo: 

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33428

https://sobrevivencialismo.com/2012/06/19/projeto-horta-suspensa/

 

 

________________________________________________________

*Artigo apresentado como projeto, a importância da horta suspensa na educação e no meio ambiente – ESCOLA, sob orientação do Prof.(a): Alice Marinho Santana, Érica de Oliveira de Souza, Élida de Oliveira de Souza Rugeri, Rozângela Silva Gonçalves e Noézia Ana Leonardo Alves.

* 1 Pós Graduanda do curso de especialização em educação especial e processos inclusivos da FAF / Alta Floresta - MT. E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

** 2 Pós Graduanda do curso de MBA Contabilidade Gerencial e Controladoria da UNIGRAN / Dourados-MS. E-Mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

*** ³ Élida de Oliveira de Souza Rugieri Pós-graduada em psicopedagogia com ênfase em Educação Infantil pelo AJES / Juína-MT. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

**** ⁴ Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado-AEE da Faculdade Santo André/ Vilhena-RO. E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

***** ⁵ Pós-graduada em Educação Interdisciplinar de 1º á 4º série do Ensino Fundamental com Ênfase em Educação Infantil pela AJES Juína-MT. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .