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ÉTICA E CONHECIMENTO UMA DAS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO

 

Adriana Goncalves da Silva

Rozangela Silva Gonçalves

Wellen Cristina da Silva dos Santos

  

RESUMO

O trabalho propõe a reflexão entre o conhecimento a ética e a educação. Traz à tona à necessidade de resgatar a vivência histórica nesta relação. O tema proposto. A relação entre ética-educação, será rico pesquisar os motivos que vêm levando a reconhecer essa relação, a incorporá-la nos debates docentes, em congressos e na teorização. O tema Conhecimento-Ética-Educação quando vinculado às indagações que os movimentos sociais repõem no reconhecimento das diferenças, dos diferentes e do cuidado. Adquire dimensões desafiantes para o pensar e fazer educativo ao lado da família, outras instituições sociais veiculam valores e desempenham um papel na formação moral e no desenvolvimento de atitudes. Os meios de comunicação de massa exercem também um grande poder de influência e de veiculação de valores, de modelos de comportamento. Ao trabalhar a ética na educação em sala de aula, o professor se depara com a questão do choque de valores. Os diversos valores, normas, modelos de comportamento que o indivíduo os compartilha, diferentes meios sociais a que está integrado ou exposto, colocam-se em jogo nas relações cotidianas.

 

Palavras Chaves: Ética. Conhecimento. Educação.

 

 

 INTRODUÇÃO

Uma das definições de ética, de acordo com o Dicionário Aurélio (2009) consiste no estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana do ponto de vista do bem e do mal e ainda, no conjunto de normas que norteiam a boa conduta do ser humano.

Portanto, pode-se pronunciar que a ética são ações que este toma em relação a si mesmo. Logo a moral, não é inata ao homem. Foi com o surgimento da sociedade que surgiu a moral. Esta tem como essência valores que a sociedade verifica em certas condutas, selecionando normas que irão nortear as condutas de cada indivíduo em relação ao outro dentro desta mesma sociedade.

Ao se trabalhar a ética e moral na educação, os professores podem se topar com a questão do choque de valores.

A problemática da pesquisa está em debater de que forma a escola contribui na formação de valores do sujeito?

  Com isso, o objetivo desta pesquisa está em descrever a ética nas relações sociais e na educação;

A escolha do tema, se deu para definir conceitos que regem a vida do ser humano, considerando a Ética como um deles. As escolas, em geral, buscam formar cidadãos éticos e morais para uma vida social sem conflitos. No entanto, seu entendimento sobre o assunto, na maioria das vezes, é um tanto quanto superficial, sendo assim, é possível notar a necessidade de um aprofundamento sobre a questão.

 

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÉTICA NA EDUCAÇÃO

 

Vázquez, (2010) questiona qual é o objetivo último da educação. O autor acredita que este consiste principalmente em conscientizar o indivíduo. A pessoa, quando desenvolve a sua consciência, está apta a enfrentar os desafios que a vida e o mundo oferecem. Despertar a consciência crítica implica não agir. É o início do caminho da libertação. O caminho da libertação inicia pela valorização da cultura em que o sujeito está inserido. O mundo em que está inserida a pessoa é o mundo que lhe foi passado ou ensinado. Foi aprendido a partir das experiências vividas.

Na escola é importante que os professores tenham uma postura moral e ética. Relevar que o estudante é o sujeito desta ação. O elemento moral de referência é a coerência. Coerência entre o plano pedagógico, a prática das vivências, a cultura local e a crença no que o educador faz. O respeito pela pluralidade de entendimentos de mundo, do outro e da sociedade implica num esforço comum do educador na coerência teórica e prática.

A pessoa como sujeita da educação, ao tomar consciência que ela é pessoa, poderá ser humanizada. A educação é um meio através da qual se oferece elementos de libertação, não pré-determinados, mas assimilados como passar do tempo. Preparar a pessoa para aprender a perguntar a si mesma.

A moral e ética, a partir de um entendimento profundo da cultura, a humanização é um processo recíproco que os outros, conforme Savater (2002, p. 76), “A escola torna-se o lugar de excelência para adquirir hábitos humanos. Na sua singularidade trás para dentro a sociedade. Ela pode auxiliar a trazer uma vida boa para as pessoas com parâmetros morais e éticos”.

A atenção dispensada à ética,  não decorre de algum modismo teórico, mas da preocupação com problemas sociais, ecológicos e comportamentais muito concretos que se originam, de um lado, do enorme poder de intervenção científico-tecnológico e, de outro, da desestabilização dos valores tradicionais que serviam de orientação para a relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Esta preocupação está presente nos mais diferentes âmbitos da vida, inclusive no cotidiano da escola, referente à formação moral dos alunos. (DEVRIES, 2008, p.98),

 

Tradicionalmente, no contexto de valores e formas de comportamento consensualmente aceito e socialmente legitimado, admitia-se naturalmente que a escola e os professores assumissem a transmissão desses valores às novas gerações. Com a crise dos valores tradicionais no novo ambiente de uma sociedade secularizada, a tradicional legitimação da formação moral instrumental caiu sob grave suspeita.

Aqui já se coloca a pergunta a respeito do que deve ser estimulado. Aqueles que se tornam pedagogicamente ativos podem ter representações muito diferenciadas do que devem promover junto aos seus educandos, ou seja, como sua personalidade deve ser dimensionada. Os pedagogos estão longe de um consenso a respeito do que deve ser alcançado. Disso resulta o problema da colocação de normas na educação ou a pergunta a respeito dos objetivos educacionais. (DEVRIES, 2008, p. 69)

 

Na escola, o tema ética se encontra nas relações entre os agentes que constituem essa instituição, alunos, professores e pais, e também nos currículos, uma vez que o conhecimento não é neutro nem impermeável a valores de todo tipo.

Ao trabalhar a ética na educação em sala de aula, o professor se depara com a questão do choque de valores. Os diversos valores, normas, modelos de comportamento que o indivíduo compartilha nos diferentes meios sociais a que está integrado ou exposto colocam-se em jogo nas relações cotidianas.

Requer uma elaboração, implicando reconhecer os limites para a coexistência de determinados valores e identificar os conflitos e a incompatibilidade entre outros. A forma de operar com a diversidade de valores por vezes conflitantes também é dada culturalmente, ainda que do ponto de vista do sujeito dependa também do desenvolvimento psicológico. Os preconceitos, discriminações, o negar-se a dialogar com sistemas de valores diferentes daqueles do seu meio social, o agir de forma violenta com aqueles que possuam valores diferentes, são aprendidos (PCN, 1998, p. 64).

 

A escola é uma instituição pela qual passa membros da sociedade. Também ela veicula valores que podem convergir ou conflitar com os que circulam nos outros meios sociais que os indivíduos frequentam ou a que são expostos.

A escola de hoje, na construção moral e a educação ética, atribui-se prioridades a outros assuntos como o vestibular, a mensalidade escolar, mas esquece que a formação do indivíduo é a mais importante, e que permeará por toda a sua vida.

A criança que se educa eticamente torna-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhece-se com seu igual e não assume as regras morais como regras obrigatórias. Portanto, o educador possui um papel fundamental na formação ética e moral do indivíduo, principalmente na educação infantil, onde iniciasse a vida escolar com parceria com a família.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Conforme definido no decorrer deste trabalho, a ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade. A moral é a pratica da regulamentação ética do indivíduo em sociedade, porém, de certo modo, impõe normas a este indivíduo, como um sistema normatizados, partindo da premissa que não existe moral individual, pois ela é sempre social no que envolve as relações entre os sujeitos.

A ética não nasce com o indivíduo, pois isso é repassado, e assim transmitido tal preceito, a ética estará incorporada a este indivíduo, manifestando somente o seu querer, aquilo que é justo, correto para este que detêm o poderio ético. Na escola, o tema ética se encontra nas relações entre os agentes que constituem essa instituição, ou seja, alunos, professores e pais, e também nos currículos, uma vez que o conhecimento não é neutro nem impermeável a valores de todo tipo.

A escola ainda é o principal caminho para se discutir questões éticas uma vez que o âmbito escolar está repleto de possibilidades que evidenciam a ética como necessária e capaz de permitir um relacionamento mais amistoso entre os atores educacionais. No entanto, a escola não necessariamente conseguirá responder a todas as questões levantadas quando se trata de ética, nem deverá se considerar fracassada por não conseguir atingir tal objetivo. Pode então, insistir na sua função fomentadora de conhecimento.

A ética é a responsável pela possibilidade atribuída à escola de conduzir o ser à condição de crítico e responsável pelos seus atos, no entanto, ela também deve alinhar a estas condições a capacidade de definir o que seja justo e injusto, moral e imoral, uma vez que atribui valores às atitudes dos educandos.

A pesquisa tem o intuito de contribuir para o meio acadêmico na forma de uma melhor compreensão sobre o conceito em questão.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

 

DEVRIES, R.; ZAN, B. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

PCN. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

SAVATER, F. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

 

VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

 

THUMS, J. Ética na Educação. Canoas: Ed. da Ulbra, 2003.

 

VALLS, A. L. M. Da Ética à Bioética. Petrópolis: RJ: Vozes, 2004.