Buscar artigo ou registro:

 

A TECNOLOGIA VOLTADA AO SUSSURROFONE COM OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E. M. JARDIM DAS FLORES

Luzia Aparecida Soares
Magda Aguirre dos Santos

 

INTRODUÇÃO:

 

A leitura visa formar o hábito como aquisição de conhecimentos constantes para a vida. Para que esse processo ocorra, faz-se necessário o acesso a todos os tipos de materiais lúdicos, pois, aprende-se a ler e escrever, através de situações significativas de uso da leitura e da escrita. Diante deste contexto, a criação do Projeto “A Tecnologia voltada ao Sussurrofone com os alunos do 3º Anos A e B, têm como objetivos encontrar a motivação; identificar as dificuldades e promover a superação dos estudantes para desenvolver a autonomia dos mesmos e melhorar a qualidade do ensino. Medindo aproximadamente 10 cm, o sussurrofone tem semelhanças a um telefone convencional, porém ao invés de ouvir alguém do outro lado da linha, o aluno ouve a própria voz, o que contribui para que o aluno perceba as trocas e omissões fonéticas na fala e supere gradativamente e melhore o ritmo, a fluência e a entonação na leitura. O sussurrofone tem funções semelhantes a um telefone. A criança fala por um lado e ouve pela outra ponta. Com esse recurso o estudante consegue fazer o reconhecimento sonoro e relacioná-lo à escrita.

 

OBJETIVO:

  • Incentivar o hábito da leitura e da escrita através das atividades realizadas com o sussurrofone.

 

METODOLOGIA

 

Pesquisa no laboratório de informática sobre a origem do sussurrofone a utilidade do mesmo, porque foi criado, por quem foi criado, qual seu objetivo, como ele poderia auxiliar no desenvolvimento da leitura e da escrita Num segundo momento foi confeccionado com os alunos do 3º Ano A e B o sussurrofone com tubos de PVC. Após a confecção do mesmo, foi realizado em sala de aula atividades que envolveram leitura e escrita.

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

           

O sussurrofone com os alunos do 3º Ano como facilitador no processo de alfabetização da criança na aquisição da leitura e escrita é um importante instrumento, pois a criança necessita de diferentes suportes para suas associações, para que a mesma obtenha bons resultados em sua aprendizagem, a partir de elementos diversos, chamativos, que despertem a curiosidade e que ao mesmo tempo sejam prazerosos. O uso do Sussurrofone em sala de aula criou um novo contexto para a aprendizagem da leitura e da escrita. De forma lúdica, os estudantes experimentaram situações que valorizaram as linguagens (oral e escrita). O aparelho fez com que a criança ouvisse a própria voz em forma de sussurro, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras. A ideia da criação do mesmo buscou ampliar as possibilidades de leitura e escrita fazendo com que os estudantes vencessem as dificuldades das mesmas.

 

CONCLUSÃO

           

Através das atividades realizadas em sala de aula com o sussurrofone os alunos do 3º Ano “A” e “B” conseguiram perceber o que precisam melhorar durante a leitura, pois conseguiram identificar se estão falando muito alto ou baixo e identificar pontos a serem melhorados na hora de ler. Isso ocorre porque ao ouvirem a própria voz, prestam mais atenção na forma como fazem a leitura. A utilização do sussurrofone como um recurso potencializou avanço dos alunos em termos da pronúncia, consciência fonológica e também a dicção, sem falar na autoestima dos alunos analisados, que eram alunos com dificuldades de aprendizagem e por este fato terem uma autoestima baixa.

      

REFERÊNCIAS

 

FURTADO, Valéria Queiroz. Dificuldades na Aprendizagem da Escrita: Uma Intervenção Pedagógica via Jogos de Regras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

 

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.