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RESENHA - O PORQUÊ DOS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Leosani França
Kátia Cristina de Oliveira Caseiro
Adriana de Oliveira Sotel da Silva

                                                                                                                                  

 

 

Os jogos são meios bastante utilizados pelos professores de educação infantil. A ludicidade é uma ferramenta que contribui e muito na formação da criança, no seu lado afetivo, cognitivo e emocional.

Por ter sua característica principal o brincar orientado, ele se torna ainda mais interessante, sendo uma excelente oportunidade para a criança demonstrar a sua personalidade além de criar contextos de aprendizagem significativa.

É por intermédio do jogo e do brincar que a criança expressa suas fantasias, seus desejos, suas emoções e suas experiências reais de um modo simbólico, a imaginação e a criatividade fluem por conta da ludicidade, a escolha do jogo deve ser feita respeitando a idade de cada criança. Quer observar uma criança dê-lhe um jogo, Certamente ela demonstrará seu lado competitivo, paciente, organizado, ou não.

O lúdico tem um papel fundamental no desenvolvimento psicomotor e no aprendizado, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais, o desenvolvimento da linguagem, hábitos sociais, além de tomadas de decisões como fazer cálculos, escolhas, comparação e seriação, e ainda uma reflexão do problema como fundamental. Esse tipo de estratégia utilizado na escola só tem a acrescentar na vida das crianças e em seu futuro.

Certas habilidades podem ser melhoradas desde a infância e lidar com números, formas, cores e conceitos matemáticos, podem ser muito mais fáceis do que parece, se a criança for incentivada desde pequena.

A aprendizagem significativa quando tem o apoio do lúdico fica mais fácil e divertida, quebrando tabus de dificuldades que rotulam a matemática como sendo difícil e complicada.

 

Palavra chave: jogos. Ludicidade. Professor.