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“Educação é pensamento, não textos decorados. Viviane Mose”

  

Há algumas décadas começou-se a perceber, em nosso país, que o sistema de educação formal pautado no ato de decorar o conteúdo não estava atendendo de forma adequada à necessidade social de formação de sujeitos capazes de pensar e tomar decisões, bem como acompanhar as mudanças sociais, culturais e econômicas que tornavam-se mais intensas.

Frente a esse problema, e principalmente após a Constituição de 1988, a educação em nosso país foi, gradativamente, valorizando o ato de pensar. Deste modo, o trabalho docente foi cada vez mais focado em desenvolver a capacidade de raciocínio frente ao que se aprende nas aulas regulares. 

Hoje, existe o esforço em ajudar o aluno a entender o conteúdo de tal forma que consiga pensar sobre os conceitos e aplicá-los, ou ao menos ligá-los à vida cotidiana. Deste modo, a educação busca formar um cidadão mais apto a interagir na sociedade contemporânea.

Aprender a aprender. Essa talvez seja a capacidade mais importante a ser desenvolvida em uma sociedade como a que vivemos atualmente em que a única certeza é a mudança.

Neste sentido, os meios digitais facilitam o acesso às informações, bem como o compartilhamento das mesmas e toda a sociedade leva vantagem com isso. 

Assim, nos orgulhamos de fazer parte deste veículo de compartilhamento de informações e estarmos publicando hoje a 21ª edição.

Nossos agradecimentos aos autores, leitores e colaboradores que tornam possível cada nova edição.

 

  

Prof.ª Ma. Luzinete da Silva Mussi

Diretora Editorial da ISCI Revista Científica

 

Diretora do Instituto Saber de Ciências Integradas e Coordenadora do Polo Sinop do Grupo PROMINAS (instituição que oferece cursos de Pós-graduação, Graduação e Complementação Pedagógica). Pedagoga. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Sociologia e Filosofia e em Gestão Educacional. Mestra em Ciências da Educação. Atua na Área Educacional desde 1976.