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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

 

Cleide Leila Caetano Gonçalves

 

RESUMO:

O atual trabalho refere-se uma pesquisa bibliográfica sobre formação continuada de docentes, com objetivo geral de averiguar qual a ideia que os órgãos ou entidade social se espera de uma formação continuada de docentes. Com intuito de fundamentar esse estudo, foi elaborada uma pesquisas em livros, em site como: Scielo, Google acadêmico, referente a documento de dissertações, TCC e artigos. Diante da pesquisa elaborada, sabe-se que o docente necessitam sempre estar buscando estratégias e inovações para desenvolver com mais habilidades sua profissão, pensando sempre, na qualidade e na eficácia da aprendizagem de seus discentes.  A formação continuada desenvolvem o aprendizado para os educadores, como apoio para sua carreira profissional, onde acontece, discussão, troca de experiências, estudos e reflexões, permitindo aos professores, pensarem sobre suas reais necessidades. Assim, a formação continuada é de suma importância, pois além de qualificar o docente, traz oportunidades de trabalhar em equipe e juntos refletirem nas ações pedagógicas, para melhoria do ensino e ambiente escolar.

 

Palavras chave: Formação Continuada. Professores.


Introdução

 

Os problemas do cotidiano, levam o educador a refletir soluções diferenciadas e buscar estratégias das quais os educandos possam assimilar e interpretar os conteúdos, possibilitando o desenvolvimento, conhecimento, a comunicação e o convívio professor e aluno.

Este presente trabalho tem por objetivo verificar qual a ideia que os órgãos ou entidade social se espera de uma formação continuada, e para concretização do mesmo foi feito uma pesquisa bibliográfica, sobre a formação continuada e alguns resultados obtidos através das pesquisas publicadas entre 2016 à 2018 de que se espera os órgãos ou entidade social de uma formação continuada.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Art. 62 § 2º), diz que:

 

  • 2º A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.

Parágrafo único. Garantir-se-á formação continuada para os profissionais a que se refere o caput, no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior, incluindo cursos de educação profissional, cursos superiores de graduação plena ou tecnológicos e de pós-graduação. (Brasil, 1996, p.20)

 

Sendo assim, a LDB promete, a formação continuada aos profissionais de educação, pois, a sociedade se encontram em constante mudanças e para isso, essa formação vem com intuito de capacitar, aperfeiçoar para o bem estar da profissão.

O autor Canário 1998, relata a relevância do processo da formação, descrevendo que:  

 

A aprendizagem profissional e a construção identitária se sobrepõem a um processo inacabado de permanente elaboração e reelaboração de uma “visão de mundo” (neste caso do mundo profissional). Por isso, se pode afirmar que a formação corresponde, no essencial, a um processo de mudança de representações que o formador pode induzir ou facilitar, confrontando permanentemente os profissionais em formação com visões “outras” do exercício da profissão. (CANÁRIO, 1998, p.13)

 

Nota-se que a formação compreendem uma relação entre a teoria e a pratica, proporciona uma reflexão do docente em sua pratica aplicada em sala, com objetivo de buscar progresso, desenvolver estratégias e meios de superação em coletivo que possibilita uma inteiração entre os docentes. Também trabalha como formas de intervenções para melhoria das práticas pedagógicas, e a criação do projeto é elaborado de maneira coletiva junto com o coordenador. A formação continuada em serviço precisa de uma direção que orienta o grupo de docentes por meio de formações que contribui para um bom seguimento do trabalho em grupo.

A edificação de uma construção política pedagógica, traz a um processo imaginário social, movidos por ideias criativas e reflexões avaliativas. No entanto, existem desafios a serem enfrentados referente ao trabalho do professor, que objetiva a buscarem um melhor entendimento em sua profissão, com intuito de comprometerem e oferecerem qualidade aos seus educandos. Segundo Lima 2007, a profissão professor:

 

Nasce do exercício da função educativa, que por sua vez nasce de necessidades sociais concretas e toma o perfil exigido/desejado/conseguido socialmente. Assumindo diferentes perfis, construindo-se cotidianamente, a identidade profissional desdobra-se, por sua vez, em diferentes posicionamentos entre rupturas e permanências, mas sem perder de vista a sua atribuição maior na convergência da formação de si e do outro. Assim a coordenação pedagógica, exercida por um educador, guarda as suas bases fundamentais no significado e papel da educação. (Lima, 2007, p. 8)

 

 

Conforme Veiga (1995, p. 20) a formação continuada necessitam de estar localizada na escola, e a ser membro do programa governamental educacional, portanto, a formação continuada dos docentes da escola está compromissada com o projeto político-pedagógico, não carecem restringir-se as disciplinas que correspondem ao currículo, não pode-se pensar que só em ter o domínio do conteúdo poderá ter bons resultados em salas de aulas, todavia, precisa-se apreender as discussões do recinto escolar como um todo em seu convívio social.

 

Desenvolvimento

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Art. 62 § 2º)  informa que a formação continuada e a qualificação dos profissionais docentes,  poderão utilizar informações com recursos tecnológicos de educação a distância. Como podemos observar Segundo Geglio (2008, p.114) a formação continuada é aquela que se estende ao longo da vida profissional e representa um conjuntos de atividades para desenvolver um aperfeiçoamento no exercício de trabalho do professor.

Conforme PCNs 2015, define a formação continuada como:

 

[...] preparação e ao desenvolvimento de profissionais para funções de magistério na educação básica em suas etapas [...] a partir de compreensão ampla e contextualizada de educação e educação escolar, visando assegurar a produção e difusão de conhecimentos de determinada área e a participação na elaboração e implementação do projeto político-pedagógico da instituição, na perspectiva de garantir, com qualidade, os direitos e objetivos de aprendizagem e o seu desenvolvimento, a gestão democrática e a avaliação institucional. (BRASIL, 2015, p. 8).

 

            Nota-se que essa formação é um plano estratégicos de avanços na habilidades, pensamentos, criatividade e qualidade do processo do ensino e aprendizagem do ensino. Assim consequentemente apresenta aos professores como pilares contribuindo com um bom resultado em suas aprendizagens.

De acorde com Chimentão (2009, p.03), a formação continuada de educadores tem sido compreendida como um método constante de aprimoramento dos conhecimentos fundamental à ocupação profissional e podem trazer resultados satisfatório e relevantes que oportuniza uma melhor qualificação.

Os autores Gatti e Barreto informa que:

 

(...) há uma diversidade de iniciativas em torno da formação continuada no país, expressa nos sucessivos programas desta natureza promovidos na esfera pública, para atender à crescente demanda de melhor qualificação e de maiores oportunidades de desenvolvimento profissional dos professores. Seus efeitos sobre as práticas docentes cotidianas, identificados nos processos de avaliação que as acompanham, são diversos. Essa situação, amplamente analisada nos debates educacionais, e nos estudos e pesquisas sobre o assunto, tem alertado os educadores, os políticos e administradores da área para a necessidade de uma ação concertada no âmbito nacional, como estratégia de qualificação da formação de professores, incluindo aí a formação continuada. (Gatti e Barreto; 2009, p. 224),

 

Nesse contexto acima, temos que o processo de formação continuada propicia um bom desenvolvimento intelectual, através de qualificação que beneficia um aprendizado significativo no desenvolvimento do exercício profissional dos professores.

João Formosinho afirma que:

 

A formação contínua tem como finalidade última o aperfeiçoamento pessoal e social de cada professor, numa perspectiva de educação permanente. Mas tal aperfeiçoamento tem um efeito positivo no sistema escolar se se traduzir na melhoria da qualidade da educação oferecida às crianças. É este efeito positivo que explica as preocupações recentes do mundo ocidental com a formação contínua de professores. (Formosinho 1991, p. 238).

 

Outrossim, a formação frequente é como um treino, tem como objetivo de se obter um melhor desempenho que favorecem ao desenvolvimento nas atividades profissionais do professor. Pois, aproximar de determinados termos como: treinamento, capacitação, reciclagem, aperfeiçoamento, atualização, possibilita adquirir recursos para um progresso no desenvolvimento do conhecimento da profissão professor.

Segundo Maldaner 2000, relata que:

 

“Os processos de formação continuada já testados e que podem dar respostas positivas têm algumas características relevantes: os grupos de professores que decidem “tomar nas próprias mãos” o tipo de aula e o conteúdo que irão ensinar, tendo a orientação maior – parâmetros curriculares por exemplo –, como referência e não como fim; a prevalência dos coletivos organizados sobre indivíduos isolados como forma de ação; a interação com professores universitários, envolvidos e comprometidos com a formação de novos professores; o compromisso das escolas com a formação continuada de seus professores e com a formação de novos professores compartilhando seus espaços e conquistas...” (Maldaner, 2000: 25)

 

 

Pode-se perceber que a interação dos professores com os novos professores é de grande relevância, onde as experiências, os conhecimentos e aprendizados compartilhados gera a aquisição de conhecimentos os levando assim, a um aprendizado para ambas as partes. Com isso viabiliza um método de agregação ao ensino introduzindo um processo de pesquisa que facilita a aplicação de suas práticas pedagógicas. Segundo Candau 2001, refere-se que:

 

A formação continuada não pode ser concebida como um meio de acumulação (de cursos, palestras, seminários, etc., de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal e profissional, em interação mútua. E é nessa perspectiva que a renovação da formação continuada vem procurando caminhos novos de desenvolvimento. (CANDAU, 2001, p. 65).

 

 

Nota-se, que a formação continuada é um processo de informações com pensamentos críticos, reflexão sobre o trabalho desenvolvidos permitindo compartilhar com os colegas de trabalho.

Segundo Jardim Macedo (2016 p. 9) a formação inicial em sua maior parte, apresenta estrutura tradicionais, não prepara para realidade atual, e a formação continuada vem para suprir essas necessidades do docente.

Jardim Macedo 2016, apud Fundação Carlos Chagas nos diz que:

 

Uma ideia bastante arraigada na formação continuada é de que ela se faz necessária em razão de a formação inicial apresentar muitas limitações e problemas, chegando, em muitos casos, a ser de extrema precariedade. Nesse sentido, a formação continuada decorre da necessidade de suprir as inadequações deixadas pela formação inicial, que repercutem fortemente no trabalho docente. (Fundação Carlos Chagas, 2011, p.13).

 

Também a formação continuada auxilia os professores que a muito tempo não busca atualizações e que necessita de cursos específicos para orientar sua realidade atual, trazendo métodos diferenciados para sanar suas precisões no ambiente escolar.

 Ainda segundo Jardim Macedo (2016 p. 16) a formação continuada é de suma importância no processo de evolução para o avanço ao ensino e aprendizagem educacionais, pois além adquirirem conhecimentos com cursos, palestras, seminários, simpósios traz discussão de troca de experiências vivenciadas no cotidiano escolar.

De acordo com Silva (2017, p. 32) “a formação continuada permite experimentar o novo, a partir de experiências profissionais que são enriquecida com base em leituras e diálogo com colegas,” através de discussão, reflexões, propostas e estratégias permitindo aos docentes um conhecimento mais aprofundado das tarefas a serem desenvolvidas no âmbito escolar.

            A formação continuada conforme Marques (2018, p. 41) deve ter como objetivo: “promover aprendizagens profissionais de professores em diferentes fases da carreira e fomentar seu profissionalismo, simultâneo à construção de conhecimento sobre os processos escolares envolvidos.” Visto que a formação continuada de acordo com a autora é um processo de formação que apresente uma base e estrutura para que o professor possa aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novos métodos em sala de aula.

Conforme Marques 2018, apud ÁVALOS 2007 nos traz que:

 

A formação docente hoje em dia se expressa em forma concreta como o processo de aprendizagem ligado ao exercício do ensino em formas distintas em diferentes etapas da vida do professor. Centra-se no fortalecimento do juízo profissional do docente mediante a ampliação de seus critérios (conhecimentos e habilidades) e se define como “desenvolvimento profissional docente” (Marques, 2018, p. 27 apud ÁVALOS, 2007, p. 4).

 

Percebe-se ainda segundo o autor, uma formação continuada eficaz, deve refletir e planejar a organização das ações no processo de desenvolvimento, com intuito de cumprir o objetivo proposto, para garantir um aprendizado eficiente afim, de melhorar o desempenho da função docente.

Entretanto, de acordo com Nascimento (2018, p. 2), a formação continuada deixou de ser uma escolha do professor, mas sim, um comprometimento para construir um ensino com qualidade e compreensão de sua profissão, com reflexões, debates e discussões de suas práticas educativas diárias. Segundo os autores Honorato e Sala, (2018, p. 15) os docentes necessitam sempre estarem atualizando sua profissão, e a formação continuada é um meio onde, trabalham a teoria juntamente com a pratica, inovando assim os procedimentos do ensino pedagógicos.

No entanto, o parecer de formação continuada segundos Esteves e Souza (2018, p. 7) devem esta implantadas no âmbito escolar, permitindo aos docentes a compartilhar experiências de suas atividades pedagógicas desenvolvidas no ensino, proporcionando uma aprendizagem considerável e vantajoso ambos os sentidos. O autor Brito, (2016, p. 22) assegura que a formação continuada de docentes devem ser realizada em ambiente escolar, com articuladores responsáveis pela formação do docente visando, estimular, orientar, encaminhar momentos de estudos e reflexões. Com objetivo de atingir um resultado positivo e significativo no corpo de educadores.

Pela abordagem de Bozza, (2017, p. 18) a formação continuada é um procedimento de investigação, no qual o educador aprimora seus conhecimentos profissionais. O docente necessitam sempre buscar estratégias para a inovação de sua carreira, pensando na qualidade e na eficácia da aprendizagem de seus alunos.

Ainda Bozza, (2017, p. 30), relata que a formação continuada, permite a compreensão e o aprimoramento das atividades realizadas pelos professores, além de encarar novos desafios com credibilidade e facilidades, chegando a um resultado esperado. A autora Vieira, (2018, p. 59) ressalta a grande importância da formação continuada de professores, ao se falar em qualidade de ensino, pois exige uma construção de conceitos, opiniões, valores, idealizações, planejamento das práticas pedagógicas educativas. Assim, propicia aos docentes conhecimentos, informações referente a profissão.

 

Método

 

Para o desenvolvimento desse estudo procurou-se realizar uma pesquisa bibliográfica com intuito de alicerçar e levantar dados teóricos, segundo Silva (2003, p. 60) a pesquisa bibliográfica, é um modelo de busca efetuada pela maior parte das pessoas que fazem pesquisas, mesmo em seu preâmbulo, pois, mesmo que todos façam uma investigações inéditas, necessitam de teorias já existentes para fundamentar.

O método utilizado para a elaboração desse artigo foram pesquisas em livros, em site como: Scielo, Google acadêmico, referente a documento de dissertações, TCC e artigos, pesquisado no período de 10/07/2018 à 27/072018, com a palavra chave de busca “formação continuada de professores”.

Primero momento foram feitos leituras em livros sobre o conceito de formação continuada de professores e em seguida pesquisou-se em site como: Scielo, Google acadêmico, através da palavra chave citado acima. Após, baixados os 41 documentos em pdf, verificou-se a busca através dos títulos, resumos, introdução e desenvolvimento, nos trabalhos como: dissertações, artigos e TCC, publicado entre 2016 à 2018, sobre a ideia que os órgãos ou entidade social se espera de uma formação continuada de professores.

Após, estudados os 41 documentos, foram escolhidos 10, sendo selecionados 5 dissertações, 4 artigos e 1 TCC. Segue abaixo uma tabela para demonstrar os métodos utilizados em cada trabalho pesquisado.

 

Tabela 1:  Metodologia utilizada por cada trabalho

Trabalhos

Estudo de Caso

Investigação

Pesq. de Campo

Bibliográfica

Dissertação

3

 

2

 

Artigo

 

2

1

1

TCC

 

 

1

 

Fonte: organizado pela pesquisadora.

 

Ficando 40% pesquisa de campo, 30% estudo de caso, 20% investigação e 10% bibliográfica, desses estudos 80% foram trabalhos realizados nas escolas públicas, 10% na faculdade e 10% revisão bibliográfica, nessas pesquisas as unidades escolares se sobre sai as demais, podendo assim responder a problemática desse estudo. Sendo que todos os trabalhos pesquisados refere-se a educação, para base e demonstração desse artigo.

Segue abaixo a segunda tabela referente aos trabalhos selecionados e estudados acima no desenvolvimento.

 

Tabela 2:  Trabalhos selecionados

Trabalhos

Autor / Ano

Trabalho e Título 

Objetivo do trabalho

Artigo

JARDIM, 2016

 

  Supervisão escolar e formação continuada na Educação Infantil - Qual a importância da formação continuada para o desenvolvimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil?

Analisar a importância da formação continuada para as práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Dissertação

BRITO, 2016

O Papel Do Supervisor Na Formação Continuada Dos Professores De Matemática: Um Estudo De Caso No PARFOR Desenvolvido No Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Pará (IFPA).

Descrever a supervisão acadêmica na formação

Continuada dos professores de Matemática do programa no PARFOR desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Dissertação.

 

Azevedo, 2016

A Formação Contínua de Professores Na Escola Pública - Um Estudo de Caso.

Compreender as percepções dos principais atores docentes do

Agrupamento acerca da formação contínua; Compreender os processos e dinâmicas formativas docentes existentes no agrupamento; Analisar a relação entre os objetivos estratégicos do agrupamento de

Escolas e a formação contínua de.

TCC

 

SILVA, 2017

 

 Formação Continuada De Professores Com Ênfase Na Educação Inclusiva Na Perspectiva Dos Direitos Humanos.

Compreender a importância da formação continuada e da integração de toda a comunidade escolar para que a inclusão do aluno com deficiência ocorra de forma integral e em todas as atividades da escola.

Dissertação

 

BOZZA, 2017

Formação Continuada De Professores: Contribuições Da Resolução De Problemas Matemáticos Nos Anos Iniciais Do

Ensino Fundamental.

Analisar como a formação continuada proposta contribui para a prática pedagógica do professor de Matemática que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Artigo

 

 HONORATO e SALA, 2018

 Gestão Da Formação Continuada: Uma Análise Das Dificuldades Para Acesso E Permanência De Professores Na Formação Continuada Do PNAIC, Em Um Município Da AMREC, Em Santa Catarina.

Identificar se esses fatores apontados por Kramer (2009) ocorrem com um grupo de professores que cursam as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em município localizado na AMREC, em Santa Catarina, no ano de 2017.

Artigo

 

 ESTEVES e SOUZA, 2018

 A Necessidade do Conhecimento Matemático para Organização do Ensino: Cenas de um Processo de Formação Contínua

Investigar a relação conteúdo e forma na atividade de ensino, em um processo de formação contínua, com vistas a compreender como mudanças na relação conteúdo e forma da atividade de ensino podem ser produzidas, a partir dos modos de organização da formação contínua de professores.

Dissertação

 

MARQUES, 2018

 Formação Continuada De Professores No “Programa De Alfabetização Na Idade Certa” (PAIC): Peça-Chave Para O Sucesso Da Política Educacional Cearense?

Analisar a formação continuada de professores do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado pelo governo do Ceará.

Dissertação

 

 VIEIRA, 2018

 Formação Continuada De Professores De Educação Infantil E Políticas Públicas: Características De Uma Realidade

Identificar, caracterizar e analisar a formação continuada de professores de educação infantil oferecida em dois municípios do interior de São Paulo, a partir do olhar das professoras e das coordenadoras da educação infantil.

Artigo

 

 NASCIMENTO, 2018

 A Formação Continuada Ofertada Aos Professores Pela Secretaria De Educação De Mato Grosso Do Sul (2015-2016): A Busca Por Uma Construção Profissional

 Averiguar como a formação continuada ocorre e quais impactos reais têm causado na formação dos docentes em regência.

Fonte: organizado pela pesquisadora.

 

Como pode-se notar a maioria dos objetivos dos trabalhos escolhidos, alegam a sugestão de explorar, observar, analisar, compreender, verificar, a importância da formação continuada de professores e qual a sua contribuição para a práticas pedagógicas do ensino e aprendizagem dos alunos.

A autora Jardim (2016, p. 9) traz a importância da formação continuada, pois oportunizam os docentes as atualizações das informações e conhecimentos, além de oferecer uma melhoria para ajustar pendências da formação inicial e também para aqueles profissionais que a muito tempo se formarão, levando-os a trabalharem com novas metodologias diferenciadas.

Segundo Brito, (2016, p. 59) de uma forma universal advém muitas questões convergentes em seus raciocínios e imaginações, e existem ambientes feitos para que essa barganha de experiências venha imprimir, favorecendo assim, a ação do educador. O autor Azevedo, (2016, p. 95) que consistem indiscutível a competência atribuída a formação continuada para o desenvolvimento e enriquecimento da escola e dos seus funcionários e do ensino geral. De acordo com Marques (2018, p.152) a capacitação da formação contínua é uma potência e de grande valor por abordar um padrão que admite uma ampliação para qualificação do educador.

Conforme Silva, (2017, p. 32) “a formação outorgam compreensões e participações de novas experiências, através de informações, discussões, leituras, reflexões e estratégias consentindo aos docentes uma base para desenvolver suas práticas pedagógicas.

Segundo Bozza, (2017, p.114 apud Behrens, 1996, p. 135) traz a ideia que formação de docentes devem estarem correlacionadas as circunstâncias reais do ambiente escolar, através do encontros os professores se reúnem e elaboram discussões, pensamentos críticos sobre determinado assunto, para que juntos possam alienarem a teorias e a execuções, esses métodos participativos e introspectivos visam uma melhoria na habilitação tantos dos docentes como dos discentes.

Entretanto, Honorato e Sala, (2018, p.15) assegura que os educadores precisam se qualificarem através de formações continuadas, os quais necessitam priorizarem uma formação educacional em serviço, associando fundamentos teóricos com atividades práticas. Para isso, o condutor da escola deve entender que a formação são períodos de meditação e reflexão para que o docente venha resolver problemas encontrados no convívio escolar.

Esteves e Souza 2018, apud, Kopnin 1978, traz que:

 

O conhecimento é necessário ao homem para ação prática, deve conduzir a essa ação, converter-se nela. E para atuar com êxito à base do conhecimento, o homem deve estar convencido da veracidade desse conhecimento e da verdade do plano de sua ação prática. O homem que empreende uma ação prática sem convicção na veracidade da ideia que ele se propõe a realizar na vida, carece de vontade, clareza de objetivos e motivação emocional, tão necessárias para a feliz realização dessa ação (ESTEVES e SOUZA, 2018, p. 6, Apud, KOPNIN, 1978, P. 347).

 

Assim, afirma os autores que é imprescindível, que os docentes estejam pretensiosos da certeza de seus conhecimentos de maneira, possam desenvolver suas atividades pedagógicas com capacitação e nitidez, afim, de que possam atingir seus objetivos. De acordo com Vieira, (2018, p.178), a formação continuada concretiza por meios informações técnicas e pedagógica, que constitui ambientes e ferramentas para realizar atividades em sala de aula, e também permitem a construção grupal da equipe, com participações de ideias e pensamentos e troca de experiências enriquecendo os integrantes da formação. Para Nascimento, 2018 a precisão de uma formação continuada reorganiza nas atuais necessidades do recinto escolar, com informações recentes para que realmente seja suprida e reconhecida por essa sociedade e seus colaboradores.

Deste modo, os trabalhos analisados trazem que é fundamental a valorização da formação continuada de professores, mesmo que alguns vem com propostas para melhoria, afim de tornar-se o processo de ensino e aprendizagem mais significativo, de acordo com o universo que se refere.  Contudo, a formação é de grande relevância, pois podem contribuir para compreensão da teoria relacionada junto a prática, e também beneficiam aos que sofreram lacunas na formação inicial, com informações compartilhadas pelos educadores que atribuem suas colaborações a formação continuada.

 

 Considerações Finais

 

Percebe-se que a formação continuada é essencial no método de desenvolvimento e avanço no aprendizado educacionais, de acordo com JARDIM (2016, p. 17) da mesma maneira que os discentes necessitam de buscarem informações e atribuir-lhes um sentido, afim de que seus aprendizados tornam significativos, os docentes igualmente devem adaptar das realidades de sua comunidade escolar, em busca de aprimorar os seus conhecimentos e tornando-os, deste modo, suas práticas pedagógicas mais significativas e prazerosas.

De acordo HONORATO e SALA, (2018, p. 13), o curso de licenciatura, não traz o suporte que o educador necessita, garantindo apenas o conhecimento teórico, portanto, a formação continuada vem para orientar o profissional e auxiliar no enfretamento com os problemas que ocorrem em seu dia a dia. Contudo, os articuladores precisam compreender e atualizar-se das necessidades que os professores encontram em seu cotidiano escolar, para que possam juntos fazerem reflexões, com intuito de resolverem os problemas encontrados, pois a formação continuada é um método em que os educadores buscam meios de atualizações e soluções de alguns problemas.

Assim sendo, a formação continuada é de grande relevância pois oportuniza aos docentes, pensamentos críticos no desenvolvimento educacional, experiências que auxiliam o relacionar a teoria junto a prática, a construção de estratégias para melhoria do ambiente escolar, qualificação de sua formação profissional. Com isso, esse aperfeiçoamento na profissão professor, refletem nas ações pedagógicas realizadas, trazendo resultado positivo no ensino e aprendizagem de seus alunos.

 

Referências

 

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