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O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Poliana de Carvalho Evangelista1

Luciana Dallazen Rodrigues2

 

 

RESUMO

 

O presente artigo elaborado sobre O uso das novas tecnologias na educação infantil enfatiza o uso das mesmas na prática pedagógica como recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizado desenvolvidos de forma lúdica, contextualizando o conceito de mídia e o desafio da educação para integrar ao currículo as novas tecnologias digitais sob a visão de diversos estudiosos, destacando as principais mídias digitais presentes na escola como: computadores, TV, aparelho de som, DVD, entre outros recursos midiáticos, e que habilidades e competências desenvolvem na criança, fazendo uma breve retrospectiva histórica dos desafios encontrados pela criança concernente a educação até os dias atuais, bem como o mundo das tecnologias digitais presentes desde a tenra idade no universo infantil. O referente artigo foi realizado através de pesquisas e coleta de dados adquiridos com educadores da Educação Infantil do Município de Terra Nova do Norte – MT, assim como pesquisas em fontes bibliográficas e online.

 

Palavras-chave: Tecnologias na escola. Mídias recurso pedagógico. Ludicidade.

 

 

ABSTRACT

 

The present article elaborated on The use of new technologies in early childhood education emphasizes the use of them in pedagogical practice as auxiliary resources in the teaching and learning process developed in a playful way, contextualizing the concept of media and the challenge of education to integrate the curriculum into the curriculum. new digital technologies under the view of several scholars, highlighting the main digital media present in the school, such as: computers, TV, stereo, DVD, among other media resources, and what skills and competences they develop in the child, making a brief historical retrospective of challenges faced by children concerning education to the present day, as well as the world of digital technologies present from an early age in the children's universe. The referred article was carried out through research and data collection acquired with Early Childhood Educators in the Municipality of Terra Nova do Norte - MT, as well as research in bibliographic and online sources.

 

Keywords: Technologies at school. Media pedagogical resource. Playfulness.

 

1 INTRODUÇÃO

 

As tecnologias digitais encontram-se em quase todos os lares brasileiros e no mundo, são meios de informações que possibilitam diversos recursos como sons e imagens, fazendo parte do cotidiano de muitas crianças, que nasceram no mundo tecnológico e por manusear tais recursos são considerados nativos digitas. Na sociedade contemporânea os recursos midiáticos fazem parte do ambiente escolar, gerando diferentes formas de ensinar e comunicar-se, em que os educadores os utilizam como apoio pedagógico tornando um aliado na aquisição do conhecimento, contribuindo para o aprendizado em um mundo de tantas transformações.

A ideia central deste trabalho O uso das Novas Tecnologias na Educação Infantil é focar a inserção das tecnologias na educação como método de ensino e a relevância desses recursos midiáticos no processo de ensino aprendizagem em uma abordagem lúdica e construtiva, na qual gera aprendizagens significativas no aluno, desenvolvendo habilidades cognitivas, corporal e oral, destacando os desafios da educação quanto às novas tecnologias em preparar educadores, disponibilizar recursos e ambientes adequados para a aquisição do conhecimento.

 

2 O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A palavra mídia tem origem na palavra media, do latim, que significa meio. O termo mídia digital referem-se à mídia eletrônica, pode ser entendida também como um conjunto de veículos que geram os meios de comunicação, fundamentado em tecnologia digital, possibilitando a disseminação e o fornecimento de informações em toda parte e sob qualquer forma por meios de fontes escritas, sonoras e visuais como: computador; vídeo; televisão; internet; jogos eletrônicos; telefone celular entre outros.

Chamada por alguns educadores de sociedade da tecnologia; por outros de sociedade do conhecimento; ou sociedade da aprendizagem a sociedade3 contemporânea se caracteriza pela rapidez a abrangência da informação. A tecnologia faz parte do cotidiano de muitas pessoas, são recursos indispensáveis na realidade atual que requer um novo perfil de profissional e cidadão, pois no cotidiano ocorrem situações que demandam dessas tecnologias. A todo o momento surgem novas tecnologias que exige da sociedade diversos conhecimentos para manuseá-las.

As tecnologias e as mídias ganhou espaço no contexto escolar, fazendo parte das unidades escolares bibliotecas, sala de vídeo, equipamentos como rádio, câmera digital, filmadora e computador. Segundo Morin (1996, p.4)) apud Almeida “as tecnologias são produto de uma sociedade e de uma cultura, não existindo relação de causa e efeito entre tecnologia, cultura e sociedade e sim um movimento cíclico de retroação”.

O uso da tecnologia na educação requer um olhar amplo, nesse processo são necessárias novas formas de ensinar, aprender e desenvolver o currículo condizente da realidade social. Nesta perspectiva é relevante entender as potencialidades ligadas às tecnologias e sua contribuição para o ensino aprendizado. Nesse processo cabe ao professor repensar sua prática e se preparar para a essa sociedade letrada.

 

O letramento digital não é uma necessidade apenas para os jovens que estão se formando, é uma necessidade da sociedade como um todo. Cidadãos que podem usufruir de serviços e informações via web, profissionais que se deparam diariamente com novos processos e tecnologias digitais, educadores que formam nossa juventude e que têm à sua disposição novas formas de atuação e formação. (GONÇALVES 2009 p.19).

 

A cada dia educadores se deparam no ambiente escolar com alunos que convivem diariamente com as mídias, o número de crianças com acesso a essas tecnologias como computadores, internet, jogos eletrônicos vem se ampliando, pois já nasceram no mundo ligadas as tecnologias digitais denominados “nativos digitais”:

 

Os nativos digitais estão habituados a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Enquanto ouvem música em seus players de MP3, estão enviando mensagens pelo celular, acessando os sites de relacionamento, baixando as fotos da câmera digital, e fazendo a pesquisa que o professor de História encomendou na última aula (JORDÃO 2009, p. 11).

 

As tecnologias digitais são recursos próximos ao aluno, o acesso a informação é rápido com inúmeras possibilidades, portanto utilizar a tecnologia a favor da educação torna-se um desafio para o educador que necessita apropriar de tais mídias e integrá-las ao seu cotidiano de sala de aula.

 

É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada, de forma integrada, na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento. Não deve ser, portanto, apenas um apêndice no processo educacional. Para isso, é necessário que o professor aprenda não apenas operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola, mas também as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo (TORNAGHI: PRADO; ALMEIDA 2010 p. 49).

 

Atualmente várias instituições de ensino público e privado têm disponível diversas mídias para serem introduzidas no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, diante da nova realidade educacional, surge uma nova demanda para o educador: saber como utilizar pedagogicamente essas mídias. Novas propostas vêm surgindo enfatizando as novas formas de ensinar incorporando as mídias favorecendo o aprendizado significativo pro aluno, por meio do trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, embora seja um desafio para o professor possibilita ao aluno um modo de aprender baseado na integração dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento, bem como as várias mídias (computador, televisão, livros, CDs).

O professor que agrega as mídias aos métodos de aprendizagem desenvolve capacidades técnica para o domínio da tecnologia e, principalmente articula essa habilidade com a práxis pedagógica e com as teorias educacionais que o auxiliam a refletir sobre sua prática e transformá-la.

Ao utilizar diferentes mídias como recurso pedagógico nem sempre significa integrar. Integrar no sentido amplo vai além de completar, de acrescentar uma determinada mídia, pra que ocorra essa integração é essencial compreender as peculiaridades dos recursos midiáticos, de forma que enriqueça a aprendizagem vivenciada pelo aluno. Nesta perspectiva esses recursos requerem do cenário educacional, mas especificamente do professor ter conhecimento de como usar pedagogicamente às mídias.

A inserção dos recursos midiáticos para a prática pedagógica já é realidade no contexto educacional assim como na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, o uso destas tecnologias de informação e comunicação traz diversos benefícios para o ensino aprendizado um rico instrumento para a construção do conhecimento tornando a criança cada vez mais nativa do mundo digital.

 

2.1 O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A criança, desde o seu nascimento precisa de cuidados e estímulos para seu bem estar, necessita que alguém lhe ensine e propicie experiências individuais e interativas para que ela possa se desenvolver de forma integral e adquirir habilidades e potencialidades cognitivas, sócio afetivo e psicomotoras.

É importante ressaltar que a preocupação com a educação escolar das crianças é bem antiga, as atividades educativas eram exercida no âmbito familiar e nas interações sociais com o seu grupo. No entanto, surgiu a preocupação que o processo de ensino e aprendizagem deveria acontecer em ambientes próprios com estruturas adequadas e profissionais capacitados. Diante dessa necessidade, surgiram vários estudiosos do desenvolvimento infantil que enfatizaram a importância da escolarização em centros educativos ou escolas especificas para o atendimento educacional das crianças pequenas como: Pestalozzi; Rosseau; Fröebel; Dewey; Comênio; Montessori; Declory; Piaget; Vygostsky entre outros teóricos, apontados precursores da Educação Infantil. Para Comênio apud Wolff (2011, p.6):

 

[...] todos os ramos principais que uma árvore virá a ter, ela fá-los despontar do seu tronco, logo nos primeiros anos, de tal maneira que, depois apenas é necessário que eles cresçam e se desenvolvam. Do mesmo modo, todas as coisas, que queremos instruir um homem para a utilidade de toda a vida, deverão ser-lhes plantadas logo nesta primeira escola.

 

No Brasil a educação infantil apresentou poucos avanços em relação aos séculos anteriores a século XX, concernente a política, legislação e atendimento, a educação era precária e pouco se fazia para atender as crianças, era caracterizado como um serviço assistencialista. No inicio do XX surgiram os primeiros jardins de infância (intitulado pelo teórico Fröebel) creches voltados aos cuidados, nesse período surgiram várias escolas voltadas à educação, as pré-escolas, como espaço educacional aos mais favorecidos.

Na década de 60 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961 foi promulgada, na qual dois artigos foram destinados a educação Pré-Primária, referindo-se que atendimento as crianças até sete anos deveriam ser realizado em escolas maternais ou jardins de infância. Na década de 1970, surgiu a Lei nº 5.692/71 considerando que a educação infantil deveria acontecer em escolas maternais, jardins de infância e instituições equivalentes até surgir à lei que norteia Educação nacional que é a Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional que no Art.29,  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)estabelece:

 

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

 

A Educação infantil é destinada à criança de zero a cinco anos de idade, divididas em creches (0 a 3) e pré-escola (4 a 5). As instituições de ensino têm o papel de proporcionar seu pleno desenvolvimento, respeitando a diversidade social, cultural e necessidades especiais de cada criança, o educador faz parte desse processo, daí a importância de organizar e planejar o trabalho pedagógico para alcançar os objetivos propostos para a Educação Infantil, esse planejamento deve partir da realidade social e cultural a qual acriança está inserida.

Na sociedade contemporânea as tecnologias digitais fazem parte do cotidiano das crianças sendo assim um importante recurso para a mediação do conhecimento. As crianças antes mesmo de entrar na escola é estimulada para a aprendizagem e assume uma busca ativa de informação. Nesse período anterior a sua entrada na escola a sociedade oferece atividades que podem ser consideradas intervenções educacionais precoces que enriquece o ambiente e promove o desenvolvimento da criança. Entretanto ela continua em busca da informação para a construção do seu conhecimento.

As novas mídias traz diversas contribuições para a prática pedagógica, gerando uma rede de informação que chegou a educação, utilizando mídias como: TV, vídeos, computadores, internet para auxiliar os educadores na sua pratica pedagógica. Os usos dessas tecnologias de diferentes linguagens tornam mais amplos o processo de ensino e aprendizagem. Valente afirma (2008, p.29): “Se é importante o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida em um mundo que incorpora as tecnologias digitais, nada mais sensato do que iniciar esse processo de aprendizagem durante a educação infantil”.

As disseminações das tecnologias digitais fazem parte do cotidiano das crianças, os computadores, TV, câmeras, vídeos, jogos entre outros recursos disponíveis, em que as crianças demonstram muita habilidade, mesmo sem serem ensinas elas absorvem os conhecimentos por nascerem no mundo das tecnologias digitais, considerado por educadores como nativos do mundo tecnológico. No entanto limitar as crianças a essas tecnologias é como proibir o brinquedo e a interação com outros colegas e a escola não pode separar as crianças da realidade em que vive.

Para alguns autores como Vygotsky apud Valente (2008, p. 30), “o contexto social tem uma grande importância no desenvolvimento infantil, sobretudo através de atividades como os jogos e as brincadeiras”. Com a interação e a comunicação a criança estabelece situações concretas e imaginárias que contribuem para a construção de elementos do contexto social.

Com as tecnologias digitais o conhecimento pode ser mediado de forma lúdica, contribuindo para a aprendizagem, estimulando a curiosidade e iniciativa. Através das diversas tecnologias presentes as crianças podem ter acesso a imagens, sons, animações e busca de informações que não se encontram em outros tipos de mídia, como livros e materiais impressos. Dessa forma a escola em peculiar a educação infantil deve incluir no seu planejamento pedagógico a realidade social e cultural da sua clientela, pois a cultura compõe-se não somente em jogos e brincadeiras tradicionais, mas também nos recursos tecnológicos.

 

Evidencia-se que a tecnologia é conceito com múltiplos significados que variam conforme o contexto podendo ser vista como: artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos e, etc. (REIS apud ALMEIDA, 2005, p.40).

 

As tecnologias digitais como recurso pedagógico contribuem para ampliar o conceito de letramento, outro fator relevante é que as tecnologias digitais permitem as crianças serem autoras e disseminadoras do conhecimento. Segundo Valente (2008, p. 31): “não é necessário aprender a ler e escrever mediante o uso de lápis e papel pra depois ter acesso a outros tipos de letramento. Eles podem acontecer simultaneamente um auxiliando o outro”. Não se trata de substituir as atividades tradicionais pelas tecnologias, mas de saber explorar essa ferramenta para auxiliar a prática pedagógica.

Nos últimos anos as escolas vêm sendo informatizadas através do laboratório de informática ou ciências, a abertura desse espaço mudou o contexto educacional por ser mais uma ferramenta para a busca de conhecimentos. O uso do computador nas metodologias de ensino é abrangente, vai desde o mais simples para o complexo, o educador precisa elaborar projetos educacionais objetivando com clareza o aprendizado a ser alcançado utilizando essa ferramenta tecnológica.

É inegável o fascínio que o computador exerce sobre os alunos. A utilização de desenhos em uma atividade mediada pelo professor desenvolve o aspecto cognitivo da criança, através deste eles expressam suas ideias, organizam as figuras de imagens, com cores, espaço buscando comunicar experiências vividas através de símbolos gráficos, desenvolvem habilidades e coordenação motora ao utilizar o mouse.

Os softwares educacionais instalados no computador vêm surgindo cada vez mais no mercado mundial de forma acelerada, fazendo parte também dos recursos disponíveis no laboratório de muitas instituições de educação infantil como ferramenta pedagógica para a aprendizagem. Os jogos educacionais geram uma interação entre o aluno, o educador e o ambiente de aprendizagem,apontando possibilidades de ser um rico instrumento para a construção do conhecimento. Os jogos educacionais promovem o entendimento e reconhecimento de regras, estimulam o processo cognitivo da criança, porém, é necessário que o professor selecione os softwares e outros recursos midiáticos com conteúdos educativos e de acordo a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra.

O desenvolvimento de uma atividade pedagógica mediada pelo professor utilizando os softwares educacionais deve apresentar as seguintes características: Explorar a criatividade, a iniciativa e a interatividade, propiciando ao aluno a postura ativa diante do conhecimento a ser adquirido, despertar a curiosidade, estimular o trabalho cooperativo e interdisciplinar, a reflexão, o raciocínio e a compreensão de conceitos;

A mídia audiovisual é recurso importante no processo de aprendizagem da criança, por produzir uma linguagem através de movimentos, sons que despertam a curiosidade e a imaginação dos educados, podendo gerar interesses em busca de novos conhecimentos. Através dessa mídia o professor poderá transmitir filmes desenhos, para que a criança interaja com a imagem, o som, a linguagem transmitida integrando o processo de ensino aprendizagem. Dentre as mídias audiovisuais, a televisão é a mais utilizada no cotidiano das crianças, na qual transmite espetáculos que encanta, fascina, e desperta curiosidades pelo simples motivo de ser encantadora fazendo com que as crianças se inspirem em seus personagens em sua linguagem, nas lendas e nos costumes. Para que a TV gere conhecimento na creche ou na pré-escola, o educador precisa garantir que aquela programação faça parte da proposta pedagógica.

A televisão é um meio que pode ser usado em favor do processo educativo, se o que for transmitido tiver esse fim, é uma ferramenta que atrai o aluno para sua realidade. Pereira e Clemens (2009, p. 119) enfatizam que: “os programas educativos estimulam também habilidades cognitivas, como operações matemáticas, reconhecimento e discriminação de números e letras, ordenação classificação de objetos e resolução de problemas simples”. A TV na educação infantil especificamente na escola deve ser estimulada, complementando o processo de ensino aprendizagem, a fim de que seja utilizada crítica e criativamente como um exercício intelectual e de cidadania essencial na sociedade contemporânea que faz uso intensivo das mídias.

 

A ideia de usar a TV a favor da educação, aproveitando a programação educativa para estimular o aprendizado e o pensamento crítico desde de cedo, ajuda a formar um cidadão critico. A TV faz parte do cotidiano de todas as pessoas. E as crianças devem ser ensinadas a consumir criticamente a mídia. (TEIXEIRA disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-televisao-na-educacao-infantil/35613/. Acesso dia 21 out 2011).

 

A infância é uma fase importante no desenvolvimento da criança, portanto pais e educadores devem está atentos a programação da mídia audiovisual, infelizmente existem conteúdos que não são adequados para as crianças e os pais e educadores não devem proibir e sim ensiná-las a ver TV, dar limites, pois, a televisão seduz a criança, desenvolve o imaginário e a criança a reproduz no mundo do faz de conta. Moran (1994) apud Teixeira Afirma:

 

Os alunos se motivam muito mais, sem dúvida, com qualquer proposta de expressão audiovisual." Isso porque as crianças são facilmente influenciadas pela TV. Toda forma de comportamento vista por ela na TV, é copiada por elas, porque crianças imaginam muito. Vivem num mundo imaginário, de faz-de-conta, e por isso a TV é muito influenciável na infância.

 

O vídeo é um aliado a todo esse processo de comunicação e interação, é uma tecnologia de ampla utilização na escola facilitando à práxis pedagógica, é uma ferramenta que desempenha um papel importante, com sua capacidade de provocar emoções e sensações, despertando a curiosidade, interesses por novos temas provocando o desejo da busca pelo conhecimento, pois por meio desses materiais midiático é possível conhecer línguas, culturas,, povos é um meio de adquirir aprendizagem de forma prazerosa, diferentes de aulas tradicionais.

Nas atividades de apreciação musical a mídia está presente no aparelho de som, CDs, pendriv, microfone, desenvolvendo habilidades e competências de forma lúdica. O educador ao utilizar esses recursos tornam as aulas prazerosas na construção e manutenção da aprendizagem, pois são realizadas pelo lúdico, desenvolvem na criança o vocabulário, expressão corporal e musical.

 

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na Educação Infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam musica e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais”. (MELO 2011, p. 129).

 

Na educação infantil ao colocar uma música é visível a fascinação que ela exerce sobre a criança, despertando a alegria, a dança e a vontade de cantar, saber incorporar a prática educativa e a música é tornar o ambiente escolar um local alegre e receptivo, promovendo o processo de ensino e aprendizagem, ampliando o conhecimento musical da criança e apresentando por meio da música a diversidade cultural. As atividades com música e a corporeidade significa um importante meio de inserção de cultura e ludicidade, pois através dela a criança compreende a atividade como uma possibilidade de brincar e não a nada mais gratificante que aprender brincando.

 

2.2 MÍDIAS COM LUDICIDADE

 

Os primeiros anos de vida dos seres humanos são definidos por descobertas, experiências e aprendizagens, construídas principalmente, por meio de interações com o meio e com o outro independentemente da época, cultura e classe social. No ambiente escolar a criança da Educação Infantil desenvolvem diversas habilidades conforme as oportunidades de aprendizagem propostas pela instituição escolar. É nas atividades lúdicas que a criança expressa sua emoções, desejos, sentimentos e atua de forma natural no espaço proporcionando uma multiplicidade de experiências lúdicas essencial para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças.

O lúdico tem sua origem na palavra latina ludus, que significa “jogo”, brincadeira, movimento natural e espontâneo. Segundo Melo (2011, p. 42):

 

A ludicidade é um mundo em que a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, do faz de conta, do jogo e da brincadeira. É possível afirmar que o lúdico é um grande laboratório que merece toda a atenção dos pais e educadores, pois é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade.

 

As brincadeiras e os jogos são divertimentos peculiares da infância em que a criança constrói seu conhecimento e aprende a conviver e interagir com o outro, é uma atividade natural, que não implica programação e compromisso, são atos espontâneos motivados pelo prazer, indispensáveis a saúde física, emocional, intelectual.

O ensino dos conteúdos escolares unidos com atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criticidade, concentração, criatividade e cooperação entre os educandos, estimulando o raciocínio, além de transformar as aulas divertidas e produtivas. Na Educação Infantil é fundamental que educadores considerem a cultura lúdica intrínseca das crianças, pois elas trazem consigo uma herança lúdica decorrente do seu convívio social. Contudo no mundo contemporâneo grande parte das brincadeiras e jogos infantis ocorrem por meio das tecnologias digitais através de computadores, tablets, smartphones, vídeo games, televisão ampliando efetivamente o letramento na Educação Infantil.

As novas tecnologias em ambientes educativos são essenciais nos processos educativos e desenvolvimento do ser humano, a escola deve proporcionar esse recurso para promover o desenvolvimento integral da criança, pois a aprendizagem não deve ser apenas lógico matemática e linguística ela deve ser integral.

Em uma sala de aula de educação infantil o conhecimento é adquirido de forma lúdica e construtiva, na sociedade da tecnologia e dos meios de comunicação as mídias fazem parte do cotidiano de muitas escolas como auxílio pedagógico.

As tecnologias digitais na escola é um recurso que proporcionam diversas aprendizagens através do lúdico, tornando as atividades com esses recursos atraentes para as crianças o que gera uma aprendizagem prazerosa e significativa. O aluno por meio de recursos tecnológicos torna o conhecimento divertido de aprender, gerando diversas possibilidades.

 

3 CONCLUSÃO

 

A escola é um ambiente privilegiando, provoca interações, descobertas e criatividade, é um local propicio para a aquisição do conhecimento e para que metas educacionais sejam conquistadas é necessário tornar o aprendizado prazeroso acompanhado as evoluções do mundo globalizado, mundo este em que a tecnologia se expande a todo o momento, facilitando a comunicação, interação entre as pessoas, porém é um importante tema que faz parte da sociedade moderna devendo ser integrado ao currículo, tornando os indivíduos letrados desde a mais tenra idade.

As mídias digitais é um importante recurso pedagógico no processo de ensino aprendizado, grande parte das escolas estão equipadas com as tecnologias digitais, mas, nem todos os educadores dominam essa ferramenta que é fonte de informação, pois encontram-se defasados diante dessa informações contemporânea, sendo assim importante atualizar-se para mediar o conhecimento para os alunos nativos desde mundo que dominam essas ferramentas.

Dessa forma percebemos que atualmente a criança desde sua existência tem contato cotidianamente com objetos e fontes de informação tecnológica, possibilitando diversos conhecimentos, ao chegar à Educação Infantil é relevante que professores tenham estratégias que permitem o uso desses recursos pedagógicos, permitindo momentos construtivos evidenciando o conteúdo midiático de forma critica, cabe a escola repensar a sua prática com relação aos os meios de comunicação e proporcionar ao aluno uma aprendizagem construtiva e significativa.

 

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1Autora: Graduada em Pedagogia, com Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

2Autora: Graduada em Pedagogia, com Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3Sociedade: é um tipo especial de sistema social que, como todos os sistemas sociais, distinguise por suas características culturais, estruturais e demográficas/ecológicas. É, especificamente, um sistema definido por um território geográfico (que poderá ou não coincidir com as fronteiras de naçõesEstado), dentro do qual uma população compartilha de uma cultura e estilo de vida comuns, em condições de autonomia, independência e autossuficiência relativas.