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QUALIDADE DE VIDA

 

Emanoelly de Fatima de Souza

 

RESUMO

 

Abordaremos sobre a qualidade de vida e apresentaremos que o estudo levantado por intermédio à saúde poderá contribuir para que os alunos possam obter um desempenho melhor na aprendizagem e entendimento da importância de adquirir métodos para qualidade de vida. O tema escolhido foi pelo fato das mudanças do dia a dia e a saúde prosseguirem no mesmo lugar para muitos. O objetivo é habilitar os alunos a praticar o exercício físico e compreender os benefícios sobre a saúde. A mesma percorre a Educação Física por diferentes maneiras, dessa forma não devemos vê-la como algo apenas para diversão, porém é necessário que o professor domine conteúdos voltados à saúde e qualidade de vida em suas aulas. Sempre mostrando que devemos adquirir um estilo de vida saudável, colocando meios e importâncias para cuidar da saúde, além de seguir alguns hábitos para estarmos preparados para o futuro. Por consequências este estudo foi realizado por pesquisas bibliográficas e informações de variados meios, além de obter conteúdo na abordagem de observação, entrevistas e regência, assim tendo uma pesquisa qualitativa. Por fim com as informações adquiridas, temos que estar cientes e dispostos a enfrentar as atividades físicas e viver o mais natural possível, para sentir-se bem, pois não estaremos indo em busca só da saúde física, mas também do estado psicológico, relações sociais, entre outros, assim atingindo a autoestima e o bem-estar, não importando para o externo e sim para o que está dentro de nós, desfrutando da qualidade de vida ao nosso favor.

 

Palavras-chave: Saúde. Educação Física. Qualidade de Vida.

 

1 INTRODUÇÃO

 

Esta área de concentração na qualidade de vida e referente à saúde foi escolhida pelo motivo de estar passando por diversas mudanças no dia a dia e a saúde sempre continuar no mesmo lugar para algumas pessoas, e para que possamos mostrar a importância da influência que a Educação Física interfere na saúde da população, e o motivo do porquê de ser aprendido no ambiente escolar. Assim identificamos com o processo de ensino e aprendizagem dos professores de determinada unidade escolar onde foi realizado o estágio e praticado o plano de aula. A forma com que os mesmos realizam as atividades e as introduzem no meio escolar, fazendo com que o aluno compreenda melhor e aprenda o certo para a sua saúde.

O objetivo da Educação Física Escolar, segundo Ferreira (2001, p.01) é habilitar os alunos a praticar o exercício físico e o desporto e a compreender os determinantes fisiológicos, biomecânicos, sócio político e culturais dessa prática. Assim sendo, estará ajudando para a expansão do entendimento do binômio exercício-saúde, para a elaboração de estilos de vida ativa e para uma sociedade correta e igualitária.

Torna-se necessário saber estruturar e avaliar um programa de exercícios para si próprio e isso não será possível se não formos capazes de compreender a escassez de espaços públicos para a prática de exercícios, o acesso diferenciado das classes sociais a determinados desportos e a falta de tempo da classe trabalhadora para a prática desportiva, esses indivíduos não possuiriam autonomia para praticar e compreender o exercício e o desporto no seu dia a dia.

Os objetivos são abordar a relação entre Educação Física e benefícios de forma contextualizada; Transmitir uma realidade sobre a saúde no meio escolar; Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar através observações, pesquisas e vivências sobre a importância da mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida.

O presente texto que foi baseado em pesquisas bibliográficas, sites, citações, observações e regência. Assim abordaremos alguns autores e métodos envolvendo a saúde na disciplina, formas para passar melhor os conhecimentos para aqueles que lerem o plano de ensino, de maneira que possa compreender.

 

 

2 EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE

 

É fato que todos querem amenizar os efeitos do envelhecimento no dia a dia. Mas o grande problema é a modernização que existem nesse planeta, assim suas consequências são grandes sobre o ser humano, pois dá aumento na obesidade, distúrbios alimentares, estresse entre vários outros tipos de exemplos.

E assim é comum ouvir alguém criticar o porquê que educação física tem a ver com tudo isso, ao contrário do que eles pensam, a educação física pode trazer soluções para variados problemas em questão da saúde. A educação física oferece ao corpo humano a maior agilidade, um bom equilíbrio, uma melhor resposta na musculatura, força e resistência, e em questão a saúde oferece um equilíbrio cardíaco, a melhora no sistema respiratório e circulatório, fazendo que o corpo tenha mais resistência e seja ágio para que o indivíduo não adoeça facilmente.

Hoje em dia as pessoas que estão atrás de atividades físicas buscam estar melhor com seu corpo, para uma prevenção e deixam um pouco a questão do corpo bonito, musculoso com a intenção de emagrecimento. A Educação Física é uma grande ferramenta utilizada para a saúde no ambiente escolar, que estão voltadas para promoção da saúde.

É um conceito que aumenta para o melhor entendimento, pois o maior objetivo é ter um estilo que vida ativa, sendo que o aluno aprende desde o início que deve se manter disciplinado a uma vida saudável. A educação Física assume uma seriedade educativa. Por fim, a saúde percorre a Educação Física por diferentes maneiras, dessa forma não devemos julga-las como um conhecimento de área antagônico, porém acrescenta e afere por necessidade e natureza.

É necessário que o professor de Educação Física domine conteúdos voltados para saúde e a qualidade de vida, suas variáveis e sua contextualização em suas aulas na escola. Segundo Hoffman (2002, p.01):

 

É tarefa da Educação Física escolar, entre seus objetivos, tornar o aluno capaz de dominar um grande repertório de movimentos, exibir um estilo de vida ativo, e utilizar a atividade física como: (A) Fator de preservação da saúde física e mental (B) Fonte de prazer, autoestima e interação social (C) Promotora de ação com responsabilidade social e de compreensão e respeito pelas diferenças individuais.

 

 

Torna-se fundamental o conhecimento e a intervenção do professor de Educação Física a respeito das variáveis relacionadas à saúde, influenciando na melhora do seu nível de aptidão física no âmbito escolar”, (OLIVEIRA, 1996, p.01). Outro aspecto a se observar envolve a prevalência da obesidade juvenil, que está aumentando em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, atingindo proporções epidêmicas. Nesse processo, a diminuição da atividade física, principalmente pelo tempo dedicado à TV, Internet, jogos de computador e vídeo, parece ser uma causa importante dessa epidemia.

Esse tempo de permanência frente aos instrumentos eletrônicos pode propiciar condições favoráveis ao sedentarismo das crianças e jovens, através da adoção de atitudes hipocinéticas”, (PINHO & PETROSKI, 1997, p.07). Logo, percebe-se que o sedentarismo, provocado pelo estilo de vida moderna, favorece os fatores de riscos de várias doenças. A promoção da atividade física torna-se necessária para todos os indivíduos, principalmente as crianças, sendo este um período ótimo para a aquisição de hábitos e atitudes que podem durar a vida toda.

Um estudo de Oliveira (1998), comparando 345 alunos de 10 a 14 anos, praticantes de futebol de campo, envolvendo participantes de um campeonato interno e outro grupo de competição, indicou um desempenho superior ao grupo competitivo, nas variáveis relacionadas à força-resistência abdominal, agilidade, força de preensão manual, flexibilidade e força explosiva dos membros inferiores, apresentando em todas as faixas etárias uma diferença estatisticamente significativa.

Dessa forma devemos adquirir um estilo de vida saudável e sair dessa rotina de sedentarismo, pois qualquer atividade que colocamos no nosso dia a dia pode mudar no corpo e mente.

 

2.1 MEIOS PARA A QUALIDADE DE VIDA

 

De forma direta a educação física trabalha na qualidade de vida de todos os seres humanos. Muitos procuram, e nos últimos anos vem crescendo cada vez mais a busca pela qualidade de vida e o aumento por esta procura é pelo fato dos benefícios, onde pode ser físico, que eleva a capacidade eleva o bem-estar, abaixa o cansaço, ajuda na alimentação entre outros.

Também tem benefícios da mente que entram neste crescimento, pois aumenta a criatividade, diversão, ajuda no sono, pois as pessoas que praticam exercícios são mais felizes, isso é fato. Dessa forma cada indivíduo pode escolher meios para qualidade de vida, onde as atividades são sugeridas, assim a que mais se adequar ao seu estilo e capacidade logo serão iniciadas. De acordo com Saúde Bem Estar (2019, p.01):

 

A promoção da saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o indivíduo deve ser capaz de identificar e realizar os seus desejos, satisfazer as suas necessidades e modificar ou adaptar-se ao meio.

 

Assim podemos beneficiar, e melhorar nossa capacidade com algumas atividades que pode ser praticada, na quais são as artes marciais, futebol, vôlei entre outros, onde pode ser feito por todos. Essas atividades podem ajudar na socialização, concentração, promove a resistência física, respeito ao próximo, entre muitos outros benefícios.

 

2.2 IMPORTÂNCIAS DE CUIDAR DA SAÚDE

 

Todos se preocupam com a saúde, não é à toa que vários programas, reportagens do dia a dia estão se referindo a saúde, pois as pessoas buscam viver mais, porém com a saúde intacta, dessa forma lutamos para conservá-la e mantendo a qualidade em cima. Quando não cuidamos da nossa saúde tudo pode ser afetado, em geral, físico, psíquico, tudo ficara comprometidos.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2005, p.01) descreve que saúde pode ser definida como “o estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Devemos evitar o máximo possível que coisas que são prejudiciais, noites sem dormir, sedentarismo, alcoolismo, fumar, dentro outros. Muitas pessoas são iludidas com soluções rápidas, onde oferecem curar tudo de uma vez e pouco tempo, essas soluções é o maior perigo que aceitamos, prejudica nossa saúde em dose alta.

A alimentação se não for da forma correta também pode entrar nas coisas prejudiciais para a saúde, tornando pessoas obesas por excesso de gorduras nos alimentos ingeridos. Apesar de tudo, muitos procuram o exercício para manter o corpo ‘padrão’, queimar as calorias, mas todos deveriam saber que o exercício irá melhorar o metabolismo, e melhorar o bendito sono que todos perdem com facilidade, assim a educação para a saúde deve “facilitar as mudanças de estilo de vida de forma voluntária, através da aquisição de comportamentos que permitam melhorar, restabelecer ou mesmo recuperar a saúde” (RODRIGUES, 2005, p.48).

Contudo, devemos fazer uma emenda de todos os benefícios, exercícios, alimentação, para aumentar nossa qualidade de vida e saúde, para que possamos nos sentir melhor e dispostos a enfrentar tudo que vem pela frente que seja fora da meta de qualidade vida.

 

2.3 HÁBITOS PARA QUALIDADE DE VIDA

 

Segundo Redação Minha Vida (2016), existe 12 hábitos que ajudam para a qualidade de vida, as quais são comer melhor, dormir bem, movimentar o corpo, se reunir com os amigos. Estes e outros hábitos nos ajudam a garantir uma vida melhor e mais longa. Abaixo citaremos as 12 medidas que ajudam aumentar a sua expectativa de vida e viver com mais qualidade.

O primeiro hábito para uma qualidade de vida é comer melhor, devemos tomar cuidado com que vai a nosso prato. Com abuso de alimentos ricos em gorduras, açúcares, sódio é o suficiente para obter doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão, derrames, infarto e até mesmo o temido câncer. Apesar dos apesares, é fácil incluir no cardápio alimentos benéficos da resistência e da longevidade.

Segundo hábito é dormir bem, obter uma noite de sono equilibrada é de extrema importância, é essencial. Pois dormir é o maior segredo para a longevidade, e para quem não dorme bem se tem insatisfação com a saúde, sendo assim devemos dormir pelo menos 8 horas por dia para manter o corpo em total equilíbrio.

Terceiro é nos mexer, devemos dizer não ao sedentarismo, assim nos afastamos de doenças, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão. E para dizer não ao sedentarismo basta começar a andar, pois a caminhada irá reduzir a pressão arterial logo no inicio de uma hora, e a noticia melhor é que essa redução tende durabilidade de 24 horas subsequentes, com os exercícios o corpo pode desenvolver novos neurônios, onde melhora nossa parte cognitiva e melhor, nossa memória.

Quarto hábito é, levante-se da cadeira! Não é apenas a falta de interesse em atividade física que irá encurtar nossa vida, mas também o tempo gasto por ficamos sentados, dessa forma nosso metabolismo se descontrola e aumenta o colesterol alto e o descanso da pressão arterial, onde nos levam a obesidade e outras doenças. "Para quem precisam trabalhar sentados, exercícios simples de alongamento vão trazer maior oxigenação e ajudar no reposicionamento do corpo para alcançar o equilíbrio postural", ensina o fisiologista do esporte Raul Santo de Oliveira.

O quinto hábito pedimos que fique de olho na balança. Para mantermos o peso ideal temos que tem uma alimentação correta, rica em nutrientes, e sempre praticar regularmente exercícios físicos. Pois a hipertensão, derrame, apneia, diabetes irão aparecer quando estamos com sobrepeso, quando estamos obesos, dessa forma devemos estar atentos à balança e começar a ser mais ágil.

Controle os nervos, esse é o sexto hábito. O estresse pode ser não considerado como uma doença, porém faz com que surgem doenças psico-fisiológicas, na qual tem que ser observado e controlado. "Quanto maior for o nível de estresse, maior será a deterioração física e psicológica da pessoa", mostra a psicóloga Sandra Leal Calais, da UNESP. O estresse também é a causa de risco para os problemas do coração.

Sétimo hábito é sorrir para a vida, pois o bom humor nos mantém melhor pode melhora a saúde e aumentar a vida longa. Pessoas bem-humoradas reduz o risco de morte até duas vezes, então devemos ter uma atitude positiva e sempre devemos apostar em uma caminhada com uma paisagem bonita.

Respire bem é a oitava dica, para acabar com desgastes físicos e mentais, insônia temos que ficarmos atentos a nossa respiração, ver se tem alguma dificuldade em respirar durante o sono, pois para pessoas que tem dificuldade de respirar tem 50% a mais de vezes de morrer do que uma pessoa que respira bem, por isso tem que estar atento para que tenhamos um bem estar melhor.

Apague o cigarro, é o nono hábito que devemos usar o cigarro não só trás males para o organismo, mas afetam as pessoas que estão ao redor de quem fuma para quem fica exposto a fumaça do cigarro, pode ter 50% de chances a riscos psicológicos e para aqueles que fumam a tendência é aumentar o risco de câncer de pulmão e outros.

Décimo hábito: Cultive bons amigos! As pessoas sabem como são os benefícios de obter pessoas que são queridas em nosso viver. Uma pesquisa recente da Universidade Brigham Young, nos EUA, mostrou que quem vive cercado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive só. Para os pesquisadores, deixar o apoio social pode baixar ainda mais as oportunidades de sobrevivência do que obesidade, fumo ou sedentarismo.

O décimo primeiro hábito é o sexo do bem: Ter uma vida sexual benéfica traz muitos benefícios à saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, diz que fazer sexo com regularidade minimiza os riscos de infarto fatal. Além disso, uma vida sexual ativa auxilia para aperfeiçoar o humor, distrair o corpo, melhora a pele, diminui o estresse e contribui para que tenham um sono melhor, e não só nos dias em que tiver sexo. A reação tem resultado prolongado, por causa a ação dos neurotransmissores que começa a agir no seu organismo com mais regularidade e numa medida maior.

E por último, aprenda a gostar de você. Cuidar do nosso corpo, ter nossas próprias opiniões, nossas próprias vontades, cuidar de nossa saúde é o que faz a maior diferença, pois é essencial para sabermos quem somos, e nos reconhecer, nossas qualidades. E ter autoestima melhora o nosso viver, então devemos nos amar primeiro e ser feliz.

Seguindo pelo menos a metade dessas 12 dicas podemos iniciar uma melhora na nossa vida, no nosso corpo, estamos acostumados com o mais fácil e rápido, mas não enxergamos que isso pode ser prejudicial futuramente.

 

3 MATERIAL E MÉTODOS

 

O presente trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas, onde foram coletados dados e informações em livros, artigos, teses, revistas e sites já publicados. Segundo Cervo, Bervian e da Silva, (2007, p.61), a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”.

Dessa forma, o trabalho foi feito com uma abordagem de observação, entrevista e regência, com o estágio concluído obtivemos informações importantes para adquirir o melhor conhecimento referente à área de saúde na educação física escolar. A observação veio conforme o plano de aula do orientador da escola, na qual a entrevista foi feita pelo mesmo.

Por fim utilizando uma abordagem qualitativa, que nos possibilitou a compreensão sobre a importância da qualidade de vida e saúde. Na pesquisa qualitativa nós buscamos explicar o porquê do tema escolhido e aprofundar nas informações obtidas. Para Deslauriers (1991, p.58):

 

Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado. O objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas: seja ela pequena ou grande, o que importa é que ela seja capaz de produzir novas informações.

 

Assim podemos explicar e informar que a saúde é essencial em nossas vidas, porém ela não irá estar sempre boa se nós deixarmos como está, sem cuidar, dessa maneira devemos nos manter com alimentação adequada, conforme o corpo necessita. Fazer sempre atividades e estar bem emocionalmente para manter tudo em equilíbrio, e viver melhor, sempre com qualidade de vida.

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Diante dos resultados para a pesquisa feita nesse percurso do estágio e a escolha da área de concentração foram elaborados planos de aulas para melhor entendimento do tema em prática. O primeiro plano de aula teve como conteúdo o sistema imunológico, tendo objetivo de aprender a importância e de como funciona o sistema em si. De acordo com (COLÉGIO Web, 2014), o sistema imunológico tem a missão de preservar o nosso organismo desses agentes prejudiciais, cessando as doenças. Esses microrganismos obstruem dentro de nosso organismo uma grande batalha.

O segundo plano de aula foi referente ao sedentarismo, em que foi mostrado que são uns dos maiores causadores de doenças e problemas na saúde por causa das facilidades do dia a dia e tecnologia. Conforme (LAMPERT, 2010), o sedentarismo é definido pela ausência de atividade física das pessoas, constituindo com que a saúde do ser humano entre em redução e esteja mais exposto ao surgimento de doenças.

Na terceira aula teve orientação sobre atividade física, na qual foram explicados que as atividades físicas não são apenas exercícios praticados dentro de uma academia ou durante alguma corrida, porém podemos vivenciar a atividade no dia a dia e ainda saber sobre sua importância para a contribuição no corpo. A esse respeito, Batista (2003, p.02) declara que:

 

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal decorrente de contração muscular, com dispêndio energético acima do repouso que, em última análise, permite o aumento da força física, flexibilidade do corpo e maior resistência, com mudanças, seja no campo 30 da composição corporal ou de desempenho desportiva. A prática de atividade física regular demonstra a opção por um estilo de vida mais ativo, relacionado ao comportamento humano voluntário, onde se integram componentes e determinantes de ordem biológica e psicosócio-cultural.

 

Dessa maneira a atividade física tem interpretado um fator de sua importância na qualidade de vida, não só referente à saúde, e em todas as faixas etárias, mas também está relacionada com outras eficácias dentre elas: a sensação de estar bem, e vontade de viver.

No quarto plano de aula teve no conteúdo a capacidade física, tendo como objetivo de mostrar a força, resistência, agilidade, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. Onde mostram que elas são elementos essenciais para o rendimento motor e que todas são determinadas geneticamente.

Monte Serrat (2002) Informa que, as capacidades físicas são elementos naturais que concede o desempenho dos movimentos em diferentes níveis de volumes e intensidade. E que as capacidades têm que ser estimular para se ampliar, como potenciais individuais. Lembrando que toda atividade necessita do envolvimento da capacidade física para melhor execução.

E na quinta aula foi orientado sobre a qualidade de vida, onde foi conceituado que a qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente. De acordo com Santarém (2002, p.01):

 

Faz-se importante atribuir qualidade de vida a essa população, que não só tem possibilidades de viver mais, porém merece viver com qualidade, dignidade e principalmente, estimulando a autoestima para a superação de pequenos desafios.

 

Assim podemos compreender que para chegarmos a uma qualidade de vida melhor não só temos que estar prontos fisicamente para a atividade ou exercício físico, mas sim devemos estar preparados psicologicamente, pois devemos estar bem com nossas emoções e relações interligados a nós.

Nos planos de aulas todos tiveram uma avaliação na forma de texto e perguntas, sempre tirando as dúvidas dos alunos, conforme no planejamento que foi elaborado para a execução na prática, e no final foi distribuído um questionário na qual obtivemos alguns resultados de como anda a saúde do aluno e se tem alguém que possa incentivar no conceito de vida saudável. Gil (2012, p.39), Explica que, “o que difere o plano de ensino do plano de aula é a especificidade com conteúdos pormenorizados e objetivos mais operacionais”.

E também como já citado um pouco acima sobre a existência do planejamento de ensino que foi uns dos fatores importantes para que cada plano de aula saísse de acordo com a organização e elaboração, sempre com a autorização e consciência do professor regente, assim se aprofundando cada vez mais nos conteúdos elaborados para os alunos. Assim sendo, para Libâneo, (1994, p.221), “O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação”.

Dessa forma todos os alunos compreenderam o objetivo dos planos de aula e todos levaram em consideração os assuntos, e também entenderam a importância de cada tema para nossas vidas no cotidiano.

 

5 CONCLUSÃO

 

Conforme conhecimentos adquiridos durante o curso, pesquisas e grandes informações no estágio, podemos concluir que para ter uma qualidade de vida nos dias de hoje temos que estarmos dispostos a enfrentar as atividades físicas, exercícios e ter uma boa alimentação, pois não existe algo milagroso e instantâneo para obter tanta façanha.

Nós, meros seres humanos devemos estar bem conosco, estarmos feliz e sempre ir à busca do melhor para nosso viver, e não nos acomodar e deixar que a modernidade nos sugue e leve o essencial para a sobrevivência, nossa saúde. Dessa forma eliminamos a maior chance para que as doenças nos dominem, e assim conquistamos o mérito que todos buscam a longevidade, viver o mais natural possível, como já sabe, sem dor, sem ganho.

 

REFERÊNCIAS

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