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AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA F. R. C. DO MUNICÍPIO DE COLÍDER - MT

 

Cristiane da Silva Aquino Rigo 1

Meire Helen da Silva Aquino 2

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho vem mostrar como é realizado a avaliação na educação infantil, tendo em vista que o estagio das acadêmicas sempre focou a educação infantil e o processo de ensino aprendizagem dessa etapa, viu-se a necessidade de como se avalia as criança na qual não se aplica prova ou qualquer tipo de teste. As leis vigentes estimulam que a avaliação e de maneira gradativa sem fim de promoção nem mesmo para entrada no ensino fundamental, é feito o registro diariamente da evolução e desenvolvimento da criança. Todo o processo é acompanhado pela a coordenação pedagógica e periodicamente é feito formação especifica para essa etapa, o principal documento estudado foi a BNCC( Base Nacional comum curricular) devido de ter havido mudanças. O estudo foi realizado na Escola Municipal FRC referencia no município de Colíder, com níveis de aprendizado acima da média nacional, estadual e municipal.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Avaliação. Direito da Criança.

 

1 INTRODUÇÃO

 

No presente artigo é resultado da trajetória do estágio que aconteceu na educação infantil na Escola Municipal F. R. C. da cidade de Colider norte do estado de Mato Grosso. A escola é referencia no município atendendo mais aproximadamente 800 estudantes da área urbana e rural. A mesma já teve vários alunos premiados em olimpíadas e outros campeonatos tanto nível estadual quanto nacional. A unidade escolar atende a Educação Infantil e o Ensino Fundamental completo.

Com base em tudo que foi observado, o objetivo foi analisar e entender como é realizada a avaliação das crianças que estão saindo do meio familiar para ingressar na vida social. Levando em conta que a criança não tem noção de espaço, regras e nem convívio com outras crianças de sua idade os estudo a elas é diferenciado. Com isso, verificar também quais os documentos que regulamentam a avaliação, o que diz a lei, e como a escola trabalha o pedagógico em sala de aula no dia a dia. Analisando o que diz as leis em torno dessa etapa, e se a escola esta dentro das normas da BNCC( Base Nacional Comum Curricular), pesquisou o desenvolvimento da escola acessando o censo escolar 2018 e qual a nota que se tem no INDB, dento esses dados como referencias de que a base da vida escolar da criança, educação infantil, esta sendo satisfatórios.

 

2 A EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A educação infantil que se estende da idade de zero a 05 (cinco) anos, é a primeira etapa da educação básica, na qual que a criança esta de desligando do mundo familiar para o social, dessa forma diversos documentos voltados para a educação. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) destaca o brincar e interações como “experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos. Isso possibilita aprendizagem, desenvolvimento e socialização” (BNCC, p. 38, 2018). E ao observar o comportamento das crianças é possível identificar as expressões de afeto ou agressividade, frustrações ou ate mesmo conflitos e fazer as interversões necessárias para seu desenvolvimento pedagógico.

A BNCC traz em seu documento os Direitos de aprendizagem e desenvolvimento nessa etapa, que são as seguintes: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se destacando o que explorar da criança em cada um desses itens e que permite que a mesma conheça a si mesma e ao outros e o papel do educador consiste em “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.” (BNCC p. 39, 2018). Destaca ainda que cabe do educador fazer um acompanhamento tanto individual quanto em grupo e elaborar registro e relatórios diários e levam em conta cinco campos de experiências que são elas:

 

  • O eu, o outro e o nós;

  • Corpo, gestos e movimentos,

  • Traços, sons, cores e formas;

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações BNCC p. 39, 2018.

 

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é um documento que integra os Parâmetros Curriculares Nacionais e atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), na qual estabelece:

 

a educação infantil como a primeira etapa da educação básica, criado no governo de Pedro Henrique Cardoso em 1998 e pelo Ministério da Educação e do Desporto, o Referencial serve como guia para orientar os profissionais da educação como lidar com as crianças nessa etapa. Dividido em três volumes na qual trata dos eixos da educação infantil que são: Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo, Identidade, Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. O MEC (Ministério da Educação) disponibilizou o material no portal e também para as escolas em todo o país. Nele ressalta a importância da aprendizagem e a construção do conhecimento da criança nessa etapa na qual elas utilizam os mais diferentes tipos de linguagem, interagem com as outras pessoas e com o meio na qual esta inserida, “O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação” (RCNEI, volume 1, 1998)

 

3 A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Em relação a avaliação na educação infantil as unidades escolares tem que se basear-se nas leis, na LDB 9.394/96 define a respeito da Educação Infantil:

Seção II

Da Educação Infantil

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. (BRASIL, 1996).

A LDB não traz a avaliação nessa etapa da educação básica com o objetivo de aprovar ou reprovar para ser promovida ou até mesmo entrar no ensino fundamental e sim para o acompanhamento no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos de idade.

Outro documento importante que ressalta a maneira que a avaliação nessa etapa te que ser desenvolvida é a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB 5, de 18/12/2009) na qual novamente destaca que:

 

não servira para retenção do aluno a avaliação e sim para acompanhamento pedagógico no processo de aprendizagem e garante a brincadeiras, interações e a criatividade em atividades do educando, destaca a importância do registro tanto em relatório, fotografia, desenhos e outros meios, e informar a família o seu desenvolvimento.

Art. 10. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

I - a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

II - utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

III - a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);

IV - documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;

V - a não retenção das crianças na Educação Infantil (BRASIL, 2009, p. 18).

 

Na coleção Proinfantil em seu volume três, os autores Lopes et all (2006, p.12) destaca que “A avaliação é uma prática social. O ser humano avalia tudo a todo instante” o nosso dia a dia é repleto de escolhas, de avaliações, de julgamento enfim não há como fugir da avaliação mesmo na educação infantil, mas essa envolve conjuntos de ações pedagógicas para melhor desenvolvimento infantil, pois há uma escolha para a melhor maneira de apresentar a criança o novo. Não é de agora que se remete que toda avaliação tem que ser para medir algo, os autores ainda destaca que esse novo olhar de avaliação é recente.

 

São recentes os estudos que apontam para uma avaliação que se diferencie dessa perspectiva de julgar resultados e que, ao invés disso, busque a análise dos processos de ensinar e de aprender, considerando os fatores que determinam esses processos. Nas perspectivas atuais, a avaliação analisa uma situação ou uma ação como ela é e o que pode ser feito para transformá-la, ou seja, o(a) professor(a) busca definir estratégias para diagnosticar o que as crianças sabem sobre determinado assunto e analisar os avanços alcançados por elas em determinado período (Lopes et all (2006, p 14).

 

Desta maneira não se deve seguir medidas padrões ao comparar crianças em seu desenvolvimento e sim elevar suas conquista, valorizando desde a mais simples iniciativa, medindo seu potencial e analisando a sua individualidade e trabalho em grupo, considerando toda o processo de aprendizagem elevando sua autoestima.

 

3.1 A ESCOLA MUNICIPAL FRC

 

A escola municipal FRC iniciou suas atividades em 1999, com o nome de Rogério Silva atendendo no seu primeiro ano aproximadamente 474 alunos desde a educação infantil ate o ensino fundamental tanto da zona rural quanto da zona urbana, no ano de 2004 devida à lei (6.454/77), na qual proíbe por nomes em instituições publicas de pessoas vivas o seu nome foi alterado para Fabio Ribeiro da Cruz, nome do primeiro aluno falecido da instituição. Atualmente a escola atende em média 857 educandos. A unidade escolar atende dois níveis de ensino: a educação infantil, (Pré I de 04 anos e Pré II de 05 anos de acordo com a legislação vigente assegurada no Regimento Escolar) e por esse motivo a unidade foi escolhida para o presente trabalho.

A unidade traz um olhar diferenciado para a educação infantil que até pouco tempo atrás era tido como de menor importância e em seu PPP (Projeto politico pedagógico) garante a estimulação da criança nessa fase para que ela desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social, tendo como base legal O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) que estabelece a brincadeira como um de seus princípios norteadores, que a define como um direito da criança para desenvolver seu pensamento e capacidade de expressão, além de situá-la em sua cultura. E a unidade tem como objetivo favorecer o desenvolvimento integral , estimulando a socialização do educando e valorizando suas experiências dando-lhe oportunidades que auxiliam a compreensão e a seu lado critico da leitura e da escrita.

O processo de avaliação da Unidade em questão está voltado para que a criança esteja apta na interação e socialização tanto com os colegas, família quanto para seus e seus educadores, assimilar os conteúdos interdisciplinares desenvolvidos de forma pedagógicos em aula, mediante ao acompanhamento de registro do seu desenvolvimento, sendo a avaliação continua, processual e periódica sempre seguindo os requisitos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) logo abaixo segue quadro do regime anual do ano letivo de 2019.

 

Área de Conhecimento

Eixos

Carga Horária Semanal

Carga Horária Anual

Linguagem

Artes

12 horas

480 horas

Música

Movimento

Oral e Escrita

Linguagem Social e Natural

Natureza e Sociedade

4 horas

160 horas

Linguagem Matemática

Matemática

4 horas

160 horas

TOTAL

-

20 horas

800 horas

 

 

3.2 A FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR NA ESCOLA MUNICIPAL FRC

 

Na escola municipal FRC tem estudos para formação pedagógica voltada para seus problemas e conflitos internos, realizado todas as quintas feiras com o coletivo. Sempre trazendo em pauta temas com relevância no cotidiano. Há também reuniões com o coletivo separado por etapas, turma e área, para suprir a necessidades ou dificuldades que possa haver com as turmas. Assim sendo as educadoras da escola sempre fazem um feedback para assim poderem ajudar uma a outra e trocar experiências.

A escola sempre proporciona palestras voltadas para educação infantil tanto para as educadoras quanto as TDI (técnico de desenvolvimento infantil), como são crianças muito pequenas e ainda estão em processo de aprendizagem, conhecendo o que são regras, normas e que há um horário certo para tudo na escola exige a necessidade que o educador tenha em sala uma pessoa que possa auxiliar.

Para essa formação fosse de qualidade o MEC disponibilizou em 2015 um curso a distancia, Programa de Formação de Professores de Educação Infantil, o PROINFANTIL, para auxiliar os educadores de nível médio que estivesse em sala, esse material é utilizado para dar suporte também aos educadores de ensino superior, dividido em quatro módulos com oito unidades cada. Os módulos abordam situações e soluções do cotidiano das escolas com temas básicos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, com linguagem bem atualizada e simples. Pode-se fazer o download gratuitamente pelo portal do MEC.

As avaliações dessa etapa segue a legislação vigente contemplando todos os tópicos que a mesma exige. É trabalhado dia a dia o desenvolvimento da criança em sala e quando há a necessidade a professora e coordenação fazem as intervenções necessária para o desenrolar das aulas e aprendizagem dos alunos. Sempre é compartilhado com os profissionais que trabalham nessa etapa, repassando alguma angustia ou trocando informações para ajudar o desenvolvimento em sala, não deixando as brincadeiras de fora no contextos da escola, mesmo por que é uma forma de avaliar a interação, participação da criança.

 

4 MATERIAL E MÉTODOS

 

Para os autores Kauark et al descreve a metodologia como um caminho a ser seguido para o desenvolvimento de uma pesquisa “A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.”, assim sendo para essa etapa inicial do trabalho consiste na realização de pesquisas e análises bibliográficas em leis regente e material de estudos das escolas de educação infantil. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa na qual não há como traduzir o objetivo e a subjetividade em números apenas em fatos, não há fatos ou técnicas estatísticas, o ambiente natural é a coleta de dados direta com o instrumento da pesquisa, que nesse caso educadores da unidade escolar já citada. Também foi utilizada pesquisa bibliográfica na qual há fundamentação teórica em material publicado em livros, artigos ou revistas, e documentos disponibilizados pela escola como o PPP.

Os sites aqui pesquisados foram todos confiáveis, no que se trata das pesquisas realizadas as leis retirados nos sites oficiais do governo para não haver erro na hora de citar e ter a certeza da veracidade das informações coletadas.

Ao decorrer do trabalho viu-se a necessidade de conversar com os professores e com a coordenação responsáveis por essa etapa para entender como é o engajamento da criança e como ela lida com essa novidade que é a escola, regras, normas, pessoas diferentes e a rotina a ser seguidas. Não foi uma entrevista porem foi de grande valor e incorporado nos resultados e discussão e também na conclusão desse trabalho. Para isso usou-se uma pesquisa descritiva que tem como finalidade de descrever características ou situações de determinados eventos para fim de conclusão, ou melhor, entendimento do assunto, segundo os autores Kauark et al.

 

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

De acordo com o censo escolar 2018, os níveis de reprovação da escola esta da seguinte maneira:

 

Etapa Escolar

Reprovação

Abandono

Aprovação

Anos Iniciais

0,9%

5 reprovações

0,7%

3 abandonos

98,4%

421 aprovações

Anos Finais

5,8%

19 reprovações

0,3%

1 abandono

93,9%

300 aprovações

 

Tendo em vista que a educação infantil é o ingresso para o ensino fundamental e é comum que os alunos dessa escola, de acordo com relatos tantos de professores quanto da coordenação, que ao entrar no pré os alunos só saem da escola para estudar o ensino médio, na qual não é oferecido pela escola, pois de acordo a constituição federal que fica encargo do Estado e da União a oferta do ensino médio.

Os alunos da escola tem sucesso e notas altas em provas e estudos oferecido pelo governo para estar medindo o nível aprendizado dos alunos, que vai desde das provinha até olimpíadas de matemática, física enfim seguindo essa linha a escola tem como IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a nota 5,7, nota essa que consiste na multiplicação do aprendizado que nesse caso é 5,98, com a nota de fluxo que é 0,98. A escola teve crescimento porem ainda não alcançou a meta que é 6,0, mas esta num dos melhores desenvolvimentos do município. A nota de aprendizado é o resultado da Prova Brasil nas disciplinas de português e matemática. Ao comparar o nível de aprendizado a escola esta acima da média, segundo o censo escolar enquanto a media nacional é de 56%, nível estadual é de 54% e do município é 62% a escola esta com a média de 65%, isso significa que os alunos aprendem o adequado nas competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano.

Como na educação infantil a avaliação não é composta por provas, avaliações ou testes, não há dados de notas nem há índices de reprovação já que a LDB estabelece em seu artigo 31 o seguinte texto “Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.” Mas a escola colhe seus frutos no ensino fundamental com ótimo desenvolvimento e interesse dos alunos nos estudos.

Na escola sempre há feiras de ciência, apresentações de trabalhos, teatros das turmas do ensino fundamental e as turmas do educação infantil sempre estão presente e tentam da sua maneira participar, fazendo perguntas ou ate mesmo indo apreciar os trabalhos dos “maiores”, assim é o como os alunos chama os do ensino fundamental. Os alunos da educação infantil sempre olham os trabalhos desenvolvidos pelas turmas do ensino fundamental e já comentam entre eles que quando forem a vez deles o que farão. E a escola por sua vez sempre incentiva desde a educação infantil até o ensino fundamental final a estar praticando e expondo trabalhos e projetos em blog, redes sociais e canais de comunicação local, dessa maneira faz-se com que as atividades não se torna apenas obrigatória mais prazerosas fazendo que o sucesso seja eminente.

 

6 CONCLUSÃO

 

O presente trabalho veio contribuir para o desenvolvimento pedagogo das acadêmicas, e um grande conhecimento tanto profissional quanto pessoal, ao entender que a educação infantil tem suas peculiaridades e um olhar diferenciado tanto na lei quanto dos professores.

A educação infantil é uma etapa que introdutória da criança para a vida escolar, a qual não estão acostumado ficar longe de casa, do seu ambiente de conforto, de seus pais, seus brinquedos enfim para estar em um lugar que inicialmente terá o convívio de estranho com normas, regras da qual não esta acostumado e o risco de ter algum trauma é grande e por esse motivo há um cuidado a todo instante para essas crianças. Que precisam se acostumar com uma rotina de aprendizado e focar no futuro promissor no mercado de trabalho.

Esse processo precisa considerar o percurso trilhado pelos alunos, sem julgamento, notas, sem rótulos e fornecer elementos para ser trabalho de maneira sem constrangimento e traumas para que não prejudiquem o seu desenvolvimento nas series que estão por vim. Ao estar conversando com os professores que trabalham com essa etapa na escola pode-se perceber o prazer nos olhos deles e satisfação de dever cumprido quando algum desses alunos que por eles passaram esta em destaque com notas, ou até mesmo sendo premiado num desses eventos que é oferecido pelo governo, um dos professores relatou a seguinte frase “mesmo que eles não lembre mas fiz parte dessa conquista”

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. BNCC – Base Nacional Comum Curricular – Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 19 de ago. de 2019

 

_______________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p. 16-17, 9 dez. 2009

 

_____________.LDB - Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Lei no 9.394/1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 15 de ago. de 2019

 

_______________RCNEI – Referencial curricular para educação Infantil volume I Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em 03 de set. de 2019

 

Censo Escolar 2018. Disponível em https://www.qedu.org.br/escola/248288-escola-municipal-fabio-ribeiro-da-cruz/taxas-rendimento. Acesso em 02 de nov. de 2018

 

KAUARK, Fabiana da silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da Pesquisa . Um guia Pratico. Disponível em https://docplayer.com.br/1122732-Metodologia-da-pesquisa-um-guia-pratico.html - Acesso em 12 de ago., de 2019

 

LOPES, Karina Rizek; MENDES, Roseana Pereira; FARIA, Vitória Líbia Barreto Coleção Proinfantil Modulo IV unidade 3. Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2006 Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012742.pdf. Acesso em 23 de set de 2019.

 

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; DA SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: ASSELVI, 2008.

 

1 Rigo, Cristiane da Silva Aquino, Licenciatura em Computação – UNEMAT , Pós graduada em Informática e comunicação na educação – Prominas; Bacharel em Administração Publica – UAB/UNEMAT, Licenciatura em Pedagogia - UCAM

 

2 Aquino, Meire Helen da Silva – Licenciatura em Pedagogia – UAB/UNEMAT