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A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Ana Carolina de Araújo Beserra

 



RESUMO

 

O presente trabalho pretende refletir sobre o tema, a importância da elaboração do plano de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, área de concentração escolhida metodologias de ensino com o objetivo de relatar e compreender a importância do planejamento na seleção e organização dos conteúdos. É importante ressaltar que o professor será o mediador do aluno dentro do âmbito escolar, fazendo a interação entre ele e o aluno e com os demais colegas em suas aulas, para que isso aconteça de melhor forma é através do planejamento das aulas se faz muito importante para um desenvolvimento eficaz, durante as aulas que possam alcançar os objetivos proposto anteriormente. O trabalho vai mostrar-se o que foi efetuado ao longo da observação e regência. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e pesquisa In-loco através da importância da elaboração do plano de aula. Conclui que os profissionais das redes de ensino, não devem só visar à importância do planejamento e seus aspectos, é necessário também que estejem abertos a novos conhecimentos inovando sempre em suas práticas pedagógicas. 

 

Palavras-chave: Metodologia. Docência. Planejamento.



1 INTRODUÇÃO

Este Projeto de Ensino para titulação do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, é o resultado de estudos e pesquisas, que tem como foco apresentar de forma clara e objetiva a experiência e aprendizado adquirido durante o estágio e regência realizada na Escola Municipal Atalaia, localizados na cidade de Colíder MT. O tema objetiva demostrar a importância da elaboração do plano de aula no contexto escolar, tendo como área de concentração escolhida “Metodologia de Ensino”.

A elaboração do plano de aula nos Anos Inicias do Ensino Fundamental é uma forma adequada para o bom desenvolvimento das aulas e dos alunos, tratando-se de planejar para que possa atingir os objetivos proposto nos quais se proporciona transformações e modificações importantes na forma de se transmitir e entender conteúdos para o processo de Ensino – aprendizagem.

     A metodologia utilizada para desenvolver este trabalho foi de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e pesquisa In-loco que foram realizadas as observações e regências no ensino fundamental.

O objetivo geral é compreender e analisar a importância da elaboração do plano de aula feito com antecedência pelo professor, constatando como o planejamento influencia no processo de Ensino – aprendizagem dos alunos e apresenta os benefícios que o plano de aula proporciona aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

O presente trabalho descreverá a forma de planejamento, o porquê do plano de aula e o que ele contribui no processo de ensino aprendizagem para os alunos e os beneficios de um plano de aula bem formulado. O professor precisa planejar sempre suas aulas a fim de garantir o desenvolvimento equilibrado e objetivo do processo educacional compreendendo o planejamento como um instrumento que auxilia a pratica pedagógica do professor. 

 

  1. PLANEJAMENTO

 

Planejamento é o trabalho de preparação para qualquer ação, onde estabelecemos objetivos, dos recursos utilizados, etapas, prazos e meios para sua concretização. Etapa importante organizando informações e dados para se atingir determinados objetivos e realizar algo que almejamos.

 

Na história da humanidade, o ato de planejar sempre esteve presente, tendo em vista a organização de suas atividades diárias. O homem começou a gerenciar seu tempo em funções destas atividades, realizando um plano, mesmo que mental, das suas ações cotidianas. É nessa perspectiva de organização do tempo em função das atividades que o planejamento se caracteriza até hoje. Contudo, se deflagram outros sentidos, nos mais diversos campos em que se aplica essa condição adjetiva (SCHEWTSCHIK 2017, p.10665).

 

Para Gandin (2001, p. 83) apud Alves (s/d), é impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Vamos nos deter, então, nos que são essenciais para a educação:

 

  1. Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais” (VASCONCELLOS, 2000, p.95).
  1. b) Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola –atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (LIBÂNEO, 1992, p. 221). 
  2. c) Planejamento Curricular – é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares" (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).
  3. d) Planejamento de Ensino –é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos d) professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33).

 

2.1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O trabalho desenvolvido dentro do contexto escolar deve ser sempre pautado no planejamento. E, para dar subsídios a essa prática, temos que observar, acompanhar e planejar essa prática a partir do documento maior dentro do contexto escolar que fundamenta todas as práticas orientando na execução da mesma possibilitando a reflexão e a ação de todos os envolvidos no espaço escolar. O Projeto Político Pedagógico – PPP.

De acordo com Oliveira (2019, s/p):

 

É um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

[...]

O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.

É baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade da escola. O PPP define a intencionalidade e as estratégias da escola. Porém, só poderá ser percebido dessa maneira, se assumir uma estratégia de gestão democrática, ou seja, se for baseado na coletividade. Ele será eficaz na medida em que gera o compromisso dos atores da escola com a proposta educacional e com o destino da instituição.

O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário a envolvimento das pessoas na sua construção e execução.

 

Lopes (2010) detalha-nos dizendo que o PPP:

 

  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

 

2.2 A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA

 

É interessante destacar para tudo o que se vai fazer na vida é necessário de ser feito um planejamento antes, começando deste a vida pessoal, trabalho e negócios é preciso planejar para tentar garantir o sucesso que foi traçado anteriormente. Portanto, na educação também não pode ser diferente o planejamento é essencial para que se possa alcançar no final os objetivos propostos no processo de ensino-aprendizagem. 

O Planejamento é imaginar a aula antes mesmo que ela aconteça. Ele deve incluir atividades didáticas que serão desenvolvidas dentro da sala de aula durante o ano letivo, quando os professores fazem o plano de aula, eles devem levar em consideração os objetivos a serem alcançados, o conteúdo que será ministrado, as características e o nível de desenvolvimento da turma em sala de aula. 

Segundo Oliveira apud Santos et al (2007, p.21):

 

[...] o ato de planejar exige aspectos básicos a serem considerados. Um primeiro aspecto é o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; para que o planejador as evidencie faz-se necessário fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende planejar, para assim, traçar finalidades, metas ou objetivos daquilo que está mais urgente de se trabalhar.

 

O planejamento é fundamental, em qualquer área profissional, o professor precisa fazer o seu planejamento de suas aulas com antecedência a fim de garantir o desempenho de seus alunos. É preciso saber o que espera alcançar e por que caminhos trilhar, o professor quando planeja ele produz sua aula com qualidade e responsabilidade na atividade educacional para que possa formar cidadãos críticos para com a sociedade.

Segundo Vasconcellos (2000) apud SCHEWTSCHIK (2017, p.10665), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções. Segundo ele, 

 

Planejar é elaborar o plano de intervenção narealidade, aliando às exigências de intencionalidade de colocação em ação, é um processo mental, de reflexão, de decisão, por sua vez, não uma reflexão qualquer, mas grávida de intenções na realidade (VASCONCELLOS (2000, p.43) apud SCHEWTSCHIK (2017, p.10665).

 

    Através da realização do estágio podemos perceber a importância de um planejamento, pois é essencial para qualidade e eficaz para o bom desenvolvimento das aulas, tratando-se de ações planejadas com intuito de alcançar os objetivos indicados. 

O planejamento do professor deve estar alicerçado as novas metodologias, aonde se trabalhará de forma inovadora e prazerosas com seus alunos. O planejamento é de suma importância em sala de aula, tanto para o professor como para o aluno, através dele se alicerça tudo que foi trabalhado em sala de aula, atividades recreativas, datas comemorativas, tudo para um melhor desenvolvimento dos alunos. Quando o profissional da área de Educação deixa de elaborar seu plano de aula, seus objetivos perdem o sentido, desta forma o docente não tem domínio a respeito do que se pretende com sua aula.    

  A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. O principal objetivo do educador, ao trabalhar Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é transformar suas atividades em momentos dinâmicos, buscando sempre inovar e trazer novas metodologias de ensino para sala de aula, facilitando também na elaboração do planejamento do professor, dentre os eixos os que se fazem mais importante para os anos iniciais do ensino fundamental são: linguagem corporal, linguagem musical, linguagem artísticas, linguagem oral e escrita, linguagem da matemática e linguagem da natureza e sociedade.

Schewtschik (2017, p.10666) nos diz que,

 

A didática geral nos ensina que para planejarmos uma aula é necessário pensarmos o que queremos que nosso aluno aprenda, ou seja, pensar em nossos objetivos, nos conteúdos que pretendemos ensinar, nos meios pelos quais desenvolveremos tais conteúdos e na avaliação de nossa aula.

 

De acordo com Libâneo (2013, p.245): O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. 

Com isso podemos constatar que o planejamento de aula é uma ferramenta eficaz para o professor preparar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

 

Os objetivos educacionais são uma exigência indispensável para o trabalho docente, requerendo um posicionamento ativo do professor em sua explicitação, seja no planejamento escolar, seja no desenvolvimento das aulas (LIBÂNEO, 2013, p. 134). Nessa citação, o autor traz os objetivos como foco da atividade pedagógica, que irá nortear toda prática docente e que sem ele essa prática não existe

Outro item essencial ao planejamento da aula é o conteúdo a ser ensinado. Segundo Libâneo (2013), os conteúdos são um conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação histórico-social, organizados pedagogicamente e didaticamente em matérias de ensino, tendo em vista o processo de construção do conhecimento pelos alunos e suas relações com o contexto vivido. O autor caracteriza os conteúdos como saberes que emergem da prática social e histórica da humanidade, traduzidos em matérias de ensino se transformam em conhecimentos sistematizados, que convergem em capacidade cognoscitivas colaborando no desenvolvimento de habilidades.

Para que essa aprendizagem ocorra o ensino precisa encontrar alguns caminhos, ou seja, os modos pelos quais os conteúdos serão desenvolvidos, os métodos de ensino.

Para o autor os métodos e as técnicas dão ao planejamento uma característica ativa, direcionando o ensino em busca da aprendizagem, por isso precisam ser planejados, atendendo às necessidades dos alunos.

E para finalizaras características do bom planejamento, temos a avaliação da aula. Segundo Libâneo(2013) a avaliação está diretamente ligada aos objetivos de aprendizagem, é por meio dela que se tem maior clareza do que se quer atingir, permitindo inclusive um replanejamento das ações. Concordamos com o autor que a avaliação está diretamente relacionada aos objetivos da aula, sem ela não podemos verificar se o que pretendíamos fazer, realmente se efetivou (LIBÂNEO (2013) apud SCHEWTSCHIK., 2017, p.10667-10668). 

 

De acordo com a autora SANT’ANA, (1986. p 26) o planejamento é dividido em três etapas: 

 

A primeira é a preparação ou estruturação do plano de Trabalho Docente. Esta etapa é onde o professor prevê como será desenvolvido o seu trabalho durante certo período. O professor relaciona os conteúdos que serão trabalhados e como serão trabalhados, ou seja, busca uma metodologia adequada, recursos didáticos e tecnológicos que contribuam para melhor desenvolvimento dos conteúdos. Na sequência é determinado os objetivos a serem alcançados, viabilizando estratégias para que no decorrer do trabalho os objetivos sejam atingidos, A segunda etapa é o desenvolvimento do plano de trabalho, neste momento as ações que foram organizadas durante a elaboração do planejamento são colocadas em prática, para que o processo ensino aprendizagem sejam efetivados. O trabalho é direcionado e constante por parte do professor, para que o aluno construa seu conhecimento ou transforme o conhecimento existente passando do senso comum, em um conhecimento organizado e sistematizado. A terceira etapa é a do aperfeiçoamento. Esta etapa envolve a verificação para perceber até que ponto os objetivos traçados foram alcançados. Neste momento de avaliação é que se fazem os ajustes na aprendizagem de acordo com os acertos dos alunos e as necessidades dos mesmos.



2.3 BENEFÍCIOS QUE O PLANO DE AULA PROPORCIONA AOS DISCENTES 

São muitos os benefícios de um plano de aula bem formulado para o professor, pois quando a aula não é planejada pode ter como consequência, aulas monótonas, bagunçadas e desestimulantes, causando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo.  O planejamento proporciona muitas vantagens sendo elas a definição e classificação dos objetivos a serem alcançados, além da disposição das ações a serem tomadas.  O planejamento de aula é um utensílio eficaz para o professor organizar seu método, para alcançar o seu objetivo, tendo que ser criteriosamente apropriado para os diferentes alunos existente nas turmas, tendo flexibilidade caso precise de alterações.

Segundo Oliveira (2007, p.21), “Dessa forma entende-se que planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir”. 

Um bom planejamento aliado à utilização de novas metodologias contribui para a realização de aulas satisfatórias onde os alunos e professores se sintam estimulados, deixando o conteúdo mais agradável para facilitar a compreensão do conteúdo que será aplicado. A parte mais importante do plano de aula é deixar um espaço para atividades diferenciadas, pensada no ponto de vista dos alunos, atividades nas quais os alunos estudam de maneira ativa, colocando a mão na massa, criando, testando, errando e consertando. Esses tipos de atividades sempre tornam as aulas mais dinâmicas e interessantes, e são maneiras extraordinárias de conhecer melhor a turma deixando o aprendizado mais agradável.

O principal objetivo do educador, ao trabalhar Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é transformar suas atividades em momentos dinâmicos, buscando sempre inovar e trazer novas metodologias de ensino para sala de aula, facilitando também na elaboração do planejamento do professor, dentre os eixos os que se fazem mais importante para os anos iniciais do ensino fundamental são: linguagem corporal, linguagem musical, linguagem artísticas, linguagem oral e escrita, linguagem da matemática e linguagem da natureza e sociedade.

A linguagem corporal, trabalha o movimento com o corpo ou área especifica do corpo, temos como exemplo, recortar, colar, perfurar, manusear, encaixar, pular, saltar, correr, brincar, subir/descer, contar, separar/juntar, rolar, gesticular, sentar/levantar, repassar, pintar, enfileirar entre outros.

A linguagem musical, trabalha com a área do celebro da criança, aonde irá estimular e beneficiar a linguagem, seus conteúdos são diversificados, dentro da linguagem musical se trabalha instrumentos musicais, gêneros musicais, ritmos, duração, intensidade e velocidade, jogos e brincadeiras que envolvam danças e ou improvisação, interpretação e coreografia de músicas e canções diversas, cantar com gestos, dançar, bater palmas e pés entre outros conteúdos.

A linguagem artística, trabalha com cores, recorte, modelagem, pintura, experiências sensíveis, ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta à base de anilina e trigo, etc., atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo, entre outras atividades.

A linguagem oral e escrita, trabalha a coordenação motora e viso motora rabiscar, pintar, recortar, colar, fazer bolinhas, ligar, fantoche, dedoche, caixa surpresa, manusear livrinhos, revistas, e outros, historinhas infantis, bíblicas, etc., interpretação de leituras variadas, expressão e comunicação verbal e não verbal, produção livre e direcionada (produzir desenhos); vogais, noção do alfabeto, observação e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas, etc.

A linguagem matemática, trabalha a utilização de contagem oral de números em músicas, comunicação, manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral, observação de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram, noção da relação dos conceitos matemáticos entre objeto e quantidade, formas geométricas, noções de quantidades, noções de grandeza: (longe/perto, liso/áspero, dentro/fora, embaixo/em cima, igual/diferente), entre outra atividades.

A linguagem da natureza e sociedade, tem como principal conteúdo desenvolver atividades sobre  cultura, exploração e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais, areia, etc.), interação com adultos e crianças de idades diferenciadas em brincadeiras, exploração de espaços, contato com a natureza, identificação de perigos que oferecem higiene ao tocá-los, atividades que constituam experiências com as plantas, seu cultivo, cuidados, preservação, refletir sobre seu meio social e sua ação na sociedade e na natureza entre outra atividades. 

    Estas linguagem são de grande auxilio para o desenvolvimento do plano de aula do professor, elas são compostas por diversas atividades, que o professor pode utilizar para trabalhar dentro da sala de aula com os alunos, facilitando assim, suas atividades, o desenvolvendo de novas metodologias de ensino e promovendo uma melhor aprendizagem dos alunos.

 

3 MATERIAL E MÉTODOS

   

    O presente trabalho será desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, De acordo com Raymundo (2018, p.1) a pesquisa bibliográfica “é à base de qualquer trabalho científico. Essa etapa serve para reunir o conhecimento teórico já disponível. A partir daí, pode-se analisar ou explicar o objeto de estudo’’. O mesmo é uma abordagem qualitativa que induz a aprendizagem e a compreender a importância do plano de aula nos anos iniciais do ensino fundamental.

    Essa pesquisa nos proporcionou uma inclusão mais ampla através da seguinte etapa observação e regência In-loco, sendo de grande descoberta para conhecimento a partir desta prática obtida, com o proposto do seu planejamento e suas metodologias que e utilizada no processo de ensino-aprendizagem. Na mesma foi buscado esclarecer o que levou ao tema escolhido e aprofundar nas informações aqui divulgadas.

    Foram realizadas coletas dos dados com os professores, onde foram analisadas suas respostas que foi de acordo com o tema e área de concentração escolhida, ressalta-se que todos os dados coletados e resultados obtidos durante as observações e regências, o método de trabalho dos professores com o planejamento com antecedência demostrou que é uma ferramenta de suma importância para alcançar os objetivos proposto com qualidade.

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Através do presente trabalho obtive informações baseadas em citações de autores, tendo observação e regência In-loco para refletir a importância do plano de aula nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados de pesquisa qualitativos foram de encontro com as observações e as regências conforme a área de concentração escolhida.

 Podemos afirmar que o planejamento é alicerce para construção de uma aula de sucesso, um instrumento indispensável pelo profissional de Educação. Após a análise dos dados coletados na observação pude notar que o professor faz seu plano de aula de acordo com a turma que irá ministrar, no ensino fundamental é claro que os discentes demostraram muita aflição, pois possui energia em abundância, com isso o professor busca metodologia adequada, que contribuam para melhor progresso dos conteúdos que serão trabalhados e a maneira que serão aplicados. 

 

É o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos professores. Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o planejamento que define os fins do trabalho pedagógico (MEC, 2006, p.42 citado por CASTRO, TUCUNDUVA E ARNS, 2008, p. 55).

 

Durante a regência dos anos iniciais ensino fundamental na Escola Municipal Atalaia, obtive a oportunidade de trabalhar com o material teórico baseado em um bom planejamento de aula, onde as aulas foram bem-sucedidas, pois todos contribuíram para a realização da aula

No decorrer do estágio, observando a rotina de aula, foi evidente ver a influência do planejamento pedagógico no processo de aprendizagem dos alunos. Compreendendo o planejamento como um instrumento que auxilia a pratica pedagógica do professor, permitindo assim um preparo metodológico do conteúdo a ser aplicado em aula, onde o planejamento é necessário para o desenvolvimento dos alunos,  realizar um diagnóstico sobre o planejamento, é eficaz para compreender melhor a relação existente entre a teoria e a pratica desenvolvidas nas escolas. Apesar da grande importância do planejamento de aula, ainda existem muitos professores que preferem por aulas improvisadas, o que é muito prejudicial na de sala de aula, com isso muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma transtornada, não tendo compatibilidade com o tempo disponível.

Deste modo, para que haja um bom planejamento, as aulas devem ser aliadas à utilização de novas metodologias e de novas tecnologias, tornado as aulas satisfatórias onde os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável para facilitar a compreensão.

É um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.40).

Estudar e conhecer as principais etapas do processo da observação e regência durante a faculdade foi muito importante, pois através do conhecimento dessas etapas o professor poderá descrever com maior clareza seus objetivos, como ele irá aplicar o conteúdo, os conteúdos que serão ministrados e como avaliara os resultados obtidos ao longo do processo. Com esta prática obtida foi possível perceber que o plano de aula é realmente importante na prática pedagógica do professor como organizador e norteador do seu trabalho. 

 

5 CONCLUSÃO

 

Por meio das informações e reflexões sobre o presente trabalho, pude perceber que o planejamento feito no âmbito educacional, é um trabalho onde a elaboração do plano de aula deve estar em pleno desenvolvimento e crescimento social do aluno, trabalhando através deste o respeito, o esforço individual e coletivo dos alunos.

No decorrer do trabalho até o presente momento conclui-se que o planejamento é o alicerce na realização de qualquer atividade a ser desenvolvida, seja de curto ou longo prazo, na educação, este tem grande importância na direção das práticas pedagógicas, visando sempre melhorias na educação do país. 

No entanto, não adianta só apontar à importância do planejamento e seus aspectos, é necessário está aberto a novos conhecimentos que nos ajudem inovar as práticas pedagógicas usando como veículo para alcançar ainda mais os objetivos almejados.  Diante dos conceitos sobre planejamento, uma coisa é certa: antes de planejarmos devemos ter em mente os objetivos que pretendemos alcançar, para que nosso planejamento não passe de uma metáfora e a nossa ação não surja como mais uma, e sem sucesso.

 

REFERÊNCIAS

 

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