Buscar artigo ou registro:

 

LIXO NA ESCOLA

Rosangela da Silva 

 

 

RESUMO

 

 O lixo tem se multiplicado, e assim afetando o meio ambiente dado a esta preocupação surgi as mais variadas formas de aproveitamentos do mesmo. Sendo assim este trabalho enfatiza  o conhecimento sobre os problemas que o lixo trás, podendo assim ter uma população consciente e preocupada com o meio ambiente.

Desta maneira, conscientizar os alunos sobre o lixo escolar é uma forma de mostrar que podemos transformar o meio em que vivemos, incentivando-os a reciclagens e reaproveitamento, mostrando formas de coletas e destinos do mesmo.



 Palavras chaves: lixo escola, reciclar, meio ambiente, conscientizar.

 




INTRODUÇÃO

 

Nos últimos anos, nota-se que a uma tendência em reaproveitar cada vez mais os produtos jogados no lixo para fabricação de novos objetos, através de reciclagem, o que representa economia de matéria prima e de energia fornecidas pela natureza.

Desta maneira possibilitando o conhecimento sobre os problemas que o lixo trás, podendo assim ter uma população consciente e preocupada com o meio ambiente.

No entanto, mostrar que o meio ambiente é tudo o que esta ao nossa volta, sendo assim devemos preservar para um futuro próximo.

 Enfim, obter hábitos nos alunos de praticas ao manusear os lixos e de informar mudando assim as atitudes dos demais sobre este assunto.

Assim tendo cidadãos críticos e conscientes, sendo sujeitos ativos e sabedores de seus deveres no meio social.      

 

OBJETIVO GERAL

 

            Conscientizar os alunos para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, nos comportamentos responsáveis de “Produção” e “Destino” do lixo, na escola em casa, e espaços em comum.

 





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

                Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente adotando novos hábitos na escola, em casa e em sua cidade, que os levem as interações construtivas na sociedade. 

            Ministrar palestra de modo que os alunos interagem com o assunto discutido e possa com isso incorporar novos conceitos e novas atitudes frente às ações por eles praticadas. Identificar os tipos de lixo fabricados no interior da escola e a partir daí fazer a sua classificação e ver os quais podem ser reciclados e os quais devem ir para o lixão.



 2- DESENVOLVIMENTO

 

O meio ambiente é tudo a nossa volta só depende de como serão tratados pela sociedade. Pois muitos acham que meio ambiente é somente o verde, mas segundo o site  www.mundojovem.com.br

 

 “Meio ambiente, ao contrário do que muita gente pensa, não é só natureza Além das árvores, dos rios, das praias, do mar, do ar que  a gente respira, e o meio ambiente também é nossa rua, nossa casa, nosso corpo e as relações que temos com as pessoas”.

 

Desta forma, é necessário ensinar a nossas crianças que cuidar do lixo é imprescindível para um ambiente saudável.

 

Assim fica claro que a conscientização das crianças sobre o excesso de lixo que esta sendo gerado trás a importância da reciclagem e o aproveitamento do mesmo, envolvendo o destino desse lixo e assim obtendo um ambiente agradável para todos.

 

Conforme o site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

 

                                      “O gerenciamento correto do lixo, baseado na coleta seletiva e reaproveitamento representam hoje, um tema bastante complexo, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, relaciona-se também com a nossa política, nossa economia e até mesmo com nossos padrões de comportamento humano”.

 

                 Sendo assim, a uma preocupação para transmitir ao aluno como cuidar do seu mundo, pois a aprendizagem é a garantia de um futuro melhor. 

 

 Iremos utilizar mecanismos como trabalhos de reciclagem, com papéis que irão transformar em materiais recicláveis, sem contar com a conversa franca sobre o tema proposto através de atividades práticas e lúdicas. Além, disso estaremos utilizando livros para trabalhar a teoria uma vez que esta não é dissociada da prática. 

 

Iniciei este trabalho reciclando as caixas de papelão, encapando com papel crepom para colocar nas salas. Fiz todos os levantamentos do que seria necessário para preparar o plano de aula. Falei com a professora da sala para ver se os conteúdos que iria aplica não atrapalhariam seu desenvolvimento em sala. Obtive sua autorização, então me preocupei em estar trabalhando de maneira que pudessem alcançar os objetivos propostos no trabalho e assim obter resultados eficazes.




3-CONCLUÇÃO

 

Conclui-se que as estratégias utilizadas neste trabalho foram de enorme importância e de real clareza, pois os alunos adotaram as informações e colocaram em pratica, sendo assim foi eficaz e gratificante, pois foi satisfatório o interesse dos alunos sobre este assunto.     

 

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            O presente trabalho nos auxiliou a mostrar aos alunos a importância da higiene do ambiente escolar, familiar, mental e pessoal, para melhorar suas condições de vida.

Dessa forma pudemos analisar e fundamentar o problema dos fatores do lixo escolar que está presente no nosso dia a dia. Tentamos despertar valores éticos, morais e estéticos, promovendo melhorias na qualidade de vida dos sujeitos. Como deu pra perceber a solução do para o lixo tem como base a conscientização das pessoas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 Disponível em <www.mundojovem.com.br> acesso em 18/04/2011

Disponível em <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br> acesso 18/04/2011

TAFNER. Elisabeth Penzlien; SILVA DA. Everaldo. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: UNIASSLVI, 2008