Para quê um Dia da Consciência Negra?

Hoje, 20 de novembro, é o dia da “Consciência Negra” em nosso país. Nesta época do ano é comum ouvirmos questionamentos como o seguinte: “Para quê um dia da Consciência Negra se vários foram os povos que constituíram a sociedade brasileira?” Tais questionamentos destacam ainda mais a importância desse dia, bem como a carência por conhecimento histórico acerca da formação do povo brasileiro. Continue lendo e entenda a importância desta data.

Primeiro é preciso entender que, durante séculos, o negro foi capturado no continente africano e trazido para o Brasil (e para diversos países) como escravo, para servir como mão de obra em todo o tipo de serviço. Deste modo, o negro não era considerado um ser humano, mas era como um animal cujo destino era decidido por seu dono, sendo inclusive comercializado de forma análogo ao que hoje se faz com uma égua, um cavalo ou um potro, por exemplo. Como parece óbvio, o negro não tinha acesso à educação ou assistência médica, moravam aglomerados nas senzalas (espécies de currais para escravos), vestiam e comiam o que os senhores os davam e eram punidos fisicamente caso apresentassem algum comportamento indesejado.

Bom, essa parte da história quase todo o cidadão brasileiro conhece. E o fato de que os negros, por várias vezes, tentavam lutar contra o sistema escravocrata também é conhecido, assim como as fugas de escravos que se aglomeravam em quilombos tentando viver longe da escravidão.

Sabe-se que, muito se lutou até que em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea, libertando assim todos os escravos negros no Brasil. Os libertos festejaram na esperança de dias melhores em que a liberdade poderia dar-lhes um lugar como seres humanos na sociedade da época. Agora é preciso entendermos o segundo grande problema enfrentado pelo negro no Brasil, bem como o mento histórico e social vivenciado na época.

Naquele momento o mundo estava se industrializando, o Capitalismo estava em ascensão e a Inglaterra (contrária à escravidão) era uma grande potência mundial. No Brasil, a produção e exportação do café fortalecia-se como esteio econômico do país, fortalecendo também toda a estrutura produtiva, logística e financeira em torno de si. Os movimentos abolicionistas se fortificavam e o país já estava recebendo imigrantes (principalmente europeus) para atuarem como trabalhadores assalariados.

Assim, no dia em que a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, o negro acreditava que passaria a ser cidadão brasileiro e, consequentemente, passaria a integrar a sociedade tendo seu emprego, seu salário e sua dignidade. Ao contrário das expectativas, o liberto recebeu em primeiro lugar naquele momento o direito de ser pobre (na realidade miserável), sem estudo ou formação alguma, sem emprego, sem salário, sem dinheiro (já que não recebeu indenização de seu dono), sem moradia, sem comida e sem lugar para ir.

A imigração de mão de obra europeia passou a ser ainda mais incentivada e até subsidiada pelo governo e o negro foi simplesmente descartado, sendo discriminado e abandonado à própria sorte. Deste modo, entende-se que abolição da escravatura não foi simplesmente a troca de um sistema escravista por um sistema de trabalho livre e a assalariado, mais que isso, foi a troca da mão de obra negra escrava pela mão de obra imigrante assalariada.

Contudo, basta olharmos com atenção para a sociedade atual para vermos as cicatrizes deixadas pelos fatos históricos citados acima. Toda a desigualdade e o preconceito racial enfrentado pelo negro hoje, é fruto da escravização seguida pelo sucateamento. Daí a maior importância de um dia (feriado de preferência) destinado à “Consciência Negra”, destinado a levar o conhecimento histórico e a discussão sobre a desigualdade e o racismo à toda sociedade. É preciso que a sociedade brasileira entenda o absurdo (ou sequência de absurdos) cometido.

É preciso que nos tornemos uma sociedade igualitária de fato sem preconceitos ou discriminação, sem piadinhas, “torcidinhas de rosto”, prejulgamentos ou comentários racistas.

Todos somos iguais, as diferenças estiveram nas oportunidades dadas ou negadas em nosso passado histórico como nação.

A data de 20 de novembro foi escolhida por ser dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1665-1694), executado um ano após a destruição do quilombo que comandava e sua captura pelo governo da época.

 

Para saber mais, acesse:

BEZERRA. Juliana. Como surgiu o Dia da Consciência Negra. Todamatéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/origem-consciencia-negra/. Acesso: nov. 2020.

FONSECA Jr., João Batista da. O negro no pós-abolição (1879 – 1930). Governo do Estado do Paraná. Paraná. 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_fafipa_hist_pdp_joao_batista_da_fonseca_junior.pdf. Acesso: nov. 2020.

MARINGONI, Gilberto. O destino dos negros após a abolição. IPEA. São Paulo. 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23. Acesso: nov. 2020.

SILVA, Gabriele. O que é e para que serve o Dia da Consciência Negra? Educa Mais Brasil. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-e-para-que-serve-o-dia-da-consciencia-negra. Acesso: nov. 2020.

 

Que tal tirar um tempo para estudar, ler ou até mesmo escrever artigos e livros. Temos diversos cursos à distância reconhecidos pelo MEC (Graduação, Pós-graduação e Complementação), além da Revista Científica e publicação de livros.

 

Instituto Saber